Perfil: Os Moogles (Final Fantasy)

Pode ser difícil acreditar estando atento apenas aos dias atuais, mas Final Fantasy já foi uma série genial. Além de jogos com histórias sól... (por Pedro Vicente em 21/12/2012, via GameBlast)

Pode ser difícil acreditar estando atento apenas aos dias atuais, mas Final Fantasy já foi uma série genial. Além de jogos com histórias sólidas e interessantes, personagens carismáticos, ambientações fantásticas e momentos para serem jogados com um lenço ao lado, a franquia conta com uma fauna característica e não menos carismática. Os Moogles, esses seres fofos meio morcego, meio coelho, apareceram pela primeira vez em Final Fantasy III (NES), e desde lá vêm dando as caras nos altos e baixos da icônica série de JRPG da Square Enix, outrora Squaresoft. Saiba um pouco mais sobre estes simpáticos "animais", em algumas de suas aparições ao longo da franquia.

A dança em meio a um mundo moribundo


Depois de uma ausência em Final Fantasy IV e uma aparição em Final Fantasy V um pouco maior do que em sua estreia, os moogles têm um papel importante e recorrente na obra-prima Final Fantasy VI. Os pequeninos seres aparecem escondidos nas minas de Narshe, como se este fosse um último reduto possível para criaturas tão boas como eles em meio à um mundo em putrefação. Logo no início do jogo controla-se alguns moogles, enquanto Locke ajuda Terra.

Claro que te quero no meu grupo!

Atenção: os próximos parágrafos contém spoilers do jogo!

Existe um moogle chamado Mog que é, inclusive, um personagem secreto do jogo. Após a destruição do mundo é sugerido que apenas Mog sobrou de sua raça, e o ser entra no grupo. Seu especial é a dança. Sua motivação é a tristeza e a solidão. Sua vida e seu carisma parecem desafiar toda a sofreguidão e tristeza deste jogo em que tudo que outrora fora sólido, enfim desmancha-se no ar. Resta apenas a esperança de sobreviver e defender o que ainda há no mundo.

A vida depois do fim

Em dois grandes jogos, pouca importância

Em Final Fantasy VII, as aparições de nossos belos seres são um tanto reduzidas: existe uma matéria que habilita a summon Choco/Mog na qual um moogle cavalga um chocobo, existem jogos no Gold Saucer que se utilizam de suas figuras, e Cait Sith nos brinda com uma roupa de Moogle, e um limit break.

Esse é o verdadeiro vencedor das corridas no Gold Saucer
Já no romântico e viciante Final Fantasy VIII, além de serem citados em conversas mais ou menos aleatórias dentro do contexto do jogo, dá pra conseguir um GF chamado MiniMog utilizando o estranho periférico pocketstation lançado pela Sony. Claro, MiniMog também é um carta de Triple Triad, uma das melhores cartas para o começo do jogo, inclusive. Conseguida com o menino que fica correndo pelo Balamb Garden, foi muito importante para que este humilde redator rapelasse as cartas de Abyss Worm na cidade de Balamb, e utilizasse as magias Tornado, conseguidas com a habilidade de refino, no atributo força do Squall, rendendo uma bela quantia de força para o início da aventura.

O grande ato

Artemicion
Em Final Fantasy IX, embalado pelo ritmo da tragédia shakesperiana (ou seria de Lord Avon?). os moogles são protagonistas em várias cenas e nos deparamos a todo instante com os simpáticos voadores. Para começo de conversa, são eles que salvam o jogo ao escrever as memórias em um livro. É apenas chamando um deles com a flauta mágica que o jogador pode salvar no mapa do mundo e utilizar tendas para recuperar HP e MP. Além disso, estão presentes em dois grandes mini-games do título: a quest do Mognet central e a dos chocographs. Zidane e companhia entregam uma série de cartas para os vários moogles espalhados pelo mundo, cartas escritas pelos próprios moogles que contam de maneira diferente os acontecimentos do jogo. O grupo tem de fazer isto pois algo de errado aconteceu com a Mognet Central, (os correios). Na segunda, Choco, o chocobo, é a grande estrela, mas Mene, o guardião dos locais de escavação, é um moogle que te auxilia na busca.


Mais um momento em que cai um cisco no olho do jogador
Tudo que envolve os moogles é bem divertido e interessante em FFIX. Abaixo, um pouco sobre os principais monstrinhos do jogo:

  • Moguo: o pequenino que responde o chamado da flauta para que o jogador salve jogo ou arme acampamento;
  • Mene: Guardião dos locais de escavação dos chocographs; 
  • Artemicion: o atrapalhado chefe da central Mognet;
  • Mog: uma moogle dos muitos que acompanham Eiko em Madain Sari, a mais especial dentre eles. Possui uma ligação forte com a jovem summoner, além de um pompom não vermelho; 
  • Stiltzkin: o mito, o desbravador moogle que anda por todo o mundo. Grande aventureiro que encontra Zidane e pede dinheiro em troca de uns itens para continuar sua jornada. Tá bom, ele tá fazendo um mochilão por Gaia.
Stiltzkin e Zidane, dois dos caras mais "gente boa" da história dos jogos

Em Ivalice

Moogle após banho de loja
Depois de reduzida aparição em Final Fantasy X (como uma arma da personagem Lulu), retornam diferentes em Final Fantasy XII, e nos outros jogos que se passam em Ivalice: Final Fantasy Tactics Advance e Final Fantasy Tactics A2. A maior mudança é estética, desta vez os moogles são mais próximos aos coelhos e usam roupas. É interessante ver a tranfsormação dos moogles e acompanhar as guinadas, principalmente visuais, de um jogo para outro. Enfim, além desta diferença, os moogles estão presentes por toda a parte de Ivalice. Alguns, como Montblanc, são chefes de clãs, outros trabalham com as naves voadoras, e por aí vai. Na série Tactics Advance, figuram como uma das raças capaz de assumir diferentes profissões.

Viajante do tempo

Depois de ser quase esquecido em Final Fantasy XIII, no XIII-2 os moogles apresentam grande importância. Desta vez, Mog é um viajante do tempo que ajuda Serah e Noel em sua busca pela verdadeira história. Mog é o companheiro de todos os momentos, se transforma na arma que Serah empunha nas batalhas, ajuda nos quebra-cabeças e no caminho dos heróis. Além disso, aceita ser arremessado para pegar tesouros para o grupo.

Seu amiguinho de todas as horas
Em um dos muitos mapas do jogo, Mog descobre de onde veio e para onde vai, após o jogador resolver uma série de distorções de tempo.

Nem só de Final Fantasy vivem nossos Moogles

Depois que a empresa se tornou Square Enix, nossos queridos seres alados invadiram outras franquias, chegando até à antiga concorrente Dragon Quest. Em Dragon Quest X, um Moogle foragido de Final Fantasy XIV: A Realm Reborn, é o contratante de uma pequena quest. Eles também dão as caras com frequência na série Mana, mas é em outra que sua aparição e importância é maior: Kingdom Hearts.

Além de vendedores e donos dos importantes synthesis shops, podem ser encontrados em diversos títulos e momentos da franquia. Uma das aparições mais legais é em Kingdom Hearts 385/2 Days, na qual um pequeno Moogle pode ser encontrado nos mundos Twilight Town e The World That Never Was vestindo as estilosas túnicas pretas dos membros da Organização XIII.

E de resto?

Participantes de diversos outros jogos e séries como Kingdom Hearts, Secret of Mana e Chocobo´s Dungeon, os simpáticos e fofos animais alados foram escolhidos para fazer parte do logo de vinte e cinco anos da série Final Fantasy.

Este redator também é vivo "since 1987"
E como não poderia deixar de ser, os moogles também se transformaram em itens compráveis. Abaixo, alguns dos mais legais.

Sonho de consumo de alguns redatores, newsposters e leitores 

O deste redator se chama Gumo

Revisão: Alberto Canen

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google