Item Box

Item Box: Celestial Brush (Okami)

De todo o aparato que a deusa Amaterasu, encarnada em um lobo, dispõe em sua jornada para libertar as terras do Japão das trevas, nada s... (por Bruno Grisci em 07/12/2012, via GameBlast)


De todo o aparato que a deusa Amaterasu, encarnada em um lobo, dispõe em sua jornada para libertar as terras do Japão das trevas, nada se compara em poder e versatilidade ao Celestial Brush, ou Pincel Celestial. Ao lado da história folclórica e da arte inspirada no estilo de pintura Ukiyo-e, o item que deu aos jogadores a possibilidade de desenhar seu caminho pela aventura tornou-se símbolo do épico da Capcom, Okami.



ALERTA: O texto abaixo pode conter spoilers para quem não jogou Okami e Okamiden! Leia por sua conta e risco.

Pincel... espada, explosivo, vara de pescar

A jogabilidade de Okami e seu sucessor, Okamiden, gira muito em torno do uso do Celestial Brush, a ponto de quase todas as ações do jogo serem resolvidas com o uso de seus poderes. A utilização é simples, quando o item é selecionado uma folha de papel cobre a tela, permitindo que o jogador desenhe sobre a cena atual algum padrão que invocará uma habilidade divina. O uso mais trivial é apenas jogar tinta no inimigo para que ele tenha sua visão comprometida, mas as aplicações vão desde cortar um monstro ao meio a criar uma tempestade elétrica.

Não adianta tentar virar um artista durante o jogo, contudo. As técnicas são ativadas por desenhos pré-definidos que você adquire ao longo das suas andanças. Para criar uma bomba, por exemplo, é necessário rabiscar um círculo com uma pequena linha saindo de seu topo. Como nada é de graça, quanto mais avançada a habilidade evocada, maior a quantidade de tinta gasta, que precisa ser reposta. A capacidade de armazenamento do pote de tinta é um dos atributos que pode ser melhorado ao longo do jogo.



O pincel concentra várias funções, sendo que praticamente nenhuma batalha ou puzzle será resolvida sem o uso do artefato. Quer pescar? Desenhe uma linha entre a vara e a boca do peixe. Consertar pontes, transformar noite em dia, iniciar ventanias e escalar paredes são apenas algumas das utilidades, sem falar de quando é usado apenas para... desenhar. Em determinado ponto do jogo, por exemplo, é necessário rabiscar em uma folha de papel para criar uma máscara. Algumas batalhas com chefões também revelam usos originais para o item.

A tinta na ponta do pincel por vezes troca de cor, indicando quais técnicas podem ser utilizadas em situações específicas. É a chamada Holy Smoke. Não são todas as técnicas que possuem essa diferenciação, contudo.

Arte dos deuses

O Celestial Brush, ao contrário do que pode parecer, não é um objeto específico. Tendo o material necessário e dominando as técnicas, é possível usar seu poder com um pincel comum ou até mesmo uma cauda felpuda, a opção escolhida por Amaterasu e, posteriormente, seu filho Chibiterasu.

Issun, o artista errante
Na mitologia de Okami, o lendário lobo branco Shiranui é o primeiro a utilizar as habilidades do Celestial Brush para salvar Kamiki Village do terrível dragão gigante de oito cabeças Orochi. O nome da ferramenta divina vem de um poema escrito Ishaku, o companheiro de aventura de Shiranui. Ishaku é um Poncle, uma das raças de Nippon (a versão alternativa do Japão em Okami), que possuem aparência de pequenos hominídeos e são muito ligados aos deuses. Os Poncle são artistas natos e coube a eles a tarefa de viajar pelo mundo fazendo desenhos para recordar o povo de sua fé. Por isso mesmo, um século após a derrota de Orochi, coube a um deles, Issun, neto de Ishaku e auto denominado “Artista Errante”, acompanhar e ensinar Amaterasu a respeito do Pincel Celestial.

Ao longo do jogo, outros personagens revelam-se conhecedores dessa arte de manipular o ambiente com tinta. O próprio Issun a utiliza em algumas passagens da história. Monstros como Ninetails, em Okami, e Dark Chibiterasu, em Okamiden, inclusive desafiam os protagonistas a batalhas onde ambos os lados usam o pincel e precisam bloquear os desenhos inimigos.

Ninetails utiliza suas nove caudas como pincel

Técnicas do Pincel Celestial

Existem treze técnicas de pintura principais em Okami e onze em Okamiden, que podem ser especializadas para aumentar sua intensidade. As técnicas correspondem a um dos desenhos específicos que devem ser reproduzidos na tela, cada uma sendo dominada por um dos Deuses do Pincel Celestial. Estes deuses são representações do zodíaco chinês, sendo a própria Amaterasu um deles, simbolizando o cachorro. Além dos signos originais, o gato, que não é um membro do zodíaco mas está presente nas lendas, também recebeu a honraria de ser um deus. Na continuação, esse panteão é expandido por animais como a baleia e filhotes dos deuses originais.

Alguns dos Deuses do Pincel Celestial
No começo da aventura, as divindades, materializadas por constelações, foram seladas devido à liberação das trevas no mundo. Ao longo da jornada, Amaterasu precisa encontrar tais constelações e repor as estrelas ausentes com seu pincel para restaurar o poder do seu respectivo deus. Quando essa proeza é alcançada, o espírito concede a sua técnica ao jogador. Derivações dos desenhos originais, que os incrementam, podem ser aprendidas com diversos personagens, inclusive humanos comuns.

As treze técnicas originais do Pincel Celestial são:
  • Sunrise
Deus: Amaterasu (lobo)
Desenho: círculo no céu
Poder: nascer do sol
  • Rejuvenation
Deus: Yomigami (dragão)
Desenho: preencher com tinta uma estrutura danificada
Poder: restauração
  • Power Slash
Deus: Tachigami (rato)
Desenho: linha reta
Poder: corte, de monstros a árvores
  • Greensprout (Conunto de três técnicas relacionadas a plantas: Bloom, Water Lily, Vine)
Deus: é ensinada pelos três deuses macacos conhecidos como Hanagami
Desenho: círculo em torno de um objeto (Bloom), círculo na água (Water Lily) e uma linha entre plantas (Vine)
Poder: Bloom faz árvores florescerem, Water Lily cria uma vitória régia que serve como plataforma na água e Vine permite usar cipós para se locomover
  • Cherry Bomb
Deus: Bakugami (javali)
Desenho: círculo com uma linha no topo
Poder: cria bombas
  • Waterspout
Deus: Nuregami (serpente)
Desenho: uma linha saindo de uma fonte de água
Poder: manipulação de líquidos
  • Crescent
Deus: Yumigami (coelho)
Desenho: arco no céu
Poder: anoitecer
  • Galestorm
Deus: Kazegami (cavalo)
Desenho: uma linha com um loop no ar
Poder: ventania
  • Inferno
Deus: Moegami (fênix)
Desenho: uma linha a partir de uma fonte de fogo
Poder: manipulação de fogo
  • Veil of Mist
Deus: Kasugami (ovelha)
Desenho: duas linhas horizontais paralelas
Poder: desacelerar o tempo
  • Catwalk
Deus: Kabegami (gato)
Desenho: um caminho em uma parede
Poder: escalada
  • Thunderstorm
Deus: Gekidami (tigre)
Desenho: uma linha a partir de uma fonte de energia
Poder: manipulação de eletrecidade
  • Blizzard
Deus: Itegami (boi)
Desenho: uma linha a partir de uma fonte de gelo
Poder: congelamento

Jogos em que aparece:
  • Okami (PS2/Wii)
  • Okamiden (DS)
  • Okami HD (PS3)

Revisão: Mateus Pampolha

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google