Perfil

Prompto Argentum, fotógrafo e melhor amigo do príncipe

Prompto é um dos companheiros do príncipe Noctis em Final Fantasy XV (PS4/XBO).

O jovem Prompto conheceu o príncipe Noctis quando ainda eram crianças e se tornaram amigos  apenas na adolescência, mesmo Prompto não possuindo sangue real. Além de ser o atirador do grupo, usando de armas de fogo e armas tecnológicas durante o jogo, também é o fotógrafo, que registra todas as aventuras do grupo. O texto a seguir pode conter spoiler..


O menos querido pelos fãs

Como quase todos os personagens presentes em Final Fantasy XV (PS4/XBO), Prompto foi anunciado para Final Fantasy Versus XIII, jogo que foi cancelado. Por esse motivo o design do herói sofreu modificações, o cabelo adquiriu o tom dourado e foi modelado para cima, além de seu rosto se tornar mais áspero, para trazer um rosto mais masculino.

Para fazer com que os personagens ganhassem vida, foi criado um time para debater e criar os traços pessoais dos personagens principais. Esse time também possuía a função de prestar atenção no feedback dos jogadores, principalmente nos do Prompto, que muitos disseram ser irritante, para o contexto em que ele se encontrava.


Com a ajuda desse feedback, o time então decidiu focar em determinados aspectos da personalidade para  que ele se tornasse mais simpático. Fazendo com que a fotografia do jogo fizesse parte de sua personalidade, deixando-o mais próximo dos jogadores, até mesmo sua apresentação em Brotherhood Final Fantasy XV foi criado para essa finalidade.

Pedido de Luna

Prompto passou sua infância vivendo em Insomnia, em Crown City, isolado do resto de Lucis pela muralha. Sendo um jovem solitário e acima do peso, que aparentemente não conhecia seus pais e nem tinha amigos, sua vida consistia em tirar fotos e comer coisas não saudáveis, o que acabou levando o garoto ao sobrepeso.


Um dia ele acha um cachorro ferido, leva-o para casa e cuida dele, enquanto procura o verdadeiro dono do animal. Já saudável e curado, o cachorro retorna para sua dona, Lunafreya Nox Fleuret, que envia uma carta de agradecimento para Prompto por cuidar de Pryna e pede que ele faça amizade com Noctis, já que frequentam a mesma escola.

Prompto tenta interagir com o príncipe, porém, tropeça e recebe ajuda do príncipe, que o chama de pesado. Após esse evento Prompto começa a correr e faz uma dieta para emagrecer. Durante o colegial o jovem então se aproxima de Noctis novamente que o reconhece e os dois começam a conversar.

Final Fantasy XV

Em Final Fantasy XV, nosso herói viaja junto a seus amigos, para que o príncipe Noctis encontre a princesa Lunafreya e se case com ela. Mas os planos dos nossos heróis são atrapalhados quando o império de Nilfheim, ataca o reino de Insomnia, causando a destruição do local onde os heróis cresceram.

Graças a personalidade de Prompto, durante a jornada  escutamos o herói fazendo piadas e brincadeiras. Com a necessidade de ser útil a seus amigos ele muitas vezes age de forma impulsiva, como, por exemplo, pilotar uma nave voadora ao levar Noctis para enfrentar Leviathan, ou a sua enorme preocupação ao cuidar de Ignis que perdeu parte de sua visão.

Episódio Prompto

O episódio onde podemos usar Prompto possui características de jogos em primeira pessoa com elementos de jogos focados em furtividade. O herói pode carregar quatro armas, sendo fixas a pistola e uma arma de combate corpo-a-corpo. Os outros dois estoques são para granadas e armas de longo alcance como rifles, metralhadoras e bazucas.

Prompto descobre ser um clone de Verstael Besithia, cientista de Nilfheim, que criava clones para fundi-lo com os daemon, criando assim o exército usado pelo império. Porém, Prompto sofreu uma anomalia em suas células, o que permitiu ao herói ser único perante aos outros, por conta disto ele possui um código de barras no braço direito.


Durante essa jornada com Prompto vemos a insegurança dele em relação a seus amigos, já que o jovem vivia solitário até conversar com príncipe Noctis, e seu questionamento sobre a lealdade deles, caso soubessem de seu passado. Com a ajuda de Aranea, uma mercenária, o herói consegue achar sua resposta e segue em direção a seus amigos para ajudá-los.

Síndrome de impostor

Como todos os protagonistas da história, Prompto possui quatro designs, sendo o primeiro  feito durante sua aparição em Final Fantasy Versus XIII, o segundo pertencente a Brotherhood: Final Fantasy XV e os dois designs apresentados para nós em Final Fantasy XV, sua versão comum e sua versão 10 anos no futuro.


Em Brotherhood o jovem está acima do peso e possui uma personalidade solitária, porém, gentil . Após emagrecer a personalidade de Prompto aparentemente se torna mais alegre, fazendo piadas ao se divertir durante a aventura, cantando músicas de jogos antigos, quebrando a quarta parede e fazendo referências a cultura pop.

Contudo, essa alegria esconde uma síndrome de impostor, o jovem busca sempre agir da forma que as pessoas esperam, buscando sempre esconder a verdade sobre si. Sua personalidade também esconde um grande pensador, que consegue levantar o astral dos outros, e de certa forma manter o grupo unido.


As animações de Prompto foram pensadas cuidadosamente pela equipe de desenvolvimento, por causa de sua dualidade, o herói está sempre se movendo e possui o tempo de reação mais rápido do grupo. O jovem também se diz claustrofóbico, acrofóbico, odiador de insetos e possuidor de uma boa afinidade com animais.

Entre fotos e tiros

Prompto não possui um background militar, sendo um iniciante em combates, mas ele aprendeu um pouco de combate com a Guarda Real, Kingsglaive, para que  pudesse auxiliar Noctis e seus amigos durante a jornada. Também aprendeu a usar armas de fogo, evitando assim um combate direto e auxiliando seu grupo a distância.


As habilidades de Prompto com armas de fogo também causam debuff nos inimigos, tornando-o um excelente suporte contra grandes números de inimigos. Ele também é responsável por tirar fotos durante o jogo, até mesmo durante os combates, e que podem ser modificadas com uma grande variedade de filtros.

Mais próximo do jogador

Prompto é um personagem divertido e muitas vezes suas habilidades deixam o combate mais fácil, seja puxando uma grande quantidade de inimigos para uma área ou deixando-os com penalidades. Sua complexa história também ajuda a nos apegar ao herói, deixando o sentimento de estarmos mais próximo dele.

Graças a essa combinação, ele se torna um personagem tão importante para a história, funcionando como alívio cômico e a ligação entre os personagens. Alguns personagens como Yuffie e Sazh, são sempre bem vindos durante a franquia, e eu espero que Prompto apareça em mais mídias e nos divirta com suas piadas.


Revisão: Diogo Mendes

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google