Jogamos

Análise: Ghostbusters (iOS)

Os Caça-Fantasmas fizeram muito sucesso na década de 1980, contando com o lançamento de dois filmes inesquecíveis, uma série animada e, como... (por Alberto Canen em 02/03/2013, via GameBlast)

Os Caça-Fantasmas fizeram muito sucesso na década de 1980, contando com o lançamento de dois filmes inesquecíveis, uma série animada e, como não poderia deixar de ser, muitos jogos. Mesmo hoje em dia, quase 30 anos após a estreia do primeiro filme, caçar fantasmas continua sendo (e provavelmente nunca deixará de ser) uma experiência atraente. Valendo-se desse enorme apelo saudosista, a Beeline Interactive (desenvolvedora do jogo) criou um game para dispositivos que usam o iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) que pode ser adquirido de forma gratuita na App Store. Coloquemos nossas mochilas de prótons, pois Nova Iorque está, novamente, sendo assombrada.

Como esse novo Ghostbusters é baseado em uma franquia famosa, ao iniciar o jogo procuramos logo por algo relacionado aos filmes. Para o agrado dos fãs, temos muitas referências que vão dar saudades. A primeira parte do game é uma paródia com uma das primeiras cenas do filme: o sádico teste de cartas conduzido pelo irreverente Dr. Peter Venkman. Por sinal, todos os quatro caça-fantasmas originais (Dr. Peter Venkman, Dr. Raymond "Ray" Stantz, Dr. Egon Spengler e Winston Zeddemore) estão disponíveis e são controláveis, apesar de ser necessário desbloqueá-los, já que no início controlamos apenas três personagens novatos. As referências não param por aí, o carro utilizado é o bom e velho Ecto-1, o quartel general é a mesmo antigo corpo de bombeiros, a secretária Janine Melnitz continua atendendo às chamadas de socorro, o viscoso Geleia continua sendo impossível de trancafiar e, naturalmente, a música tema do filme está presente - senão a emoção seria cortada pela metade, não é mesmo?

Cena clássica do filme

Há algo estranho na vizinhança

A cidade de Nova Iorque está recebendo ataque de fantasmas por toda parte (ótimo para os negócios). O foco principal está concentrado em um edifício, facilmente identificável no mapa por um vórtex roxo em cima dele. O prédio conta com 50 andares, mas para passar por cada um dos pisos é necessário destruir uma barreira feita de slime (uma geleia ectoplásmica pegajosa). Para isso, os caça-fantasmas precisam conseguir uma determinada quantidade desse mesmo slime (um número maior a cada piso) para poder seguir subindo. A forma de adquirir essa gosma verde é capturando fantasmas por toda a cidade. Dessa forma, a jogatina se alterna entre diversos prédios da Big Apple - caçando fantasmas e adquirindo slime - com lutas nos pisos do prédio misteriosamente assombrado.

Prédio mal-assombrado à esquerda; QG dos Caça-Fantasmas à direita

Cada novo piso conta com novos chefes para enfrentar e itens para coletar - que servem para criar equipamentos novos e mais poderosos para poder comprar na lojinha. Outra forma de conseguir novas peças de equipamentos é pesquisando os fantasmas diferentes que vão sendo encontrados durante as chamadas para caçar fantasmas. Ainda existem missões para serem completadas, como capturar um certo número de uma determinada espécie de fantasma

Quem você irá chamar?

Nós não controlamos os caça-fantasmas originais a não ser que os desbloqueemos através do pagamento de 50 power cores (uma das moedas do jogo). Começamos com um time de recrutas desconhecidos à série, criados especialmente para esse jogo. Podemos controlar até quatro personagens de uma só vez, apesar de iniciarmos com apenas três. Cada um tem uma habilidade diferente, que deve ser utilizada estrategicamente, caso você queira ter sucesso nessa vida de caçador de fantasmas. Os Wranglers absorvem a maior quantidade de dano, mas tem uma alcance mais curto; os Blasters têm uma defesa média e um alcance maior (e mais poderoso); já os Scientists podem curar os demais companheiros, mas são mais fracos - tanto no ataque quanto na defesa.

Desbloquear todos os quatro Caça-Fantasmas originais é uma tarefa árdua

Os controles são todos feitos tocando na tela e arrastando, o que é a melhor forma de se jogar em smartphones e tablets, que definitivamente não foram feitos para serem controlados como se fossem um controle de videogame. Ao selecionar um personagem, basta arrastá-lo para onde deseja que ele se locomova ou para qual fantasma ele deve atacar. No caso daqueles que podem curar, basta arrastar para cima de um companheiro para disparar um raio de "saúde". O problema desse sistema é que acontece muita confusão ao tentar selecionar o que deve ser feito, pois os personagens e fantasmas acabam ocupando quase sempre um espaço muito próximo uns dos outros. É comum dar um comando para atacar um fantasma e acertar outro, ou acabar apenas locomovendo o seu personagem, o que atrapalha bastante conforme a dificuldade aumenta.

Os confrontos ocorrem no estilo tower defence com unidades móveis. Isso porque os personagens são sempre colocados em um cenário, posicionados como o jogador bem entender para aguardar o aparecimento dos fantasmas. A partir de então, devemos reposicionar estrategicamente o nosso time, considerando a função de cada um: colocando os com melhor defesa e menor alcance mais perto das laterais, os com maior alcance em uma posição mais centralizada e o que pode curar deve ficar protegido, pois tem uma função muito importante e uma defesa muito fraca. Aqueles que perdem ficam todos cobertos da gosma verde (como acontecia muito com o Peter ao receber um caloroso abraço do Geleia) e imobilizados até que os fantasmas sejam derrotados. Se todos perderem, eles voltam ao quartel general, mas podem tentar novamente quantas vezes quiserem.

Boa estratégia: cientista atrás (curando) e os outros dois atacando
Após enfraquecer um fantasma, aparece um ícone para clicar que faz com que uma armadilha para capturá-lo seja jogada por um dos personagens. Existe um prazo para fazê-lo, senão eles recuperam um pouco de HP. Ao clicar em um dos caça-fantasmas, aparece um power-up que pode usado pelo mesmo e tem diversas serventias, como regenerar todo o time, ou aumentar a força do raio de prótons. Juntando todos esse ícones na mesma tela, mais os personagens e fantasmas, fica fácil errar o local que deve ser apertado. Esse problema diminui em uma tela maior, como a do iPad, mas não desaparece por completo.

Existem alguns elementos de RPG, pois os caça-fantasmas passam de nível, compram itens, fazem upgrades de equipamento e ainda ganham habilidades novas para serem escolhidas e utilizadas durantes as caçadas.

Eu não tenho medo de fantasmas

Ghostbusters é um jogo distribuído de forma Freemium, com possibilidade de fazer compras dentro do aplicativo. Isso significa que o jogo pode ser baixado gratuitamente, sem limitações de fases ou funções essenciais, mas os jogadores podem comprar melhorias para aproveitar melhor a jogatina. A ideia não é ruim, mas foi feita, nesse caso específico, de uma forma desagradável. Os confrontos gastam energia, que fica em uma barra na parte superior. Em geral, cinco confrontos já são suficientes para esgotá-la e para poder jogar novamente, o jogador precisa esperar uma hora inteira para que ela fique completamente cheia. Ou então pode comprar mais energia com power cores (que podem ser comprados com dinheiro real). Resumindo, você joga de 20 a 30 minutos e tem que parar por 60 minutos. Um verdadeiro atraso na jogatina. Existem outras funções para os power cores, mas nenhuma que não seja condizente com a forma Freemium ou que atrase na jogatina de forma tão frustrante.
Caçar fantasmas continua sendo um atrativo muito forte, mesmo que não tenhamos um filme, desenho ou série da franquia Ghostbusters atualmente. Apesar de ter presenteado os fãs com vários momentos de saudosismo puro, o pessoal da Beeline poderia ter caprichado um pouco mais no esquema dos controles e evitado ser tão incisivo com a necessidade de fazer compras com dinheiro real dentro do jogo. Ainda assim, quem é fã dos Caça-Fantasmas vai encontrar bons momentos de diversão e, provavelmente, vai correr para uma locadora (ou alguma loja) para poder assistir a esses clássicos mais uma vez.

Prós

  • Boas referências aos filmes dos Caça-Fantasmas;
  • Gratuito - apesar de ser Freemium;
  • Controles fazem uso de tocar e arrastar na tela, como deve ser em smartphones e tablets.

Contras

  • Esperar uma hora após 20 ou 30 minutos de jogatina para a energia carregar novamente e ser possível voltar aos confrontos;
  • Os personagens, fantasmas e ícones dividem o mesmo espaço e atrapalham na hora de clicar no local correto.
Ghostbusters - iOS - Nota: 7.0
Revisão: José Carlos Alves

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google