Jogamos

Análise: Dead Trigger (Android/iOS)

De acordo com os mais supersticiosos, não tem hora melhor para a aparição de alguma criatura maquiavélica do que na sexta-feira à noite. C... (por Ok em 14/12/2012, via GameBlast)

De acordo com os mais supersticiosos, não tem hora melhor para a aparição de alguma criatura maquiavélica do que na sexta-feira à noite. Como se isso não bastasse, daqui a exatamente uma semana o mundo acaba. E uma das formas mais utilizadas ultimamente para a ilustração do fim do mundo, do apocalipse, é através dos zumbis. Dead Trigger é um game para Android e iOS capaz de fazer a espinha de muitos gelar, mas também pode ser considerado "só mais um jogo de zumbis".

Parta para a ação

No quesito "divirta-se agora" Dead Trigger é perfeito, pois te dá apenas uma rápida introdução e já te põe para atirar nos mortos-vivos, sem muita enrolação. Os comandos por toque são muito intuitivos e completamente customizáveis, o que por si só já seria o bastante para te fazer baixá-lo, nem que fosse só para testar, já que o jogo é gratuito.

E um baita jogo!

"Colt M4", uma das armas disponíveis
apenas através do ouro.
Mas isso nem sempre foi assim. De fato, quando foi lançado, o game necessitava de uma quantia em dinheiro para ser baixado, mas justo a pirataria, que foi impiedosa com o título, acabou obrigando a desenvolvedora Mad Finger a repensar suas estratégias. Assim, eles optaram por transformar o game em gratuito, incluindo algumas funcionalidades pagas, como o ouro, utilizado para comprar itens e armas mais poderosas.

Mas mesmo quem não quiser pagar pelo ouro em dinheiro real pode se divertir e muito com o game. As armas e itens adquiridos através da moeda principal do game, os dólares virtuais, adquiridos ao final de cada missão, dão conta do recado e são capazes de literalmente estourar os miolos dos zumbis. Além disso, em algumas ocasiões especiais, os jogadores são recompensados com ouro grátis, como ao jogar por diversos dias consecutivos, ou ao ganhar um prêmio no caça-níqueis.

O modo história

Dead Trigger conta com alguns modos diferentes, mas o principal continua sendo o modo história. Este modo conta a vida de seu personagem junto à organização "New Hope" ("nova esperança", em português), a resistência dos humanos contra os zumbis, nada mais do que um grupo de sobreviventes do apocalipse que tentam ajudar uns aos outros na incansável luta por mais um dia de vida.

Um "homem grande com um charuto" acaba se tornando
um dos seus aliados no jogo.
No desenrolar da história, diversos personagens novos se juntam ao seu grupo, como um mecânico, o dono de uma rede de lojas da cidade e uma médica, mas o único personagem jogável é mesmo o protagonista, com quem você começa e termina o jogo.

Infelizmente, apesar de a história ser bem construída na maioria dos casos (digo maioria, pois, em alguns momentos, a história dá a entender que a desenvolvedora só estava procurando uma boa desculpa pra te forçar a fazer uma determinada tarefa, colocando algum diálogo raso para isso) ela também é inteiramente baseada em textos, com a total ausência de cutscenes. Não que isso prejudique a experiência do jogo, mas certamente seria um elemento enriquecedor.

O modo de sobrevivência

Além do modo história, alguns outros modos também estão disponíveis no jogo. Você pode, por exemplo, fazer uma infinidade de side quests e até mesmo jogar num caça-níqueis, mas um dos modos mais divertidos é, sem dúvidas, o modo arena, conhecido popularmente como "survival", ou simplesmente "sobrevivência".

Por quanto tempo você consegue sobreviver?
Trata-se de um modo onde você deve tentar sobreviver pelo maior tempo possível em um cenário fechado, diferente de todos os demais utilizados no modo história e nas side quests, enquanto hordas e mais hordas de zumbis aparecem para tentar devorar o seu cérebro. Além disso, em pontos estratégicos do cenário podem ser encontrados power-ups a venda, como recuperação total da saúde do personagem e do estoque de munição, ou mesmo a possibilidade de aumentar a cabeça dos zumbis por um determinado período de tempo ou de aumentar a velocidade de seu personagem.

É verdade que você só pode jogar o modo arena uma certa quantidade de vezes ao dia, mas basta abrir o jogo novamente no dia seguinte que todos os seus "ingressos" estarão disponíveis novamente.

Mutações

Como todo bom jogo de zumbis em Dead Trigger é possível encontrar diferentes tipos de monstros, sendo o mais comum, obviamente, o zumbi normal, que simplesmente caminha na direção de seu personagem, ávido por devorar sua carne. 

"Cadê o sorrisão?"

Além deste, existem alguns outros tipos, como o zumbi policial (police zombie), capaz de cuspir sangue em seu personagem para causar dano de longe, o zumbi da SWAT (SWAT zombie), dotado de uma armadura corporal que o torna muito mais resistente aos tiros, e a zumbi feminina (female zombie), que, ao avistar o herói, literalmente corre para o abraço, alcançando-o muito rapidamente com os braços estendidos. Também há o zumbi atleta (athlete zombie), mais rápido, porém menos resistente que os demais, e o zumbi brutamontes (hulk zombie), também conhecido como o "chefão", o mais poderoso e resistente zumbi do jogo, capaz de aguentar muitos e muitos tiros e de causar danos assustadores ao personagem.

E você, caro leitor? Já jogou este game essencial para os fãs dos mortos-vivos? Chegou a comprá-lo antes do jogo se tornar gratuito? Não perde uma oportunidade de explodir cabeças no tempo livre? Conte sua experiência para nós e ajude a complementar este artigo!

Prós

  • Variedade e diversidade nos inimigos;
  • Jogabilidade fácil e intuitiva;
  • Tutoriais e modos mais fáceis para os iniciantes;
  • Modo de sobrevivência;
  • Não é necessário estar conectado para jogar;
  • Possibilidade de salvar e recuperar seu progresso nas nuvens.

Contras

  • A história nem sempre é tão boa, passando por alguns momentos e diálogos bem fraquinhos;
  • Ausência total de cutscenes;
  • Cenários repetitivos tanto no modo história quanto nas side quests;
  • Trilha sonora com pouca variedade;
  • Poderia existir um modo multiplayer.

Dead Trigger - Android/iOS - Nota final: 9
Visual: 9.5 | Som: 8 |  Jogabilidade: 10 | Diversão: 9

Revisão: Thyago Cabral 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google