Discussão

Discussão: Como a internet afetou os jogos eletrônicos

É fato que a internet afetou tudo em nossas vidas. Desde sua chegada tudo mudou, ela afetou todo o mundo. Serviços mudaram, relações human... (por Jonas Sutareli em 08/02/2013, via GameBlast)

É fato que a internet afetou tudo em nossas vidas. Desde sua chegada tudo mudou, ela afetou todo o mundo. Serviços mudaram, relações humanas mudaram, a forma de consumir informação mudou, a maneira de comprar mudou, você mudou desde a primeira vez que usou a internet. Ela tem esse poder, justamente pelo grande leque de possibilidades que ela abre. Já que ela mudou tudo, e os jogos eletrônicos? Como ela os afetou?

Do tempo das fichinhas

Desde sua fundação, os jogos tem como função o entretenimento. Com o passar do tempo e avanço da ciência e tecnologia, ele foi sendo aplicado na educação, pesquisas e mais outras áreas. Atualmente um grande diferencial que surgiu nos jogos eletrônicos foi o multiplayer online. É obrigatório que todo novo jogo tenha essa opção, caso contrário as chances de fiasco são grandes (salvo algumas exceções). E isto só é possível pela existência da internet. Mas esta é um fenômeno relativamente novo, surgido em meados dos anos 90.


Por muitos anos os jogos eletrônicos se restringiam apenas a interagir com um console de cada vez. Os jogos eram diferentes, a maioria comportava no máximo dois jogadores. E o que falar dos fliperamas, movidos a fichas? As máquinas de arcade que tinham em sua maioria jogos de luta que passavam longe de conhecer a internet. Os jogos eram mais simples, mais diretos, mas nem por isso mais fáceis. A interação com outras pessoas ainda existia, e acontecia muito de o pessoal se juntar no "fliper" para gastarem umas fichas ou na casa de alguém para jogar em seu console.

Começando a moldar

Com a chegada dos computadores pessoais nos lares e a criação de interface gráfica do usuário, os jogos de PC começaram a ficar populares. A partir daí eles começaram a mudar. Novos estilos de games foram sendo criados, mesclados, gráficos aprimorados, multiplayer modificado. Mas ainda não era a hora da internet chegar. Nessa época, ela estava nascendo, alguns anos depois chegando aos lares e depois sendo popularizada.

Tem modo online?

Depois que a internet surgiu e foi popularizada, ainda demorou um pouco para os consoles receberem as jogatinas online. Antes dos consoles, os computadores já contavam com uma vastidão de MMOs e outros tipos de jogos pela rede. Este foi o divisor de águas, aí então a internet começou realmente a afetar os jogos. Surgiram os MMORPGs, os gamers começaram a interagir em um universo online, conectado 24h por dia, onde seu personagem evoluía ao passo de suas habilidades adicionadas ao tempo de jogo que ele gastava. O objetivo já não era mais apenas passar de fase e zerar o jogo. O foco mudou completamente. Mas ainda haviam os jogos nos moldes que tínhamos conhecido inicialmente. E como eles ainda existiam e essa fatia nova do 'online' tinha chegado, algo deveria ser feito. Então surge a Live no Xbox. O primeiro serviço online nos consoles.

Chame seus amigos

Chegou o tempo de se juntar aos amigos, cada um na sua casa, para juntos jogarem. Jogar juntos, mas longe. Isso só a internet proporciona. É incrível e fascinante o fato de estar a centenas ou milhares de quilômetros de outra pessoa e se divertir junto com ela em tempo real. Mas não foi só no modo de jogo que a internet afetou. Foi no jogo em si. A construção do jogo, o processo de produção, tudo isso a internet afetou. Agora os consumidores acompanham mais de perto, podem dar opiniões mais facilmente e que cheguem mais fácil aos produtores. A web encurtou o caminho dos contatos, a comunicação é mais fácil. As pesquisas de opinião, saber o que o público gosta e o que ele quer jogar, como ele gosta de jogar, o que ele espera de um jogo. Tudo isso ficou bem mais tangível, graças a internet, e com isso os jogos foram tomando outra forma, outras fórmulas, outros gêneros e trejeitos.


Muito fato que a internet influenciou todo o mundo nas mudanças que ocorreram. O cotidiano foi completamente afetado, nossa vida hoje sem internet seguramente seria totalmente diferente. Os jogos se adequaram muito rápido à era da internet, por ser um meio eletrônico dialogam muito facilmente. Você acha que a internet exerceu influência positiva ou negativa nessa metamorfose que aconteceu com os jogos?

Revisão: Ramon Oliveira de Souza

"Tudo o que te faz mal e você ama, algum dia vai te matar, de alguma maneira"
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Eu particulamente gosto um pouco de jogos online. Eles proporcionam uma interatividade que é fantastica. Mas acho que a moda de jogos online afetou muito negativamente os consoles. Antes, o que era para ser um atrativo em alguns jogos, se transformou em uma exigencia em todos os jogos. Tipo, eles colocaram mutiplayer online no novo Tomb Raider e não consigo me imaginar usando aquilo. É obvio que o mundo hoje está muito interativo graças a internet e é uma coisa boa,mas pessoalmente acho que não é todo jogo que precisa disso e que o multiplayer online deve ser um complemento ao jogo e não sua principal qualidade.

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google