Jogamos

Análise: Lep's World 2 (Android/iOS)

em 15/02/2013

Como seria o Mario se ele, ao invés de um encanador italiano, fosse um duende irlandês? E como seria a jogabilidade de um game do persona... (por Ok em 15/02/2013, via GameBlast)

Como seria o Mario se ele, ao invés de um encanador italiano, fosse um duende irlandês? E como seria a jogabilidade de um game do personagem adaptada a uma tela sensível ao toque, em um aparelho móvel? Provavelmente o mais próximo que poderemos chegar de responder a esta pergunta sem consultar o próprio Shigeru Miyamoto será com o título da desenvolvedora nerByte, Lep's World 2.

O Mundo de Lep

Lep descansa em sua pilha de ouro.
Lep (sem trocadilhos com lap, por favor), o protagonista do game de plataforma para Android e iOS, é nada mais do que um leprechaun, um duende irlandês que, segundo o folclore, conhece e guarda a localização de diversos tesouros, como os famosos potes de ouro no fim do arco-íris.

No jogo, a vila onde Lep mora é atacada por um terrível feiticeiro, que leva todos os leprechauns consigo, exceto Lep, que, por acaso, estava escondido dentro de um poço. Ele, então, ouve a voz da Árvore do Conhecimento (Wisdom Tree, em inglês, no original) o chamando, e segue por uma busca para encontrá-la, evento que acontece logo ao final do primeiro mundo. A árvore, então, explica que o feiticeiro deseja somar os próprios poderes aos dos leprechauns, a fim de dominar o mundo, mas Lep seria capaz de derrotá-lo, juntando os cristais que ele obtém ao derrotar cada vilão.

O jogo

Lep's World 2 chama logo a atenção de quem o vê pela primeira vez por sua simplicidade e a dedicação com que o jogo é tratado. Copiando os melhores elementos que consagraram os grandes games de plataforma, o título te leva a correr, pular, e atirar pinhas através de oito mundos fantásticos e fases muito bem construídas.

Um game muito bem construído.

E a trilha sonora, possivelmente inspirada em Super Mario World, é fantástica, contando com um único tema principal e uma dezena de arranjos sobre o tema, exatamente como o jogo de lançamento do Super Nintendo. É impressionante ver (ou melhor, ouvir) como o mesmo conjunto de notas pode se encaixar perfeitamente em diversos cenários, desde desertos arenosos até cavernas subterrâneas, passando, inclusive, por castelos sinistros e paraísos subaquáticos.

Em relação à jogabilidade, prepare-se para correr e pular por plataformas variadas enquanto salta sobre as cabeças dos mais estranhos animais, como caracóis que deixam seus cascos para trás quando sofrem dano, ou mesmo atirar pinhas contra aqueles que não podem ser abatidos de outra maneira, como os estranhos insetos que surgem de dentro de toras ocas. No decorrer da aventura, Lep pode conseguir novos itens e habilidades para ajudá-lo, como uma bota que o faz pular mais alto e correr mais rápido, um escudo que o deixa invulnerável por alguns segundos, ou mesmo a capacidade de se agarrar nas paredes para executar mais um pulo.

Muitas habilidades e mundos diferentes para ninguém ficar enjoado.

Lep's World 2 é o tipo de jogo que já foi feito pensando em seu sucesso. Com diversos elementos que parecem ter sido tirados direto dos clássicos das plataformas, o game não faz feio com seus comandos sensíveis ao toque, raramente falhando. O título está disponível gratuitamente no Google Play e na iTunes Store.

Prós


  • Jogabilidade de plataforma muito bem adaptada para uma tela de toque;
  • Física impecável e movimentos quase perfeitos, raramente falhando;
  • Uma história (o que por si só já é um ótimo ponto positivo em um game para dispositivos móveis) convincente, que envolve o jogador;
  • Oito mundos e sessenta e quatro estágios diferentes, cada um com três potes de ouro para coletar;
  • Os anúncios são quase invisíveis, aparecendo apenas ao final das fases e no menu de pausa, não atrapalhando em absolutamente nada;
  • Trilha sonora perfeita, contando com um único tema arranjado de diversas formas diferentes, o que traz familiaridade não importando se você está em um campo florido ou em meio às nuvens.

Contras

  • Existe um bug que não permite que o personagem se aproxime do canto esquerdo no início das fases, impossibilitando que ele pegue alguns itens;
  • Às vezes, é possível que os movimentos do personagem travem, fazendo com que você perca uma valiosa vida;
  • Alguns estágios são fáceis demais.

Lep's World 2 - Android/iOS - Nota Final: 9,5

Revisão: Bruna Lima

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.