Jogamos

Minecraft: Story Mode (Multi) lhe conta uma aventura fantástica

Telltale arrasa novamente contando-nos uma história envolvente, cheia de ação e mistérios dentro do universo de Minecraft.



Minecraft: Story Mode (Multi) é um jogo storyteller de aventura desenvolvido e distribuído pela Telltale Games em parceria com a Mojang. O título conta a história de Jesse e seus amigos dentro do mundo de Minecraft. Nele, suas escolhas e ações influenciarão o desenrolar da história.

O game é divido em cinco episódios, sendo o primeiro, Order of The Stone, lançado em treze de outubro e o segundo episódio, Assembly Required, previsto para o final do ano. Os demais episódios não possuem uma data estipulada. A Telltale informou que tentará lançar um novo episódio entre cinco e oito semanas.

Personalização do jogador

Com comandos fáceis e disponível em sete idiomas, Minecraft: Story Mode pode ser jogado por qualquer pessoa, inclusive por aqueles que nunca jogaram Minecraft (Multi), mas é claro que aqueles que são familizaridos com a atmosfera do jogo se sentirão em casa.


O jogo o leva em um mergulho profundo no universo de Minecraft, onde você controlará Jesse, um aventureiro comum deste mundo fantástico, na companhia de seus amigos, Alex e Olívia, e de seu bicho de estimação, o porquinho Reuben.

Jesse e seus amigos representam jogadores dentro de Minecraft, com cada um deles representando esteriótipos comuns dentro deste título. Jesse é o aventureiro, sempre com uma espada na mão, Olívia é fissurada por engenhocas feitas com redstone e Alex gosta de explodir coisas.


Minecraft: Story Mode é diferente do Minecraft que todos conhecemos. Story Mode é uma história interativa, com um roteiro predefinido onde suas escolhas poderão mudar o desenrolar da história. Minecraft: Story Mode não é um jogo de aventura como seu irmão mais velho.

Mundo imaginário ou servidor oficial?

A medida em que a história vai sendo contada, o mundo vai desabrochando aos seus olhos. Cada troca de cena é um sentimento nostálgico para quem joga ou jogou Minecraft. A trama lhe põe diante de situações cotidianas deste mundo ficcional, apresentando-lhe NPCS e toda uma cadeia de eventos.

A história que você está jogando pode ser vivenciada de formas parecida nos vários servidores criados por players em Minecraft. A impressão que temos é que estamos jogando em um servidor dedicado ao roleplay, pois toda a ambientação da história é muito parecida com o que encontramos ingame nestes servidores.

Atualização 1.8

Minecraft: Story Mode nos apresenta uma ambientação referente ao último update de Minecraft, o Bountiful Update. Os elementos deste update são tão utilizados na história que torna-se uma propaganda dizendo: “Veja os novos itens que você pode fazer em Minecraft”.



O jogo também apresenta muitos elementos que existem de fato em Minecraft, mas que a maioria das pessoas desconhecem. Muitos devem achar que Minecraft se trata apenas de um jogo de “construir casinhas e cavar buracos”, mas Minecraft: Story Mode nos apresenta diversas faces deste game, tais como: o combate, a alquimia, a criação, a exploração e a socialização.

Propagandas à parte, a animação utilizada no título é genial. Ela nos remete a todos aqueles vídeos de animação encontrados na web. Os gráficos em pixel art possuem um shader effect muito bonito e a sincronização da boca do personagem com a dublagem é algo excepcional. Além disso, sua trilha sonora é envolvente, adequando-se majestosamente a cada cena. Os efeitos sonoros são originais de Minecraft, deixando a história fiel ao jogo.

A ilusão do controle

Apesar da oportunidade de escolher as ações do personagem estar ali, todas elas levam ao mesmo desfecho. As mudanças são mínimas e não alteram a história. Essa falsa sensação de liberdade de escolha é sentida ao fazer um replay do game, o que pode ser decepcionante.

O show não pode parar

Minecraft: Storymode se mostrou um jogo excelente, com uma história envolvente, cheia de ação, mistérios e humor na medida certa. Um game para todos os públicos, principalmente para os fãs. Ao zerá-lo, você sentirá uma imensa vontade de jogar Minecraft (Multi) original.


Prós

  • Fiel ao Minecraft;
  • Trilha sonora excelente e ótima dublagem;
  • Sete idiomas disponíveis, inclusive o Português.

Contras

  • Falsa sensação de escolha;
  • Episódio curto, com cerca de duas horas de jogo;
  • Episódios adicionais a serem lançados.
Minecraft: Storymode — Multi — Nota: 9.0
Revisão: Jaime Ninice
Capa: João Leal 

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google