Blast Test

Blast Test: A Luz da Escuridão (PC)

No final de 2011, publicamos um artigo especial sobre jogos brasileiros que estavam sendo desenvolvidos na época. Um deles era A Luz da... (por Bruno Grisci em 07/03/2013, via GameBlast)

No final de 2011, publicamos um artigo especial sobre jogos brasileiros que estavam sendo desenvolvidos na época. Um deles era A Luz da Escuridão (The Light of Darkness no título em inglês), jogo 2D de action RPG/ plataforma que estava buscando apoio no Kickstarter. Mais de um ano depois, finalmente temos uma demo do jogo disponibilizada pelo estúdio Epifânica exclusivamente para os apoiadores do projeto. O GameBlast teve acesso a essa primeira versão e mostra como está o desenvolvimento do jogo.
O primeiro detalhe a ser observado é o tempo de desenvolvimento. Programado inicialmente para ser lançado no ano passado, o jogo enfrentou alguns problemas, por isso só agora temos a primeira demo disponível, ainda em estágio pré-beta. Esse é um ponto que a Epifânica fez questão de ressaltar, o objetivo é obter um feedback de alguns elementos de jogabilidade desenvolvidos até aqui, e o programa ainda está com diversos bugs e elementos ausentes.

Mapa dos controles da demo.

Bom, vamos a demo. A começar pelos controles, há duas opções disponíveis, GamePad (preferencialmente de Xbox 360) ou teclado e mouse. A jogabilidade claramente foi criada tendo um controle tradicional em mente, o que justifica o uso de círculos para selecionar magias e itens com o analógico. Infelizmente não pude testar essa configuração pois o arquivo responsável pelos comandos do controle não executaram no meu computador, então usei o teclado e mouse, o que acaba sendo bastante desconfortável, devido à posição e quantidade de teclas necessárias para realizar todos os movimentos.

Para jogar, os seguintes requisitos são necessários, e devem refletir o que veremos na versão final:

Windows

  • Intel Core 2™ Duo ou melhor.
  • Microsoft ® Windows ® XP (32-bit), Windows ® Server 2003 (32-bit), Windows Server 2008 (32-bit), Windows Vista ® (32-bit), Windows 7 (32 bit e 64 bit) ou Windows 8.
  • 2 GB de RAM, Geforce 7000 series ou placa gráfica compatível melhor.

Mac OS

  • Intel Core 2™ Duo 1.83 GHz ou melhor.
  • Mac OS X v10.6, v10.7 ou v10.8.
  • 2 GB de RAM, Geforce 7000 series ou placa gráfica compatível melhor.

Linux

  • Intel Core 2™ Duo ou melhor.
  • Cliente Linux compatível com Flash Player Standalone para Linux.
  • 2 GB de RAM, Geforce 7000 series ou placa gráfica compatível melhor.
Menu com o visual no mundo da luz
e no mundo da escuridão.

Como mencionado anteriormente, essa demo é de uma versão pré-beta e ainda apresenta vários bugs. O jogo chegou a travar uma ou duas vezes, e o acesso aos menus com a tecla ESC é problemático. Além disso, os menus de armas e magias não estão funcionando ainda, com apenas um modelo de espada disponível para uso. A demo também não apresenta nenhum detalhe da história do jogo, que gira em torno de Sephius, primeiro híbrido de criatura da luz e da escuridão. Todo o mundo do jogo referencia essa divisão dualística, o que inclusive respinga no design do jogo. Na demo isso pode ser percebido através dos menus e barras de status, que mudam de aparência dependendo de qual dos lados o personagem está (luz ou escuridão).

A Luz da Escuridão lembra bastante os jogos da Vanillaware, como Odin Sphere e Muramasa: The Demon Blade, tanto no estilo artístico quanto na jogabilidade. Os cenários e design 2D apresentados na demo estão bem interessantes, mas a resolução baixa afeta a bastante a beleza do jogo.

Imagens da cutscene da demo.

Há três modos disponíveis na demo para testarmos: Sandbox, The Pillars e Zone of Oblivion, cada um focado em um aspecto diferente da jogabilidade. Todos são precedidos pela mesma cutscene, com partes animadas, muito bonitas, por sinal, intercaladas com imagens estáticas. Apesar de não revelar detalhes do enredo, ela apresenta elementos de conflitos que podemos esperar no produto final, além de iniciar com uma narração em Sansico, a língua ficcional criada para o game.



Sandbox


O primeiro modo é o mais básico, para testar a movimentação de Sephius. Não há cenário nem objetivo definido, apenas alguns elementos gráficos, um único guerreiro inimigo e um checkpoint (única maneira de salvar o jogo, basta passar por esses pequenos pedestais luminosos). Os controles são o que se espera, movimentação com WASD, pulo com a barra de espaço (e mais uma vez para um salto duplo), ataque com o botão esquerdo do mouse, defesa com o direito. As magias e os itens são acessados através de menus circulares e, utilizando o teclado, selecionadas com as setas do teclado numérico, o que não é nem um pouco prático. É possível voar pressionando o botão central do mouse durante um salto.



The Pillars


Esse é uma espécie de modo survive. Você é jogado em um cenário com vários inimigos que reaparecem eternamente. Já dá para ter uma ideia do tipo de criaturas que teremos de enfrentar, com os típicos “guerreiros negros com armadura pesada”, gigantes de pedra, alguns monstros estranhos e entidades compostas de diferentes elementos, como terra ou fogo. A única arma disponível é uma espada, mas é possível ver outras opções no menu. Outra forma de ataque são as diversas magias, que podem ser adquiridas à medida que derrota-se inimigos. Alguns dos monstros, inclusive, só podem ser mortos utilizando-se feitiços específicos, e é possível combiná-los para aumentar o seu poder.


Na defesa, há dois tipos de escudo, físicos e místicos, cada um adequado para um tipo diferente de ataque. Eles não são indestrutíveis, caso o jogador receba muitos ataques eles quebrarão.

Uma das mecânicas chave é o conceito de essência, que assume a forma de uma fumaça colorida. Há mais de um tipo e elas são responsáveis por evoluir o nível do personagem, recuperar HP, etc. A principal forma de obter essência é absorver a que é deixada por um inimigo após ou durante sua morte. Quanto mais tempo se passar antes de absorvê-la, mais ela se dissipará e menos efeito terá, o que pode ser um problema caso você esteja no meio de uma luta contra vários monstros (a absorção não é automática e não é possível lutar ou se defender enquanto ela ocorre).


Zone of Oblivion

Essa é a seção mais próxima do formato final do game, apresentando uma fase com alguns inimigos (especialmente uma espécie de água-viva voadora) e diversos elementos de plataforma. Cair de grandes alturas causa danos no personagem, o que pode ser um problema caso você não efetue o salto corretamente. Em certos momentos é necessário aplicar determinada magia em uma espécie de receptáculo para liberar passagens, mas fora isso não há maiores obstáculos.


Esta primeira demo é interessante para conhecermos melhor a proposta de A Luz da Escuridão, especialmente sua jogabilidade, mas ainda resta um longo caminho até a versão final. Lembrando que esta é uma demo pré-beta exclusiva para colaboradores do projeto no Kickstarter. Futuramente existem planos para o lançamento de uma demonstração pública. Quem possuir interesse pode buscar mais detalhes no manual (em inglês) e na descrição (em português) disponibilizados no site da Epifânica.
Revisão: Leandro Fernandes

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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