Análise: Worms (Facebook)

O famoso jogo das minhoquinhas bonitinhas e cor-de-rosa que se digladiam com as mais sangrentas armas chega à rede social do moment... (por Amèlie Poulain em 15/02/2013, via GameBlast)


O famoso jogo das minhoquinhas bonitinhas e cor-de-rosa que se digladiam com as mais sangrentas armas chega à rede social do momento: o Facebook. O sucesso da série é tão grande que passou por incontáveis plataformas, de computadores a consoles, do Dreamcast ao ps3, passando por Mac e tablets. Um jogo tão versátil que não sai de moda nunca. A versão social segue o estilo que ficou mais famoso nessa série, o 2D, e mantém a mecânica muito parecida - salvo algumas diferenças típicas de jogos sociais, como restrições para quem não paga por determinados ítens de jogo e coisas do tipo. Algumas chateações à parte, pelo menos podemos atirar com a bazuca nas minhocas dos nossos contatos do Facebook, e, com sorte, a moda vai pegar.

O mesmo, só que diferente

Pra quem não conhece, o jogo se constitui de um cenário que se alterna a cada partida, mas sempre uma ilha, onde ficam espalhadas as minhocas dos dois times, não necessariamente uma de cada lado. O jogo é por turnos de 30 segundos e cada jogador tem esse tempo para mover uma das minhocas, escolher uma arma, mirar e atirar. Ganha quem acabar com as minhocas do outro ou, o que é mais provável de acontecer na versão do Facebook, quem conseguir causar mais dano ao outro time até o tempo da partida acabar.

Será que essa mira está certa?

Os fãs mais antigos já sabem do que se trata, e a essência continua a mesma, exceto que os cenários são mais simplificados, com uma tendência mais plana. Com o tempo, são desbloqueadas mais ilhas, mas a maioria parece do mesmo jeito, com mais alterações estéticas do que estruturais. Muitas variações horizontais e poucas partes realmente altas e longas. É possível customizar sua ilha, mas apenas com itens de forma já definida, não sendo possível desenhar o formato da terra.

As desvantagens de um jogo "grátis"

A coisa mais chatinha é que por ser um aplicativo grátis para uma rede social as tentativas de ganhar dinheiro são muitas. Eu particularmente preferiria que pedissem algum valor em troca da versão completa, mas em vez disso preferiram colocar aquele dinheiro virtual. O jogador começa com uma graninha que é obrigado a gastar para desbloquear itens e até para liberar partidas, mas ganhar mais é um processo extremamente lento. A não ser que o jogador escolha por comprar um dinheiro virtual com grana real, aí a coisa acelera, mas se ele gastar tudo, não adianta, tem que comprar mais e por aí vai. Se for um viciado com acesso fácil a um cartão de crédito e pouco controle dará muita felicidade à Team17, empresa criadora da série.

Outra consequencia disso é que como se espera que o jogador compre armas, nem todas são desbloqueadas desde o começo, diferentemente de outros jogos da série, em que após alguns turnos já podíamos usar um lança-chamas ou uma bomba santa. Para merecer armas mais avançadas na versão social é preciso desbloqueá-las depois de ganhar uma certa quantidade de pontos de experiência e comprá-las com dinheirinho virtual. Pra não dizer que existem dois tipos diferentes de dinheiro, as moedas e as notas não têm valor correspondente de uma pra outra. A maioria das coisas exige um tipo ou outro, e as notas são bem mais difíceis de conseguir.

Comprando itens com dois tipos de dinheiro...

É a cara do Facebook!

Como era de se esperar, o jogo ficou mais fácil. Jogar contra a máquina é quase certeza de vitória, com um pouquinho só de prática. Em jogos mais antigos suava-se bem mais a camisa. O terreno, por exemplo, dependendo da explosão, sofria um dano maior e soltava umas bolinhas de fogo que tiravam ainda mais vida do oponente, além de deixar o caminho mais irregular e dificultando a locomoção. No Facebook, o terreno é apenas destruído de forma mais homogênea e circular, dependendo do tipo de ataque, e não faz com que o adversário sofra um dano extra.

Não tem como não amar Worms

Apesar das ressalvas pra quem já jogou muito da série e não é tão fã de jogos sociais, existem várias vantagens que podem fazer até o mais durão abrir seu coração para as minhoquinhas carismáticas. As minhocas nunca perderam seu charme e continuam com as vozes mais fininhas possíveis e uma carinha tão fofa que não é possível acreditar serem tão sangrentas.

Carisma na vitória e na derrota

Entre as armas, pelo menos bazuca, granada e soco são infinitas. É verdade que causam pouco dano, mas o que vale é a estratégia: a dificuldade às vezes nos empurra para soluções criativas. E uma ou outra arminha comprada no shop já faz grande diferença.

Além disso, se for um fã do jogo, é a melhor chance de jogar contra os amigos do Facebook, ou contra pessoas aleatórias na Internet e criar uma lista de oponentes. É possível interagir, com algumas frases pré-selecionadas e smiles, como "Ouch!", "LOL", "Yeah!" e expressões de surpresa, alegria e dor. Se, ao final de uma partida, os dois jogadores quiserem, podem pedir por revanche e tentar a sorte novamente. Se você foi um jogador "foreveralone", é a hora de chamar vários amigos, vai que a moda pega.


Prós

- Possibilidade de enfrentar os amigos
- Muitos oponentes online o tempo todo
- Não precisa instalar e, consequentemente, não ocupa espaço
- Divertido
- Direção de arte impecável

Contras

- Poucos recursos se não quiser gastar dinheiro
- Jogo mais fácil do que as versões antigas

Worms - Facebook - Nota Final: 9.0

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google