Jogamos

Análise: Marvel: Avengers Alliance (Social)

Lançado em Março deste ano aproveitando a onda de popularização dos jogos sociais (nomenclatura dada aos jogos que são disponibilizados na... (por Filipe Salles em 05/12/2012, via GameBlast)

Lançado em Março deste ano aproveitando a onda de popularização dos jogos sociais (nomenclatura dada aos jogos que são disponibilizados nas redes sociais como Facebook, Orkut e etc.), Marvel: Avengers Alliance te dá a oportunidade de lutar lado a lado dos super heróis mais poderosos da Terra, como Homem de Ferro, Wolverine e Hulk. O título está entre os quatro indicados na categoria "Melhor jogo social do ano" do Video Game Awards 2012, tema abordado no nosso último Live Blast. Leia nossa análise e descubra se este RPG da famosa editora vale o seu tempo!


Nova York em perigo!

O pano de fundo de Marvel: Avengers Alliance é bastante simplório, o que é de se esperar de um jogo social. Uma catástrofe conhecida como "O Pulso" cobre o planeta, desativando praticamente todos os aparelhos eletrônicos e também lança sobre o planeta milhares de pequenas pedras denominadas Iso-8, que podem transformar o bandido mais chulé em uma super ameaça.

Caberá a você, um agente novato da S.H.I.E.L.D. (agência secreta de espionagem e policiamento que lida em sua grande maioria com ameaças oriundas de super humanos, além do nome gigantesco) juntar uma equipe de super heróis e derrotar os vilões que estão aproveitando a oportunidade para satisfazer seus próprios ganhos pessoais e salvar a cidade de Nova York.


A história do jogo é dividida em capítulos, que por sua vez são divididos em seis missões, nas quais o jogador deverá derrotar as ameaças e os mini chefes existentes no mapa até encher uma barra na qual o chefão da missão estará disponível para lutar contra seu agente. Atualmente o jogo conta com nove capítulos.

Avengers, assemble! (Mas só um de cada vez)

Todo o sistema de batalha do jogo é feito em turnos, como já cansamos de jogar em séries clássicas como  Final Fantasy e Pokémon, tanto para as partidas contra o inimigo -o famoso PvE -, quanto para as partidas contra outros jogadores, que neste jogo não podem ser chamadas completamente de PvP, pois você enfrenta apenas o time que o adversário montou, porém o mesmo não tem controle sobre o time, sendo ele controlado pela IA.

Cada herói possui até quatro habilidades - exceto pelo agente criado por você, já que suas habilidades são substituídas por armas adquiridas ao longo do jogo ou compradas - que serão utilizadas no seu respectivo turno para machucar seus inimigos, curar seus amigos e causar os mais diversos tipos de efeitos, como envenenamento, cegueira, queimaduras, entre outros.


Tanto os heróis quanto os inimigos são classificados em seis tipos: Generalista, Tático, Infiltrador, Detonador, Briguento e Brutamonte, que conferem vantagens ao atacar ou receber um ataque de um oponente do tipo mais fraco. Todos ainda lembram que fogo vence grama, grama vence água e água vence fogo. Correto?
Apesar da grande facilidade em se aprender a jogar, ele demonstra também uma grande complexidade, pois as combinações de armas de seu agente somados às particularidades de cada herói abrem um leque extremamente diversificado no que se diz respeito à estratégias de luta, podendo seu time ser focado em derrubar oponentes com apenas um ataque, derrubá-los acertando diversos ataques sucessivos, ou focar o time em evasão com aplicação de debuffs (habilidades que visam diminuir gradativamente as habilidades ou vida do oponente).

Um dos pontos fracos do jogo em relação às batalhas são as atualizações que por algumas vezes tendem a causar um certo desbalanceamento, e isso acaba por criar tendências temporárias na criação dos times de PvP, o que impede a jogabilidade do game levar uma nota 10.

Temos que pegar!

Ao final do tutorial do jogo, você já terá na sua equipe alguns heróis para começar, e, para habilitar os outros heróis em seu time, você deverá "comprá-los" com os chamados Command Points, uma moeda dentro do jogo que serve exclusivamente para habilitar estes heróis e suas roupas alternativas (como o uniforme da Segunda Guerra Mundial do Capitão América).

Complete o álbum e ganhe um palito de picolé sem picolé!
E é neste momento, além dos fatores mencionados acima, que Avengers Alliance pode ser facilmente comparado à Pokémon, pois é muito provável que ao jogar você se sinta compelido a completar todo o "álbum de figurinhas" com os heróis do jogo.

Um evento selvagem aparece!

Operação Especial 5 é o evento ocorrendo
atualmente no jogo
É fato que é impossível para um jogo online ter sucesso no mercado se a equipe de administradores do jogo não presenteia seus jogadores com eventos para dar uma remexida na rotina dos "moradores" de seu mundinho.

Caso a presença constante de eventos dentro do jogo seja um critério que lhe impulsione a experimentar um jogo online, você acabou de ganhar um prato cheio! Ou melhor, você acabou de ganhar um prato transbordando, e o que acaba por ser uma vantagem pode se tornar uma desvantagem aos jogadores menos acelerados, pois a equipe de Avengers Alliance está constantemente trazendo novos conteúdos e eventos dentro do jogo e o ritmo quase diário de lançamentos neste momento do jogo vem trazendo mais frustração do que recompensa aos jogadores.

O povo, unido, jamais será vencido!

A comunidade do jogo é bastante ativa e cooperante, e os novos jogadores podem - e como jogador eu recomendo fortemente -, aprender praticamente tudo apenas frequentando o fórum oficial, desde métodos para farmar (termo utilizado comumente em jogos MMORPG que significa angariar determinado item, recurso ou experiência)  os Command Points mencionados previamente como sugestões de melhor time a se utilizar no PvP, dentre muitos outros guias montados pela comunidade.

O agente da S.H.I.E.L.D mais legal de todos
Marvel: Avengers Alliance é um jogo viciante, principalmente se você tiver um grupo de amigos que também jogam e é certeza de se tornar um tópico levantado praticamente em toda conversa dentro deste grupo, e mesmo com seus defeitos será garantia de diversão por horas a fio e tem a vantagem de poder ser um jogo casual ou incrivelmente hardcore, dependendo da vontade e disponibilidade do próprio jogador em relação ao título. Experimente e compartilhe conosco suas impressões sobre o jogo!

Prós

  • Simples de aprender, complexo de masterizar;
  • Comunidade ativa e cooperativa;
  • Grande variedade de heróis e roupas alternativas a se conquistar;
  • Disparidade entre jogadores que não compram itens com dinheiro real e os que compram é pouca, sendo perfeitamente possível ser competitivo mesmo sem gastar dinheiro;
  • Efeitos sonoros competentes.

Contras

  • Gráficos bastante simplórios e animações um pouco travadas;
  • Excesso de eventos ocorrendo simultaneamente podem atrapalhar a experiência de jogo;
  • Ausência de um modo PvP completo, com dois jogadores controlando suas equipes simultaneamente;
  • Atualizações que por algumas vezes desbalanceiam o jogo temporariamente;
  • Música dispensável.
Marvel: Avengers Alliance - Facebook - Nota final: 8.5

Visual: 7.0 / Som: 8.0 / Jogabilidade: 9.0 / Diversão: 10.0


Revisão: José Carlos Alves 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google