Blast from the Past

Era uma vez, um sonho em Mickey's Ultimate Challenge (SNES/GB/MS/Genesis/Game Gear)

Mickey Mouse não é famoso apenas nos desenhos animados. Em videogames ele é protagonista de ótimas aventuras, desde as primeiras geraçõ... (por Gabriel Toschi em 27/01/2013, via GameBlast)


Mickey Mouse não é famoso apenas nos desenhos animados. Em videogames ele é protagonista de ótimas aventuras, desde as primeiras gerações. Hoje vamos relembrar uma delas: Mickey’s Ultimate Challenge, lançada para Mega Drive, SNES, Game Boy, Game Gear e Master System. Por mais que cada console tenha suas limitações, todos puderam abrigar este puzzle de Mickey e seus amigos que marcou minha infância e certamente a de muitas outras pessoas.

Seu reino por um feijão

Tela título da versão de Game Gear
O jogo todo se passa dentro de um sonho de Mickey que, após ler um livro de conto de fadas, vai parar em um reino e se oferece para investigar o que há por trás de um grande estrondo. A história não é o ponto forte como você já deve ter notado, e toda a diversão acaba focada na jogabilidade. O game é composto de puzzles que devem ser resolvidos em cada parte do castelo para conseguir alguns itens. Embora no geral sejam simples, os desafios podem se mostrar meio complicados para crianças que, assim como eu fiz um dia, deverão quebrar um pouquinho a cabeça para resolvê-los:
  • Sorting Books: existem livros voadores na biblioteca do castelo e seu objetivo é organizar alguns deles. É só pular em cima dos livros seguindo a ordem alfabética das letras que estão na capa de cada um. Talvez um dos mais simples, mas que toma um pouco de tempo até encontrar o livro que continua a sequência;
  • Moving Potions: uma versão um pouco diferente do Sokoban, puzzle onde você deve empurrar caixas para determinados locais. Neste caso, você é reduzido ao tamanho de uma peça de xadrez por Donald (vestido como mago) e deve empurrar frascos de poções dispostos em um tabuleiro até um espelho mágico.
  • Picture Matching: o clássico jogo da memória com imagens dos personagens da Disney em trajes medievais. Na verdade, nem tão clássico assim, já que Mickey se torna um faxineiro de quadros, onde estão dispostas as imagens. Muito simples, realmente;
  • Playing the Pipes: uma espécie de Genius utilizando botões para regular uma entrada de água, onde você deve observar a combinação e segui-la pulando nos botões. Apesar de simples, a tarefa é dificultada pelo botão de pulo, que às vezes acaba indo para uma direção que você não quer;
  • Guess the Tools: este desafio é uma versão do jogo de senha, onde você deve decifrar a sequência secreta de ferramentas de Goofy. É um dos mais legais, em minha opinião.

Mickey e o pé de feijão

Maldito quebra-cabeça!
Podemos considerar que o livro que Mickey lia antes da aventura começar é o clássico “João e o pé de feijão” por um simples motivo: após conseguir todos os itens, você deve entregá-los a outras pessoas em troca de feijões mágicos dourados, que, ao serem todos coletados, fazem com que nasça um grande pé de feijão e o segredo do mistério seja resolvido: um gigante, acima das nuvens, tira um bom soninho e, bom, ele ronca muito. E se o ronco do seu pai já te incomoda, imagina o de um gigante!

Com isto, chegamos a missão final: resolver um quebra-cabeça de 9 peças (aquele que você apenas pode arrastar as peças para um espaço vazio em vez de tirar e colocar em outro lugar) com a imagem de um despertador para acordar o gigante que está fazendo desordem. E eu posso dizer que este é um dos mini-games mais difíceis que eu já vi. Ele foi responsável por eu passar uns 5 anos, no mínimo, sem conseguir ver o final deste jogo.

Difícil ou não, este jogo é muito bom, por mais que seja bem curto. Um clássico um pouco esquecido da Disney nos videogames, mas que fez com que este humilde redator tenha tomado gosto por jogos de puzzle. E você, lembra deste jogo?

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google