Jogamos

Análise: Teste seus conhecimentos nos tabuleiros de Quizboard (iOS/Android)

Hora de responder perguntas sobre todas as áreas do conhecimento! E não, você não irá ganhar um milhão de reais em barras de ouro (que ... (por Gabriel Toschi em 23/12/2012, via GameBlast)


Hora de responder perguntas sobre todas as áreas do conhecimento! E não, você não irá ganhar um milhão de reais em barras de ouro (que valem mais do que dinheiro). Essa é, na verdade, a premissa de Quizboard, jogo lançado para iOS e há pouco tempo para Android. Criado pelos mesmos desenvolvedores de Planeto Quiz, um jogo completo de quiz online, ele faz com que seu conhecimento seja a principal arma para vencer seus amigos. Vamos ver se queimar tantos neurônios vale a pena.

Um tabuleiro, suas peças e todo o conhecimento do mundo

A ideia do jogo é algo bem simples e será bem familiar se você estiver acostumado com alguns jogos da série “With Friends”. Ao começar um jogo com um amigo ou qualquer pessoa aleatória nesse universo, você logo é apresentado a um tabuleiro cheio de espaços vazios e a algumas perguntas relacionadas aos mais diferentes temas. A cada resposta certa, os jogadores usam a pergunta como peça e montam um caminho até o ponto de chegada. Quando o caminho estiver completo, quem conseguiu mais pontos durante o jogo ganha. 


São muitos e muitos temas, unidos em seis grandes categorias: História, Ciência, Esporte, TV e Cinema, Geografia e Arte. Porém, principalmente na categoria sobre televisão, as perguntas são praticamente todas sobre assuntos dos Estados Unidos. A não ser que você viva lá desde que nasceu ou não goste da TV brasileira, vai ser meio difícil responder estas perguntas. Aliás, o jogo todo está em inglês, incluindo as perguntas; logo, quem não sabe muito pode acabar se atrapalhando na barreira da língua.


Tirando isso, o jogo pode se tornar bastante divertido. Existem alguns espaços especiais que dobram a quantidade de pontos de cada tipo, além de você poder fazer uma fusão entre duas perguntas para aumentar o seu valor. A batalha para formar caminhos mais longos quando você está perdendo ou encurtar os caminhos quando se está ganhando será algo bem recorrente. E se precisar conversar com seu adversário, você ainda tem à disposição um chat básico durante o jogo. 

Repare no "History of Food" nas perguntas: eles querem saber de tudo!

Responder perguntas. E só!

Um dos maiores problemas de Quizboard é a variedade. Não há nenhum tipo de modo extra, power-up ou qualquer outra coisa desse gênero. A única coisa a mais que temos são novos tabuleiros com outras formas, mas que necessitam que uma chave de ativação seja comprada, algo que não é nada interessante. Por mais que a variedade de perguntas seja muito grande, ele deixa a desejar, principalmente se compararmos com Planeto Quiz, browser game feito pelos mesmos desenvolvedores, que contém três modos de jogo diferentes.

De que adianta ter 10 se temos que pagar?
Uma das coisas que mais me chamou a atenção é que, como todo o jogo é pautado no multiplayer, ele funciona maravilhosamente bem e você ainda pode jogar com pessoas que estejam usando plataformas diferentes, ou seja, se estiver no Android, você poderá jogar com pessoas que estejam no iOS (e vice-versa)! Isso é algo que realmente falta em muitos jogos atuais (principalmente nos games multiplataforma de PC e consoles).

Os efeitos sonoros são praticamente nulos, porém, em um jogo como esse, nada que comprometa a jogatina. Os gráficos não são nada chamativos e dão um ar simples ao jogo, algo totalmente aceitável e recomendável para games deste estilo: mostram o que tem que mostrar e não atrapalham com coisas inúteis na tela. Para os que jogarem e acharem muito parecido com a série With Friends, saibam que apenas o sistema do tabuleiro é parecido. Quizboard consegue se diferenciar bem e é uma boa alternativa de diversão. Afinal, ele não custa nada em ambas as lojas.

Requisitos

  • Compatível com iPhone, iPod touch, iPad e aparelhos com Android;
  • Requer o iOS 4.3 ou posterior e Android 2.2 ou superior;
  • Testado no dispositivo Android Samsung Galaxy Y.

Prós

  • Jogabilidade fluida para um jogo de perguntas;
  • Grande quantidade de temas e perguntas;
  • Gráficos simples que agilizam a jogatina;
  • Sistema multiplayer praticamente impecável;
  • Chat nativo durante as partidas;
  • Jogatina entre Android e iOS;
  • É de graça no iTunes e no Google Play.

Contras

  • Falta de outros modos de jogo;
  • A única linguagem disponível é o inglês, atrapalhando os menos familiarizados com a língua;
  • Perguntas de TV e Cinema quase obrigatoriamente sobre a cultura americana;
  • Falta quase total de sonoplastia;
  • Para liberar os outros tabuleiros é necessário pagar uma quantia em dinheiro.
Quizboard - iOS/Android - Nota final: 6.5

Visual: 8.0 | Som: 7.5 | Jogabilidade: 8.5 | Diversão: 9.0
Revisão: Alberto Canen

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google