Especial: Conheça o Humble Bundle

Com o grande crescimento do comércio online de jogos, cada vez mais produtores indies começam a se aventurar em busca de reconhecimento pa... (por João Pedro Meireles em 23/02/2013, via GameBlast)

Com o grande crescimento do comércio online de jogos, cada vez mais produtores indies começam a se aventurar em busca de reconhecimento para seu trabalho. Mas como conseguir visibilidade para seus projetos? Foi com o intuito de resolver esse problema que foi criado o Humble Bundle, um sistema que vende pacote de games online em que o jogador paga quanto quiser, e para quem quiser, por títulos e, algumas vezes, suas trilhas sonoras.

Um começo simplório

Com a ideia inspirada em alguns pacotes vendidos no Steam, Jeff Rosen, da Wolfire Games, começou a desenvolver a plataforma que viria a ser o Humble Bundle. Com uma proposta simples, de evitar cadastros ou contas no site, o que segundo seu criador poderia afastar alguns compradores, e de permitir ao jogador pagar sua própria quantia, a plataforma tomou os moldes que são usados até hoje. Jeff já possuía contatos com outras desenvolvedoras independentes, o que permitiu criar o primeiro bundle, em maio de 2010, e se tornou de cara um grande sucesso, visto que o pacote, que continha games como World of Goo, vendeu na semana que ficou ativo o equivalente a 1 milhão de dólares.

Mas como isso funciona?

Uma das grandes vantagens do Humble Bundle é sua simplicidade. Basta ter uma conta no PayPal, ou nos sistemas de pagamentos da Amazon e do Google, definir seu preço e comprar o jogo. É nesse aspecto que o sistema tem seu ponto único e especial, uma vez que é o próprio jogador quem define o preço do pacote. Contudo, para evitar o pagamento de valores irrisórios, normalmente há um jogo “bônus” no pacote, que é destravado ao se efetuar o pagamento médio, que costuma ficar em torno de 6 doláres. Vale lembrar que é possível ativar os jogos via Steam, desde que se pague o mínimo de 1 dólar.
Mais fácil que isso... Só jogar
Outra mecânica única do sistema, além da definição do próprio preço, é para quem o dinheiro de sua compra será destinado. Há sempre três opções para o comprador: a empresa Humble Bundle, que usa os lucros recebidos para negociações dos pacotes e melhorias no seu site; as desenvolvedoras dos jogos do pacote; e uma instituição de caridade, normalmente a Child's Play, que leva videogames para crianças hospitalizadas.

Jogos para todos os gostos

Durante esse tempo todo, vários bundles foram comercializados e, embora sua maioria seja composta e nomeada Humble Indie Bundle, por jogos para computadores feitos por desenvolvedoras independentes, alguns pacotes especiais já foram vendidos. Dentre os “Indie Bundles” estão grandes jogos independentes como Machinarium, Braid, Super Meat Boy, Cave Story+, Limbo, Bastion...


Há também o super interessante Humble Bundle Mojam, que é organizado pela Mojang, empresa criadora do icônico Minecraft. Nele a própria empresa, e algumas outras convidadas, criam os jogos a serem comercializados em um período de 72 horas, o chamado “game jam”, com tudo sendo transmitido ao vivo direto do site do Humble Bundle.

Aqui os jogos chegam "quentinhos"

Mas um Bundle em especial, feito no ano passado, chamou a atenção do mundo e terminou de consolidar a plataforma, apresentando-a para muitos que não a conheciam ou não tinham como interesse os jogos independentes. O Humble THQ Bundle conteve nada menos que sete jogos da hoje falida empresa, sendo eles: Darksiders; Metro 2033; Red Faction: Armageddon; Company of Heroes e duas expansões. Para os que pagaram mais que a média, o pacote ainda conteve: Saints Row: The Third, Path to War (DLC de Red Faction: Armageddon), Titan Quest e Warhammer 40,000: Dawn of War. Este foi um bundle especial, pois foi o primeiro a contar com games de uma grande desenvolvedora, e teve seu sucesso confirmado nas vendas, que ultrapassaram 5 milhões de dólares (com uma venda de mais de 800 mil bundles).

Ruim é achar tempo para jogar todos

Uma ótima alternativa

Apesar do grande sucesso do bundle da THQ, dificilmente serão feitos com frequência pacotes contando com games de grandes empresas. Isso, entretanto, não deixa de fazer o Humble Bundle uma ótima alternativa para quem deseja comprar seus jogos para computador (tanto para Windows, Mac ou Linux), pois além de muitas vezes contar com jogos indies ótimos e premiados, é possível pagar a quantia que você ache justa e, é claro, contribuir para instituições que utilizam os games como forma de ajudar outras pessoas.


Revisão: Leandro Freire

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google