Como fazer ciência em alguns passos básicos: o guia de conquistas de Portal 2

O ano está acabando, quase todos estão de férias, mas nem por isso é hora de parar de estudar. É hora de fazer ciência! E nada melhor do... (por Gabriel Toschi em 30/12/2012, via GameBlast)

O ano está acabando, quase todos estão de férias, mas nem por isso é hora de parar de estudar. É hora de fazer ciência! E nada melhor do que estudar com dois robôs maníacos e uma arma que dispara portais, não? Portal 2 foi um dos maiores sucessos nos jogos de puzzle e traz mais desafios do que você pode esperar, incluindo as famosas conquistas (ou achievements para os acostumados com o inglês). Que tal se tornar um dos mais aplicados cientistas da Aperture Science com este guia de conquistas?

Portal 2 inaugura no GameBlast a coluna Achievement Blast, que trará todas as instruções para conseguir desbloquear as tão famigeradas conquistas. O jogo da Valve contém 51 proezas, que se assemelham tanto na Steam (para as versões de PC e Mac), tanto nos consoles (PlayStation 3 e Xbox 360). Logo, o guia trará também o gamerscore que cada conquista representa no Xbox (totalizando 1000 pontos) e a cor do troféu no PlayStation. Atenção: existem spoilers sobre o jogo!

Exclusivo para PS3: Portal 2 Platinum Trophy (Platina)

Se você é dono do jogo no console da Sony, é só conseguir todos os outros troféus para desbloquear o de platina, assim como nos outros jogos.

Exclusivo para Steam (PC/Mac): Talent Show

Para concluir este desafio exclusivo da versão Steam, você não pode perder nenhum cubo na câmara 6 do conjunto Mobility Gels no modo cooperativo.


Wake Up Call (5G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo quando terminar toda a introdução do modo single-player.


You Monster (5G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao reativar GLaDOS enquanto passeia pela Aperture destruida.

Undiscouraged (10G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao completar a sua primeira câmara de teste com os Thermal Discouragement Beams (lembra-se dos lasers que aparecem nos testes? Então, são eles). Isto acontece no Capítulo 2.

Bridge Over Troubling Water (10G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao completar a sua primeira câmara de teste com os Hard Light Bridges (as pontes de luz). Isto acontece no Capítulo 3.

SaBOTour (10G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao segurar Wheatley e começar a sabotar o sistema de ataque de GLaDOS. Isto acontece no Capítulo 4.

Stalemate Associate (15G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao apertar o botão para tirar GLaDOS do controle dos laboratórios e colocar Wheatley em seu lugar. Isto acontece no Capítulo 5.

Vertically Unchallenged (15G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao completar a sua primeira câmara de testes com o Repulsion Gel (o azul), que faz com que você pule. Isto acontece no Capítulo 6.

Tater Tote (15G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao se juntar com GLaDOS novamente, na antiga Aperture, quando ela está ligada em uma batata. Isto acontece no Capítulo 6.

Stranger Than Friction (15G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao completar a sua primeira câmara de testes com o Propulsion Gel, o laranja, que faz com que você aumente sua velocidade. Isto acontece no Capítulo 7.

White Out (15G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao completar a sua primeira câmara de testes com o Conversion Gel, o branco, que faz com que qualquer parede possa receber portais. Isto acontece no Capítulo 7.

Dual Pit Experiment (15G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao completar o primeiro teste feito por Wheatley duas vezes seguidas. Isto acontece no Capítulo 8.

Tunnel of Funnel (15G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao completar o primeiro teste realmente difícil feito por Wheatley, quando encontra testes já salvos por GLaDOS no sistema. Isto acontece no Capítulo 8.

The Part Where He Kills You (20G/Bronze)

Ligado à história. Você irá obtê-lo ao escapar de uma armadilha feita por Wheatley. Isto acontece no Capítulo 8.

High Five (5G/Bronze)

Após terminar o processo de calibração no modo cooperativo, faça com que Atlas e P-Body façam um “high five”.

Scanned Alone (5G/Bronze)

Este achievement pode ser coletado no Capítulo 5 da campanha principal. Quando Wheatley quebrar a porta do detector de turrets defeituosos, entre na cabine, tire o turret modelo do lugar e ocupe seu espaço. Você será escaneado e ganhará a conquista.


Good Listener (5G/Bronze)

Para receber este achievement, você deve deixar um pouco de lado a sua inteligência e aceitar o convite de GLaDOS ao entrar na “última câmara de teste”, ao fim do Capítulo 4. Tudo bem, você vai morrer com neurotoxinas, mas é por uma boa causa.


Team Building (10G/Bronze)

Conquista ligada à campanha cooperativa, é liberada ao completar todas as câmaras de teste do conjunto Team Building.

No Hard Feelings (10G/Bronze)

No Capítulo 5 da campanha single-player, você deve salvar um turret quase destruído de uma fornalha para conseguir o achievement. É só pegá-lo com a Portal Gun e sair da linha de montagem.


Confidence Building (10G/Bronze)

Conquista ligada à campanha cooperativa, é liberada ao completar todas as câmaras de teste do conjunto Mass and Velocity.

Preservation of Mass (20G/Bronze)

Este achievement tem uma explicação bem interessante. No fim de cada fase da série, não era possível levar nenhum tipo de objeto, pois ele se desintegrava. Na câmara de teste 7 do Capítulo 2, este mecanismo de desintegração está quebrado. Logo, você deve levar um cubo e passar pela máquina para conseguí-lo.


Air Show (20G/Bronze)

Enquanto você joga no modo cooperativo, você deve fazer dois gestos antes de tocar no chão. O melhor jeito para fazer isto é quando entrar em um Excursion Tunnel (aquele túnel que te leva para uma direção sem deixá-lo cair no chão).

Bridge Building (15G/Bronze)

Conquista ligada à campanha cooperativa. É liberada ao completar todas as câmaras de teste do conjunto Hard-Light Surfaces.

Gesticul-8 (15G/Bronze)

Este é muito simples, apenas realize cada um dos 8 gestos disponíveis no modo cooperativo pelo menos uma vez (lembrando que, ao adquirir um destes gestos, Atlas e P-Body os realizam automaticamente e desta vez não conta para o achievement).

Obstacle Building (15G/Bronze)

Conquista ligada à campanha cooperativa, é liberada ao completar todas as câmaras de teste do conjunto Excursion Funnels.

Portrait of a Lady (10G/Bronze)

Esta conquista pode ser realizada no Capítulo 7, após a primeira câmara de teste com o Propulsion Gel. Você deve entrar em uma sala inacessível usando um portal e encontrar um grande quadro na parede com uma pintura de Cave Johnson e Caroline.


Ship Overboard (10G/Bronze)

Uma boa dica é pegar este achievement juntamente com o Door Prize, já que você terá de encontrar uma boia, o experimento perdido, no Capítulo 6. Ela fica bem próxima a algumas portas vitrificadas.


Can’t Touch This (10G/Bronze)

Você deve bloquear os tiros de um turret utilizando um Hard-Light Bridge (as pontes de luz) e dançar na frente dele no modo cooperativo. Uma boa dica para conseguí-lo é a câmara de teste 6 do terceiro conjunto do modo co-op (Hard-Light Surfaces).

Pturretdactyl (5G/Bronze)

No Capítulo 2, câmara de teste 6, você deve pegar um turret e lançá-lo por meio de um Aerial Faith Plate (as catapultas eletrônicas).


You Made Your Point (10G/Bronze)

No Capítulo 8, quando Wheatley assume o controle da Aperture, seu primeiro teste é apertar um botão. Para ganhar o achievement, é só mostrar quem manda e não fazer nada por um minuto.

Door Prize (20G/Bronze)

Para alcançar esta conquista, você deve encontrar seis portas de câmaras de teste vitrificadas e apertar o intercomunicador ao lado de cada uma no Capítulo 6. Lembre-se que três delas estão escondidas em um corredor acessível apenas atrás de um armário.


Pit Boss (30G/Bronze)

Mais um achievement no estilo “faça o que o robô maníaco está falando”. No Capítulo 9, Wheatley prepara uma armadilha para Chell, mas ela consegue fugir. Quando ele pedir pra você voltar ao local da armadilha, atenda ele e volte para ganhar o achievement.


Asking for Trouble (10G/Bronze)

Em cada câmara de teste do modo cooperativo, existe uma câmera na saída da fase. Provoque GLaDOS pelo menos uma vez em cada conjunto de câmaras.

Final Transmission (20G/Bronze)

Na câmara de teste 6 do Capítulo 2, no momento em que GLaDOS soltar lixo em vez do cubo, pegue o rádio e encontre o esconderijo de Rat Man. Neste momento, a música do rádio irá ser alterada e você receberá a conquista.

Este novo sinal recebido pelo rádio é um dos easter eggs mais malucos da história! Ele, na verdade, é um sinal de satélite. Ao ser decodificado (por programas disponíveis na internet, por exemplo), ele mostra uma imagem da Lua com o símbolo da Aperture Science. Sim, uma referência ao final do jogo!


Schrodinger’s Catch (20G/Bronze)

Para esta conquista, você precisa pegar um cubo revestido de Repulsion Gel antes que ele toque o chão ao cair de um grande recepiente de vidro.


Four Ring Circus (25G/Bronze)

Para este desafio, você deve ultrapassar 4 portais sem tocar o chão no modo cooperativo. Um bom jeito de fazer isso é fazendo um loop infinito (um portal em cima e um portal embaixo). Faça um desses e entre nele. Seu parceiro deverá fazer um portal em qualquer lugar e o outro no lugar do seu portal que está embaixo.

Empty Gesture (25G/Bronze)

Este se assemelha muito ao Narbacular Drop. Enquanto seu parceiro estiver fazendo um gesto no modo cooperativo em cima de uma Hard-Light Bridge (ponte de luz), tire a ponte debaixo dele e ganhe o achievement.

Smash TV (75G/Bronze)

Hora de fazer bagunça! Para desbloquear este, você deve quebrar 8 televisores onde Wheatley aparece no Capítulo 8. Cada um tem seu modo próprio de destruição.


Party of Three (25G/Bronze)

Na última câmara de teste do modo cooperativo, você deve encontrar o Companion Cube escondido na fase para ganhar o achievement e formar sua “equipe tripla” de ciência.


Iron Grip (20G/Bronze)

Na câmara de teste 6 do conjunto Mass and Velocity no modo cooperativo, sua tarefa é não perder nenhum cubo ao resolver o puzzle.


Triple Crown (15G/Bronze)

Mais um desafio do modo cooperativo, no conjunto Mass and Velocity. Sua tarefa é terminar 3 câmaras deste conjunto em menos de 60 segundos cada.

Portal Conservation Society (20G/Bronze)

No modo cooperativo, termine a terceira câmara de teste do conjunto Hard-Light Surfaces com apenas 5 portais ao total.


Still Alive (15G/Bronze)

Um mega desafio para o modo cooperativo: você deve terminar todo o conjunto de câmaras Excursion Funnels sem morrer nenhuma vez. Todas as câmaras, nada de mortes.

Drop Box (20G/Prata)

Este é realmente simples: você só precisa colocar um cubo em um botão apenas utilizando os portais, ou seja, sem usar a Portal Gun para carregá-lo manualmente. Um momento perfeito para tal é a sexta câmara de teste do Capítulo 2.


Narbacular Drop (25G/Prata)

Você deve apenas, para receber este, colocar um portal embaixo do seu parceiro no modo cooperativo enquanto este estiver fazendo um dos gestos disponíveis.

Narbacular Drop é, na verdade, o nome do jogo indie que deu origem ao primeiro Portal! Este jogo, criado por dois alunos de Game Design, tinha a mecânica de criar grandes portais de pedra que teletransportavam o personagem. Eles foram contratados pela Valve e Narbacular Drop se tornou a série Portal.

Rock Portal Scissors (20G/Prata)

Talvez um dos troféus mais difíceis (dizendo isso por experiência própria), já que é baseado totalmente em sorte. No modo cooperativo, vença três partidas de pedra-papel-tesoura seguidas.

Overclocker (30G/Prata)

Um simples desafio de tempo: complete a décima câmara de teste do modo singleplayer em menos de 70 segundos. Treino será fundamental para isso, gafanhoto.

Friends List With Benefits (50G/Prata)

A ideia aqui é dar um abraço em três pessoas diferentes da sua lista de amigos da PSN, da Xbox Live ou da Steam enquanto você joga no modo cooperativo. Atenção: esse é um dos únicos achievements do modo cooperativo que devem ser feitos por jogatinas online, logo, o split-screen não funciona aqui.

Lunacy (20G/Ouro)

Ligado à história. Você irá obtê-lo quando chegar ao fim da campanha single-player, enviando Wheatley para a Lua.

You Saved Science (100G/Ouro)

Conquista ligada à campanha cooperativa, é liberada ao completar todas as câmaras de teste do modo co-op.

Professor Portal (75G/Ouro)

Um dos desafios que mais vale a sua amizade no mundo real do que sua habilidade no jogo. Primeiramente, complete o modo cooperativo. Depois, você deve completar as primeiras câmaras com alguém que nunca tenha jogado o modo cooperativo antes. Atenção: esse é um dos únicos achievements do modo cooperativo que devem ser feitos por jogatinas online, logo, o split-screen não funciona aqui.

Foram 51 conquistas muito suadas para finalmente chegar a conclusão total de mais um grande clássico da Valve! Qual é o próximo jogo que você quer ver no Achievement Blast?
Revisão: Jaime Ninice 

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google