Item Box

Item Box: Holy Water (Castlevania)

Em um território com os inimigos mais macabros reunidos das mais diversas mitologias que cercam o globo, existem muitos tipos de armas q... (por Unknown em 10/02/2013, via GameBlast)

Em um território com os inimigos mais macabros reunidos das mais diversas mitologias que cercam o globo, existem muitos tipos de armas que podem se mostrar efetivas contra essas feras horrendas. Facas prateadas, bumerangues, machados de arremesso... Dentre todo um arsenal de equipamentos, o que menos se esperaria para entrar na lista dos melhores de um caçador de vampiros seria um frasco de água benta, não? Pois este é o tema do Item Box de hoje, a Holy Water que vem acompanhando a família Belmont desde eras atrás e rendendo fortes dores de cabeça ao rei dos vampiros!

A bênção dos céus

Desde a antiguidade
na família Belmont.
Visivelmente, acredito que nenhum inimigo iria se intimidar com uma garrafa d’água. Sério, se o suposto herói tem os músculos de um lutador de MMA e carrega um chicote de longo alcance, machados, adagas e afins, acredito que os oponentes ririam de vê-lo utilizar-se de sua imponência para puxar de seu arsenal uma garrafa de água. Quer dizer, é até uma chance de sobreviver! Se o herói larga as armas e resolve beber um drinque, é a oportunidade única de escapar da morte certa ou de direcionar um golpe decisivo! Ledo engano.

“Água benta” é um nome um tanto quanto inapropriado para a arma que o herói tem em mãos agora. Talvez uma alcunha melhor seria “coquetel molotov angelical”, pois, no momento em que a garrafa é atirada contra o chão, esta se parte e convoca no chão uma espécie de fogo sagrado que incinera qualquer forma de vida demoníaca que ouse pisar território abençoado pelo líquido santo. O poder de fogo deste item é tão assustador que, devido a censura de menções religiosas em jogos durante o lançamento do primeiro Castlevania (NES) no Ocidente, seu nome foi alterado para “Fire Bomb”, literalmente, “bomba de fogo”.

Nunca fica explicado exatamente o porquê da água benta invocar fogo quando atinge o solo inimigo, mas é provável que seja uma menção as armas angelicais na Bíblia. Os anjos são sempre descritos nas escrituras cristãs como portadores de espadas que emanam fogo sagrado, cujo poder é o de eliminar qualquer mal. Talvez esta arma, uma verdadeira granada medieval nas mãos dos Belmont, seja apenas uma magia compacta na forma de água que permita invocar este fogo do paraíso de maneira portátil. Se é ou não isso, talvez jamais saberemos.

Em Abbey Tower é onde encontramos a água benta em Lords of Shadow.

E livrai-nos do mal

Como uma das armas mais icônicas da série Castlevania, é natural que a Holy Water já tenha aparecido em praticamente todos os jogos. Na maioria de suas encarnações nos jogos em plataforma o seu efeito é muito semelhante: o usuário joga o frasco para o alto, traçando um arco na tela semelhante ao quando arremessa os machados (o que torna o item viável para atingir oponentes nas alturas) e, ao atingir o chão, convoca as chamas que ficam queimando o ponto de impacto por alguns segundos.

Em Aria of Sorrow (GBA), a Holy Water
encontra-se nas mãos do inimigo.
Junto da evolução da franquia e da jogabilidade, a água benta também ganhou novas formas; uma delas faz com que o local atingido pelo frasco emita uma rajada de fogo azul colado ao chão, causando dano sagrado aos inimigos. Também era possível através do comando “Item Crash”, utilizado inicialmente por Richter Belmont em Castlevania: Rondo of Blood, iniciar um ataque chamado “Hydro Storm” (também conhecido por “Divine Storm” ou “Hydro Typhoon”), um golpe em área que causa uma chuva de água benta na tela e causa dano constante a todos os inimigos.

No mais recente título da franquia, Castlevania: Lords of Shadow (PS3/X360), o frasco de água benta emite uma rajada de fogo sagrado única ao redor do usuário, atingindo todos os inimigos que estiverem por perto e se mostrando particularmente útil contra vampiros, que ficam paralisados e incapazes de reagir perante os ataques de Gabriel Belmont. Além disso, ao utilizar-se da Holy Water enquanto a magia de luz estiver ativa, é possível criar uma barreira chamada “Divine Shield” que torna o caçador de vampiros imune a ataques de oponentes sem reduzir sua mobilidade. É a suprema defesa contra o mal.

Uma garrafa d'água fez isso?!
Com isso fica claro que a água sagrada é um item crucial no arsenal de qualquer caçador de vampiros que se preze, ainda mais quando se está lidando com feras de diversas mitologias. Holy Water esteve por aí desde o início ajudando muito a família Belmont, e é muito provável que continuemos com ela por perto por muito mais tempo. E vocês leitores, o que acham desse item? Acreditam que seja realmente essencial? Gostam de usá-lo? Comentem!
Revisão: Gabriel Toschi


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google
Disqus
Facebook