Blast Test

Distance (PC) é um jogo de corrida futurista e surreal

O novo game da Refract tenta ocupar o vazio deixado por antigas franquias como F-Zero e Nitronic Rush.

Desde o lançamento de F-Zero (SNES) até os dias de hoje, várias desenvolvedoras tentaram copiar sua fórmula para fazerem um jogo a altura, dentre os principais podemos destacar Daytona USA (Multi) e Wipeout (Multi). Tendo isso em vista, a Refract está desenvolvendo Distance (PC), um novo game de corrida que ainda dará o que falar.
Para começar, o novo game da Refract se autocategoriza como um Survival Racing, ou seja, um jogo de corrida cujo objetivo principal vai além de ultrapassar o máximo de carros possíveis para tentar ficar em primeiro lugar. Na verdade, o que importa aqui é alcançar a linha de chegada seja inteiro ou literalmente pela metade.
Apesar de não ser considerado como algo essencial nesse gênero, o jogo possui uma história, porém esta ainda não foi implementada ao game, o que é normal se tratando de uma versão beta. De qualquer maneira, de acordo com o desenvolvedora, pode-se dizer que ela girará em torno de uma caótica e deturpada cidade, que contém uma misteriosa história e cabe a você explorar e descobrir as peças de seu passado.
Tanto os carros quanto as pistas apresentam um visual que lembra muito as baladas raves, cheia de luzes fluorescentes em meio a uma semiescuridão. Ao redor das pistas, é comum encontrar prédios e placas que aparentam ser propagandas, provavelmente, elementos que serão justificados quando a história do game for implementada.
As músicas seguem o mesmo estilo do visual, tendendo ao gênero eletrônico. Aliás, vale a pena mencionar que todas as músicas do game foram compostas pelo premiado músico Jordan Hemenway, que criou as músicas para indies como Nitronic Rush (PC), Solace (PC), e The Fourth Wall (PC).
Durante as corridas você perceberá que os carros possuem algumas habilidades bem incomuns comparadas aos jogos de corrida tradicionais, como boosting (turbo), pular, voar e girar. O boosting aumenta em muito a velocidade do carro, porém, se usado demais, faz com que o carro superaqueça a ponto de explodir. O pulo serve para evitar penhascos e, principalmente, se esquivar de armadilhas. Enquanto o voo é para ser bem sucedido em abismos ainda maiores e quando, por qualquer motivo, você sair da pista, além disso, ele esfria o motor do carro. E, por fim, há ainda a possibilidade girar o carro, tanto no ar como na terra, através de motores auxiliares localizados nas laterais do carro.
Outro elemento interessante é a presença de uma espécie de marcador nos vidros traseiros dos carros, que indica a velocidade alcançada e o tipo de pista em que se está correndo (larga, fechada, cheio de curvas, etc.).
Para aumentar ainda mais a diversão, mesmo ainda estando na versão beta, o game disponibiliza vários modos de jogatina (cada um deles podendo ser jogado tanto solo como multiplayer):
  • Sprint — sobreviva à pista e corra o mais rápido que puder. Trata-se do modo tradicional de competição, ganha quem chegar primeiro.
  •  Speed and Style — combina a direção rápida com sua habilidades nas curvas para obter o melhor tempo, em outras palavras, quem mais dominar a habilidade de drift ganha.
  •  Challenge — sem recomeços, sem checkpoints, somente o puro desafio em pistas curtas, ou seja, se seu carro for destruído por qualquer motivo que seja, é o seu fim.
  • Stunt — coloque à prova suas melhores manobras e ganhe o maior número de pontos para ganhar a competição.
  • Trackmogrify — crie e digite uma frase, a partir disso o jogo gera uma pista inteiramente nova. Esse talvez seja um dos maiores diferenciais deste modo.
Mesmo ainda não possuindo propriamente uma história, como já foi dito, há também o modo adventure, que é muito semelhante ao Sprint, mas, ao mesmo tempo, ensina ao jogador todas as mecânicas de jogo através de tutoriais, enquanto você corre por 11 pistas. O grande diferencial desse jogo é que não há tempo máximo para percorrer a pista e seu carro regenera integralmente toda vez que é destruído. Enfim, oportunidades para compreender o básico do jogo é o que não falta.

Não se pode esquecer de mencionar os obstáculos, que dão o título de survival racer ao game. Cada uma das pistas está repleta de paredes, buracos, serras, lasers, entre outros empecilhos que irão dificultar ou até mesmo impedir o corredor de cumprir seus objetivos. O hilário, para não dizer excêntrico, entretanto, é que literalmente você não precisa manter seu carro inteiro para avançar na corrida, basta ter ao menos uma parte intacta para o veiculo continuar correndo (ou pelo menos tentando). O jogador, no entanto, não precisará fazer esse sacrifício por muito tempo, pois há vários pontos durante o jogo no quais seu carro pode ser regenerado instantaneamente.
A presença de um editor de níveis ainda na versão beta do game também chama bastante a atenção. Através dessa ferramenta é possível criar novas pistas e obstáculos. Lembrando que nesse exato momento já estão disponíveis mais de 500 pistas criadas pelos membros da comunidade.

O jogo possui varias câmeras que focam seu veiculo por ângulos diferentes, porém todas são estáticas, o que, infelizmente, contribui para que você se sinta perdido após executar algumas manobras mais ousadas em alta velocidade ou em alguns eventos específicos, como uma mudança de pista repentina. Este, talvez, seja o único defeito do game, mas que ainda pode ser corrigido até sua versão final.
Este survival racing, com certeza, tem muito potencial, mas ainda precisa corrigir alguns defeitos como seus sistema de câmeras e implementar efetivamente uma história. Fora isso o jogo está deslumbrante, possuindo obstáculos eletrizantes e já com vários modos de jogo, além de uma infinidade de pistas. Enfim, desde já, Distance (PC) é uma forte recomendação a todos que tem o mínimo interesse ou curiosidade sobre o gênero.

Revisão: Alberto Canen
Capa: Victor Pereira

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google