Jogamos

Análise: Um zoológico de cabeça pra baixo em Zookeeper Battle (iOS/Android)

Devemos ser sinceros: a maioria dos jogos de puzzle se encaixam nos smartphones e tablets . Zookeeper é um destes jogos. Sua jogab... (por Gabriel Toschi em 15/12/2012, via GameBlast)


Devemos ser sinceros: a maioria dos jogos de puzzle se encaixam nos smartphones e tablets. Zookeeper é um destes jogos. Sua jogabilidade simples de combinar elementos iguais (nesse caso, animais) ao melhor estilo Bejeweled é algo que divertia sem compromisso quando você estava sozinho em uma grande fila do banco ou do médico. Zookeeper Battle, por sua vez, traz um modo multiplayer a este clássico. Será que ele funciona tão bem quanto deveria ou seria melhor cuidar desse zoológico sozinho? Hora de olhar melhor esse novo jogo para Android e iOS.

Uma briga de animais por animais e com animais

Assim como na maior parte dos puzzles, a história é realmente o ponto fraco do jogo (sem esquecer de você, Portal, seu lindo). E nem com vitamina ela pode ficar mais forte: ela praticamente não existe! Basicamente, na história, você assume o papel de um animal (entre os disponíveis, são todos os que aparecem no puzzle original) e deve duelar contra os outros em uma mistura de Zookeeper com batalha de RPG. Sim, isto faz menos sentido que cogumelos alucinógenos que fazem pessoas crescerem.


MACACO! MACACO!
Em contrapartida, a jogabilidade é algo bem trabalhado e é bem possível dizer que é o mais trabalhado de todo o conjunto. Ao iniciar o jogo, você é aleatoriamente colocado em um duelo contra outro jogador do mundo e deve formar combinações de animais iguais para conseguir pontos de ataque e defesa. Enquanto as combinações de elefantes e rinocerontes contam para a defesa, os demais animais contam para o ataque (ainda há um animal especial que dá pontos para os dois atributos).

Ao fim do tempo, o duelo se inicia de verdade, onde você ataca com seus pontos de ataque (d’uh!) o seu adversário e vice-versa. Seus pontos de defesa são reduzidos a zero e, após isto, a vida do seu animal começa a baixar. São até cinco rounds que se repetem dessa maneira e o jogo termina quando um dos animais tem toda a sua vida perdida. Você ainda pode encontrar alguns power-ups especiais, onde você pode jogar cimento em cima do seu adversário (e deixar toda a tela de jogo dele em preto-e-branco), chamar o chefe do zoológico para atrapalhá-lo ou pegar uma lupa, que mostrará todas as combinações possíveis na sua tela por alguns instantes.

Tudo isto funciona muito bem e é bem divertido, principalmente quando você se vê com o tempo terminando e não sabe mais onde fazer combinações. O problema é a quantidade de partidas que se pode fazer. O limite são duas; após isto, é necessário esperar alguns minutos para outra partida ser liberada ou comprar um item com dinheiro real. Esta mania que vem de outros jogos mobile não pega bem e compromete um pouco a diversão de Zookeeper Battle. Na verdade, isto é realmente chato e ponto final.

Você veste o que você conquista

O esquema egípcio de conquistas
Para complementar a jogatina, você tem uma lista de conquistas para desbloquear, de acordo com o seu progresso no jogo. Quanto mais você conquista, você ganha prêmios de customização do jogo e do seu avatar. Existem ainda alguns eventos em que os melhores no ranking da determinada semana também levam prêmios neste estilo. O único problema é que este é o único modo de conseguir customizar o jogo, ou seja, nada de loja e nada de moeda virtual. 

Entre estes itens, é possível encontrar roupas e planos de fundo para os animais e mensagens especiais de início e fim de partida. Os desafios são sempre entre os 100 ou 1000 melhores da semana e, se você é iniciante, terá que melhorar suas habilidades para conseguir alguma coisa e terá de ficar com seu animalzinho pelado por um bom tempo. Afinal, na natureza, eles não vestem roupas mesmo, certo?

O zoológico de mais de uma pessoa

O jogo funciona apenas para partidas online e, portanto, você não conseguirá jogar uma partida com seus amigos utilizando o mesmo aparelho, por exemplo. Além disso, o seu adversário é sempre uma pessoa aleatória pelo mundo, sendo praticamente improvável encontrar alguém que você conheça. E não há nenhum tipo de chat aberto (apenas algumas mensagens pré-determinadas como “Oi!” e “Bom jogo!”), o que pode tirar todas as suas expectativas de fazer novas amizades. 

Os efeitos sonoros são até legais e agradáveis nas primeiras vezes, mas podem enjoar com o tempo. Os gráficos são realmente bem acabados para um jogo mobile, com destaque para os avatares dos animais, todos quadrados, dando uma visão diferente para as carinhas que víamos nos jogos de Zookeeper a tanto tempo. 

Zookeeper Battle é um jogo ótimo para quem procura um puzzle diferente, algo bem mais competitivo. Mas quem procura um puzzle sem compromisso, talvez devesse dar uma olhada na outra versão para Android e iOS, Zookeeper DX, que, provavelmente, será bem mais divertido.

Requisitos

  • Compatível com iPhone, iPod touch, iPad e aparelhos com Android.
  • Requer o iOS 4.1 ou posterior e Android 2.3 ou superior.
  • Testado nos dispositivos Android Genesis GT-7200 e Samsung Galaxy Y (onde apresentou problemas com o tamanho da tela).

Prós

  • Ótima evolução da jogabilidade clássica de Zookeeper;
  • Modo multiplayer online totalmente funcional;
  • Gráficos bem acabados;
  • Sistema de conquistas, que é indispensável para a customização.

Contras

  • Falta de história;
  • Falta de um multiplayer local ou modo single player;
  • Músicas repetitivas;
  • Necessidade de compra de partidas ou espera para conseguir novas;
  • Falta de moeda virtual;
  • Necessidade de estar sempre conectado para jogar.
Zookeeper Battle - iOS/Android - Nota final: 7.5

Visual: 8.5 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 9.0 | Diversão: 9.5
Revisão: Leandro Fernandes

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Gostei da sua análise, estou jogando e gostaria de saber pra que server a taça de vinho, a vassoura e o boost item...

    ResponderExcluir
  2. TB queria saber.. nao consigo usar aquele vinho..

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google