Análise: Sine Mora (Steam/PC)

Sine Mora é uma daqueles títulos que passaram despercebidos pelo radar de muita gente. Desenvolvido pela Grasshoper Manufacture, de... (por Silvio Carréra em 04/03/2013, via GameBlast)

Sine Mora é uma daqueles títulos que passaram despercebidos pelo radar de muita gente. Desenvolvido pela Grasshoper Manufacture, de No More Heroes e Lollipo Chainsaw, em parceria com a húngara Digital Reality, o jogo é um side scrolling shoot'em up com gráficos belíssimos em 3D e uma jogabilidade que vai te manter sem piscar em diversos momentos de muita tensão. Será que é uma jornada que vale a pena se aventurar?

Muitas Naves, Muitas Histórias e Muitos Personagens

O universo de Sine Mora é composto por personagens antropomórficos, como um sapo, coelho e um bisão pilotando naves. A história é contada através de várias perspectivas e de dois pontos diferentes no tempo. A primeira linha do tempo mostra um pai tentando se vingar do império que executou seu filho, já a segunda, lida com os sobreviventes da raça Enkie, que também planejam se vingar do império por destruí-los.

Os pilotos disponíveis no jogo, da esquerda para direita: Ytoo, Dryad, Koss, Magusa, Pytel, Durak e GARAI.
As fases normalmente ocorrem no mesmo local, mas em eras diferentes e com mudanças drásticas. A história, por mais que pareça ser interessante, se torna difícil de acompanhar com as viagens no tempo e a troca constante de personagens. Leva alguns momentos até entender quem é o que de quem, e quem é o bonzinho da história, por exemplo. Vale ressaltar que os personagens se comunicam em Húngaro, a linguagem da desenvolvedora Digital Reality, o que, nas palavras deles, daria um ar meio alienígena e diferente ao já criativo mundo de Sine Mora. Isso é verdade, mas em momentos com textos mais longos, ouvir a dublagem fica cansativo, já que a língua é bem diferente do que nossos ouvidos estão acostumados.


Acima a arte conceitual e embaixo o cenário no jogo.
Os gráficos do jogo são de tirar o fôlego. É de se pensar por que demorou tanto para alguma desenvolvedora dar um gás maior aos antigos jogos de nave, não é? Embora a jogabilidade seja em 2D, as fases são todas em 3D e ele é usado para dar mais imersão ao jogo. Como ao enfrentar mestres, após destruir uma parte dele, você verá a nave dar uma volta e ir ao outro lado que deve ser destruído. Tudo isso acontece de forma sútil e não chega a atrapalhar a velocidade do jogo. Vale ressaltar que, durante todas essas viradas em 3D e nas cutscenes, é possível acelerar para passar por elas mais rápido. A trilha sonora também merece atenção, com músicas compostas por Akira Yamaoka, que trabalhou em franquias como Silent Hill e Shadows of the Damned, espere ouvir um som bem dark e ambiente.

Ta precisando de um tempo?

As diferenças e mudanças não param nos gráficos. Para começo de conversa, você não tem vida no jogo. Certo, então eu não morro? Como pode? A sua "vida" é representada por um tempo, exemplo, 30 segundos. Esse tempo vai diminuindo à medida que você joga, e ao destruir inimigos, o tempo incrementa. Claro, ao levar dano, esse tempo diminui e se o tempo chegar à zero, você perde. Então é sempre necessário ficar atingindo inimigos para ter tempo de sobra para gastar contra um mestre ou algo do tipo.

Nada como usa o poder de deixar o tempo mais devagar para facilitar sua vida.
Além disso, o jogo traz uma mecânica de controle do tempo. Os comandos básicos, fora se mover, são os de tiro normal e especial, mas também é possível controlar o tempo, tornando-o mais lento, o que facilita desviar de balas inimigas. Como em jogos tradicionais, é possível aumentar a força da sua arma ao pegar power-ups. A mudança não é só o seu tiro normal ficando maior e mais forte, mas o seu especial também muda à medida que o tiro normal evolui.

Todas essas mudanças transformam Sine Mora em um grande jogo. Ele consegue fazer tudo o que um jogo tradicional de nave faz, mas oferece variação suficiente para não deixar o jogador entediado. Além de tudo citado acima, ele oferece dificuldade fácil para novatos, e o modo Arcade e Boss Rush para os mais hardcore. É uma pena que não foi incluído nenhum modo multiplayer no jogo.
Esteja você interessado em um jogo com uma história profunda e mirabolante ou apenas querendo passar seu tempo metendo bala em hordas de inimigos e mestres de tamanho descomunais, Sine Mora é o jogo que você não deve deixar passar. O mesmo possui gráficos brilhantes e modos suficientes para te entreter por um bom tempo.

Prós 

  • Ótimos gráficos e uma excelente direção artística dão uma nova cara aos, até então, estagnados jogos de nave. Cenários e personagens muito bem feitos dão vida ao mundo do jogo.
  • Um grande mundo a ser explorado com personagens bastante diferentes.
  • A dublagem dos personagens torna o mundo mais "alienígena" ainda.
  • Mecânica de controle do tempo da um fôlego novo ao gênero.
  • Avançar as cenas é ótimo para quem quer se divertir rapidamente e facilita para quem está caçando conquistas.
  • Modo fácil disponível permite que casuais se divirtam nesse gênero.
  • Variação de personagens e fases torna o jogo desafiante, sem ser injusto ou difícil.

Contras

  • História confusa.
  • Em textos muito longos, a dublagem em húngaro se torna chata e desinteressante.
  • Falta de modo co-op/multiplayer local e online.
Sine Mora – PC – Nota: 9
Revisão: Bruno Nominato

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google