Jogamos

Análise: Minecraft Story Mode: Ep. 7 (Multi) embarca na ficção científica

Inteligência artificial é a mais nova ameaça à Ordem da Pedra.


O ditado popular de que logo após a tempestade vêm momentos de calmaria poderia ser usado como sinopse do mais recente capítulo de Minecraft Story Mode. Com título “Acesso Negado”, o sétimo episódio da série da Telltale cria novas situações capazes de elevar ao extremo o nível de tensão entre os integrantes da Ordem da Pedra. Aproximando-se de seu final, a trama no universo quadriculado da franquia da Mojang vai apresentando muito mais acertos do que erros.


O clima de suspense encontrado em “Um Portal para o Mistério”, episódio anterior, sai de cena e dá espaço ao gênero de ficção cientifica. A ameaça agora vem de uma inteligência artificial que pretende controlar todos os seres vivos para criar um universo com eficiência total. Cheio de referências a outras obras, a aventura pode ser experimentada tanto por aqueles que estão acompanhando a narrativa desde o começo quanto por quem ainda não experimentou Minecraft Story Mode.

Nervos à flor da pele

O episódio “Acesso Negado” tem início com Jesse e seus amigos de volta ao corredor dos portais. O grupo continua procurando o caminho para casa, mas parece que nenhuma das passagens é capaz de levá-los à terra natal. O acúmulo de insucessos começa a estremecer a relação do time e uma de suas primeiras escolhas é entre colocar panos quentes ou inflamar ainda mais o ambiente. O desenrolar da situação resulta na Ordem da Pedra chegando a um mundo que, no primeiro momento, parece deserto e inóspito. Até poderia ser melhor se não houvesse ninguém por perto mesmo…

A primeira criatura encontrada é um zumbi bem mais resistente e com uma espécie de mecanismo acoplado na cabeça. Os mortos-vivos conduzem os protagonistas para uma pequena vila onde os habitantes e animais apresentam comportamento fora do comum, além de terem o mesmo tipo de equipamento tecnológico preso na nuca. Logo, o grupo descobre que todos são controlados pelo supercomputador PAMA, inteligência artificial criada para melhorar o universo.
Olá PAMA

PAMA acredita que a evolução só vem quando todos agem de maneira eficiente e, para tirar o máximo dos seres vivos, nada melhor do que controlá-los. Depois de já ter dominado seu mundo, o computador quer invadir outras dimensões, algo que a Ordem da Pedra não poderá permitir. Na jornada, Jesse encontrará também uma misteriosa pessoa, confiar ou não nela mudará completamente o destino de todos.

Eu entendi a referência

Um dos pontos fortes de “Acesso Negado” é a quantidade de referências. O próprio modo de agir de PAMA é semelhante ao de Ultron, vilão que estrelou a segunda aventura cinematográfica dos Vingadores, ou VIKI, antagonista de “Eu, Robô”. Também é difícil não lembrar do Pensador Profundo, do “Guia do Mochileiro das Galáxias”, quando a Ordem da Pedra encontra o supercomputador pela primeira vez. Em determinado ponto da história, Jesse precisa usar um capacete de realidade virtual para controlar alguns zumbis. Seria referência à chegada de Minecraft aos dispositivos VR?
Referência?

Problemas contínuos

O maior defeito de Minecraft Story Mode continua sendo o pouco tempo disponível para se fazer as escolhas. No episódio sete, essa questão se torna ainda mais crítica em alguns momentos em que a legenda aparece na cor vermelha sobre um fundo marrom, deixando a leitura praticamente impossível. Quem não consegue compreender bem a língua inglesa, pode acabar se perdendo com as legendas.

Comparando com “Um Portal para o Mistério”, a quantidade de quebra-cabeças a serem resolvidos em “Um Portal para o Mistério” diminui. Apesar de aparecerem em menor número, os puzzles do capítulo sete exigem mais concentração e atenção do jogador.
Não irrite PAMA

Rumo à conclusão

Um dos melhores momentos de “Acesso Negado” é o seu final, que acontece de maneira que cria ótimas expectativas para o oitavo e último capítulo de Minecraft Story Mode, que deve ser lançado em breve. De maneira geral, a série vem cumprindo seu papel e mostrando que o gênero de tomada de decisões pode fazer sucesso até em franquias que, aparentemente, não se encaixariam neste formato. Fica agora a espera para que o próximo episódio, que terá o sugestivo título “O Fim da Jornada?”, consiga proporcionar um grande desfecho para a saga da Ordem da Pedra.

Prós

  • Mantém a boa narrativa dos episódios anteriores;
  • Boas referências ao universo da ficção científica;
  • Cria um ótimo gancho para o próximo capítulo.

Contras

  • O tempo para fazer escolhas é curto demais;
  • Algumas legendas têm cores que dificultam a leitura;
  • Falta de quebra-cabeças
Minecraft Story Mode: Ep. 7 — PS3/PS4/X360/XBO/PC/iOS/Android — Nota: 7.5
Plataforma utilizada para análise: PC
 Revisão: Vitor Tibério

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google