Fallout 4 (Multi) — Só os melhores mods

Pequenas modificações que fazem uma enorme diferença.


Aproveitando os últimos anúncios da Bethesda sobre Fallout 4 (Multi), nos quais foram anunciados um suporte oficial para mods em todas as plataformas e a vinda do primeiro DLC Automatron (Multi) ainda este mês, resolvi fazer uma pequena, porém poderosa, lista de mods.


Neste artigo, foram selecionados apenas alguns mods que considero realmente essenciais, sem dividi-los em categorias e evitando os que somente envolvem texturas ou qualquer melhoria gráfica, de modo que as recomendações sejam viáveis a qualquer jogador, independente da potência de seu computador. Tenho esperança que estas recomendações em breve também sirvam para os consoles.

Em uma Wasteland mais simples

Apesar da Bethesda se declarar favorável a utilização de mods em seus jogos, a desenvolvedora parece ter dificultado um pouco seu uso em Fallout 4. Em outras palavras, não basta mais apenas arrastar os novos arquivos para as pastas do game. Não entre em pânico, porém: basta realizar algumas pequenas alterações e você estará preparado para usar a maioria dos mods.


Como habilitá-los no PC:

  1. Vá até a pasta de Fallout 4 que esá em “Documents/My Games/Fallout 4”;
  2. Procure pelos seguintes arquivos: “Fallout4Prefs.ini” e “Fallout4.ini”;
  3. Clique com o botão direito do mouse em Fallout4Prefs.ini, selecione “Propriedades” e se assegure de desmarcar a opção “somente leitura”;
  4. Abra Fallout4Prefs.ini com um editor de texto de sua preferência. Particularmente, prefiro usar o Bloco de Notas, mas é possível também usar Wordpad ou qualquer outro;
  5. Procure a linha contendo a palavra “Launcher” (Dica: Utilize o comando “Ctrl + F” para encontrá-lo mais rapidamente). Diretamente abaixo, adicione a seguinte linha:
    bEnableFileSelection=1
  6. Salve e feche o editor;
  7. Abra o arquivo Fallout4.ini também utilizando um editor de texto;
  8. Adicione as seguinte linhas a Fallout4.ini:
    [Archive]
    bInvalidateOlderFiles=1
    sResourceDataDirsFinal=
  9. Salve e feche o editor.

Armorsmith Extended

Se você é fã de RPGs, com certeza já se deparou com o dilema Aparência x Stats. Esse é o grande impasse não só de Fallout 4, como da maioria dos RPGs atuais. Infelizmente, na maior parte da vezes, a decisão é simples: escolhe-se o item que lhe deixa mais poderoso, de acordo com o tipo de personagem que você deseja construir.

O mod Armorsmith Extended, que possui como pré-requisito o Armor and Weapon Keywords Community Resource, faz inúmeras alterações relacionadas as vestimentas de seu personagem, permitindo que você vista que você vista várias peças de roupa simultaneamente, umas sobre as outras. Em outras palavras, você pode colocar suas peças de armadura poderosas e, ao mesmo tempo, por cima destas, um traje esteticamente estiloso, como um sobretudo, uma jaqueta de couro ou qualquer outra coisa de que goste. No final das contas, os benefícios de todas as vestimentas são cumulativos.

Armor and Weapon Keywords Community Resource (AWKCR)

O propósito deste mod é criar uma estrutura padrão para armadura e itens cosméticos, sendo essencial para prevenir conflitos no momento de desenvolvimento pelos programadores. Com este mesmo objetivo, ele também cria um padrão no espaço ocupado por tais itens.

Entendeu tudo? Caso a resposta seja “não muito”, não tem problema. O que é realmente necessário saber é que este mod é um pré-requisito não apenas para o Armorsmith Extended, como também para muitos outros que envolvem construção e uso de roupas e armaduras.

Lowered Weapons

É natural que jogos em primeira pessoa apresentem constantemente a visão de uma arma ou mesmo sua mãos, caso não se tenha nenhuma arma ou item equipado. O problema é que esse elementos atrapalham quando se quer tirar um print de uma cena divertida ou de um easter egg. Além disso, a ausência deste item ou das mãos também se mostraria útil no momento em que se está procurando por item ou inimigo oculto.

Lowered Weapon faz com que seu personagem mantenha as mãos abaixadas, mesmo que você esteja portando uma arma grande. Além disso, mantém sua arma visível por um curto período de tempo após realizar um disparo, adiciona um botão especifico para manter sua arma levantada novamente e, na presença de inimigos, mantém a arma levantada durante todo o tempo, de forma que, caso você precise voltar modo normal de jogatina, não é preciso se preocupar em desinstalar o mod.

Enhanced Blood Textures

Sei que prometi não sugerir mods de textura e alterações gráficas, mas quando me deparei com este foi difícil evitar. Enhanced Blood Textures faz com que todo o sangue fique em alta resolução e tenha mais profundidade, o que ressalta a violência do game. Isso fará de Fallout 4 um game mais gore, além deixar a física dos respingos de sangue mais realista.

Longer Power Lines

Uma dos maiores novidades e ao mesmo tempo um dos maiores atrativos deste game da série Fallout é o novo sistema de crafting que agora permite que você construa não somente armas e vestimentas, mas também toda uma comunidade e coisas que a compõem. É lógico que isso gera muitos pequenos problemas.

Um dos principais deles é a construção da parte elétrica, mais especificamente ligar os cabos geradores aos dispositivos que necessitam de energia, principalmente no momento de calcular a distancia entre cada um elementos que você deseja interligar. Longer Power Lines tem como objetivo aumentar o comprimento dos cabos elétricos em duas ou três vezes,  até mesmo infinitamente, pondo fim a este tipo de empecilho.

Any Mod Any Weapon

Any Mod Any Weapon permite que você construa e acople qualquer mod em qualquer arma, inclusive armas brancas. Apesar disso resultar na produção de armas bizarras, o que é muito divertido, este mod pode desequilibrar bastante os atributos de seus equipamentos. Nada que um aumento da dificuldade do jogo não resolva.

Create a New Settlement Anywhere

Apesar de não ser propriamente um mod (sendo, na verdade, um arquivo .bat), essa alteração é com certeza uma das melhores dessa seleção. Ela permite que você construa seu assentamento não somente em lugares predeterminados pelo game, mas em qualquer lugar da Wasteland. O único problema é que você precisa executar alguns comandos no “command console” do game, o que pode ser confuso para alguns jogadores.

No dotdotdot

Depois de dezenas de horas de jogatina, é normal que você acumule um grande arsenal de raridades, mas o problema é que este tipo de equipamento geralmente possui um nome longo, então fica difícil diferenciá-lo de outros semelhantes, como no caso de duas espingardas.

No dotdotdot, entretanto, resolve este problema (como o próprio nome sugere), retirando a reticencia (“...”) do final dos itens que possuem nomes longos na descrição de seu pip-boy. O que essa pequena modificação faz realmente é diminuir o tamanho da fonte, apresentando o nome dos itens por completo.

Higher Settlement Budget

Este mod permite que você aumente o tamanho de seu assentamento, expandindo os limites normais do game. Isso não só soluciona problemas no momento de construir novas instalações como pode ajudar a transformar seu assentamento em uma verdadeira metrópole que irá deixar qualquer habitante de Diamond City morrendo de inveja.

Settlement Supplies Expanded

Não há muito o que dizer a respeito deste mod: ele adiciona novos itens de mobília (camas, cadeiras e bancos), novos tipos de portas, cercas de arame, paredes com grades, objetos de decoração entre outras coisas. Infelizmente, seu projeto foi descontinuado, de modo que, além de seu autor não concluí-lo, ainda corre o risco de parar de funcionar em alguma atualização futura do game.

A comunidade é seu parque de diversões

Esses mods podem trazer grandes vantagens a sua jogatina fazendo com que se torne muito fácil, pouco desafiadora. Caso isso ocorra, não hesite em aumentar a dificuldade do jogo. Lembre-se de que você não é obrigado a nada; estas são apenas sugestões. Você pode instalar apenas um ou todos estes mods simultaneamente (sim, a maioria deles são compatíveis); o importante é se divertir.

E, então, meu caro leitor, de quais mods você gostou mais? Tem algum outro que considere também essencial para as jogatinas? Adoraríamos ler seus comentários.

Revisão: Bruno Alves
Manoel Siqueira Silva é formado em Análise de Sistema e Filosofia pela UFSCar. Aprecia games de todos os gêneros, mas confessa ter uma queda por RPG e jogos de mundo aberto. Está sempre em busca de games de qualidade que foram subestimados ou são desconhecidos. Este ser pode ser encontrado no Twitter e no Facebook.

Comentários

Google+
Facebook


Podcast

Ver mais

No Facebook

Ver mais