Jogamos

Analise: Yatagarasu Attack on Cataclysm (PC) é o seu convite para o clube da luta

Com equipe do ramo, jogo atrai novatos e veteranos para criarem o seu estilo de jogar e no seu tempo.

Os jogos de luta estão em uma das categorias mais populares nos videogames, porém, manter-se ativo em um deles acaba sendo um desafio. Alguns procuram desafios próprios, outros apenas querem ver os finais, enquanto um grupo se dedica ao jogo de forma extrema. O desafio da equipe de Yatagarasu foi esse: unir todos os jogadores com uma jogabilidade sólida.



25 de dezembro de 1926.

Uma nova era do calendário, o "Período Kobun”, começou e o Japão parece estar a embarcar em um novo capítulo na sua história. No entanto, sem o conhecimento do público, um grupo revolucionário nacionalista realizou um golpe de estado contra o governo japonês.
Os revolucionários agiram rapidamente, ganhando o controle do primeiro-ministro, da polícia, das grandes corporações e jornais. Esforçando-se para reagir, os líderes do governo ordenaram aos Ninja Iga para iniciarem o programa de assassinatos “Yatagarasu” e eliminar o líder da insurreição.

Desenvolvimento

Para criar um jogo sólido a equipe de desenvolvimento do jogo conta com três ex-membros da SNK na equipe, e isso responde muito sobre as inspirações. A equipe é composta por KOTANI:Tomoyuki AKA Styleos (King of Fighters, Mushihimesama, Ibara) na criação da pixel art. Ajudando no visual dos personagens estão Miwa Shirow (Dogs, Black Mind) e Yasuda Suzuhito (Shin Megami Tensei: Devil Survivor). Na dublagem estão talentos como Kaji Yuki (Attack on Titan, Final Fantasy XIII, Genso Suikoden), Uchida Maaya (IDOLM@STER, Holy Knight) e o narrador da TOUGEKI, Koori Masoi. A trilha sonora não fica atrás e conta com instrumental composto por Raito (Melty Blood, Under Night In-birth) e performances de LIQU@.

A jogabilidade de Yatagarasu foi fortemente inspirada em Street Fighter III Third Strike combinando com elementos de outros jogos de luta em duas dimensões. Dependendo do ano em que você nasceu, reconhecerá elementos que farão lembrar jogos como: Samurai Shodown, Guilty Gear, BlazBlue, diversos jogos de luta baseados em animes e Last Blade. Aliado a isso, temos o controle misturando SNK e Capcom.

Crie sua forma de jogar

Uma das melhores partes do desenvolvimento de Yatagarasu é como o esquema simples de jogo é extremamente atrativo para todos os níveis de jogadores. O controle é bem simples com o esquema de seis botões adaptado. Temos as oito direções no direcional, dois botões de soco (LP e HP), dois de chute (LK e HK) e completando dois botões de Parry (High Parry e Low Parry).

Acredite, esses poucos comandos permitem uma liberdade incrível, e se ao ler a palavra Parry você lembrou do Evo Moment 37… sim, é possível realizar uma façanha similar. Da mesma forma, você possui uma incrível liberdade para criar combos e estratégias. Os jogos de luta possuem em comum a chamada Frame Data, que é responsável por te dizer em quanto tempo cada golpe é executado, e após sua realização, se você consegue realizar outro movimento ou se ficará vulnerável. Isso ocorre pois basicamente basicamente um golpe possui: início, acerto e recuperação. Dependendo do tempo da recuperação, seu personagem poderá soltar outro golpe ou ficará vulnerável para apanhar por um tempo.

Se encararmos a Frame Data de forma similar ao metrônomo na música, as coisas ficam mais simples de serem executadas. Se os movimentos que você pensou em fazer saírem no tempo correto, seu combo ganhou vida. Para ajudar ainda mais, os movimentos dos personagens são clássicos com comandos parecidos com Hadouken, Shoryuken, Tatsumaki Senpu Kyaku, Sonic Boom, Flash Kick e Atomic Buster. Golpes que você aprendeu como executar no Dojo Blast.

Com o personagem Crow podemos realizar um desafio “simples” mas que exige um tempo certo para funcionar. No treino coloque o rival contra a parede e comece uma sequência com voadora com HP, em pé LP, LP, baixo LK emendando o movimento de “Tatsu” com LK. Quando o movimento terminar você começará a ser desafiado. Comece a variar a  forma de acertar o oponente caindo e depois realize outro Tatsu fraco, ou algum golpe a sua escolha, e tente manter o personagem no ar.

Outra forma de desafio para se familiarizar com a jogabilidade, é se desafiar a repetir dez vezes parte da brincadeira acima, porém, mais difícil. Inicie como quiser mas execute o Tatsu com LK, e antes do rival tocar no chão acerte-o com LK e repita infinitamente. É um pequeno e simples exercício, que nos ajuda com execução e tempo de encaixar os golpes.

Na mitologia japonesa, Yatagarasu é o corvo mensageiro de três pernas vindo do céu. O pássaro é comumente visto em lendas e artes tradicionais na Ásia Central, Ásia Oriental e África do Norte, sendo ligado ao Sol. Talvez você não tenha reparado, mas a ave aparece no símbolo da Federação Japonesa de Futebol com uma das patas sobre uma bola.

Escolhendo sua dupla

O elenco de Yatagarasu conta com 11 personagens para as lutas e uma inovação peculiar: comentarista. Junto aos guerreiros podemos selecionar algumas celebridades da FGC (Fighting Game Comunity, Comunidade dos jogos de luta em inglês), entre eles Tokido, JChenSor e Maximillian Dodd.

A jogabilidade deles é no estilo bem conhecido por nós. Teremos personagens estilo shotokans de Street Fighter (Ryu) como Kou e Crow. Agarradores à la Zangief representados por Chada. Se você prefere o estilo de carregar ao estilo de Guile, temos Hina. Outros personagens possuem mistura de estilo sendo muito agressivos e alguns “clones” como Jet, que mistura o estilo boxeador de Dudley (SFIII) com o visual de Alfred (Fatal Fury Special), combinado com uma Assassin’s Art de custom combo (como Yun e Juri em USFIV).

Por falar nas Assassin’s Arts, elas são o “Super” do jogo. Cada personagem possui duas e você deve escolher qual será a principal. A eleita receberá o reforço de ser utilizada com buffer. Ambas estarão disponíveis para utilização na luta, possuindo apenas o diferencial citado na escolha realizada.
Dojo Blast: Buffer é um artificio comum em Street Fighter no qual Yatagarasu incorporou a sua jogabilidade. A técnica é realizada quando fazemos o movimento de um golpe, porém, não apertamos o botão de soco ou chute que completa a ação. Suponha que jogando com o personagem Kou, em meio ao seu jogo neutro você realiza o movimento de magia sem apertar o botão de soco. Se você esperar um pouco depois de realizar o movimento e apertar soco, a magia será realizada, pois o comando ficou por um tempo “memorizado” pelo jogo. É comum você ouvir que no meio dos footsies o jogador está buffando enquanto espera a oportunidade de soltar o golpe.
Antes de partirmos para a batalha, resta escolher nosso comentarista, que pode ser outro personagem do jogo ou algumas celebridades da FGC. Para cada um você pode escolher a personalidade calma ou agitada, apertando para cima ou para baixo. Destaque para Tokido agitado que fica literalmente em chamas assumindo de vez o apelido Muder Face.

Nas batalhas teremos o choque de narração e comentários bilíngues: japonês e inglês. O narrador geralmente comenta muito animado em japonês enquanto nosso assistente comenta em inglês. É aí que temos sacadas engraçadas em alguns momentos.

Se você acertar aquele combo básico de Ryu, voadora -> rasteira cancelada em magia, quando o último golpe sair será comum ouvirmos o narrador gritar “Hadouken!” enquanto o seu assistente ou do rival comenta sobre a partida. Nesse momento podemos receber dicas ou sermos criticados. As críticas também tiram uma onda do oponente, como por exemplo você adivinhar tudo que o oponente pretende fazer, e assim contra-atacar, vamos ver o comentário de “você está lendo-o como um livro”.

Online e arte


Os cenários de Yatagarasu lembram bastante o estilo do primeiro Guilty Gear com ideias próprias para o jogo. Ideias bem desenvolvidas e diversidade de ambiantes. No primeiro plano temos belas imagens, porém, no todo o resultado final pecou por um melhor acabamento ao ponto de alguns cenários darem a sensação de fundo desfocado ou sem qualidade na sua criação.

Enquanto no conjunto todo o jogo vai muito bem obrigado, o mesmo não pode ser dito na experiência do modo online. Como é comum nos jogos de hoje, temos um sistema d epontuação dividido entre Rating (R) e Battle Points (BP). O primeiro define o seu nível de habilidade com um personagem especifico e inicia com 1500. O BP define seu nível como jogador e começa zerado. Ambos sofrem alteração de acordo com suas vitórias e derrotas.

Quando partimos para as lutas começam os problemas. O modo online do jogo apresenta muito lag. Os desenvolvedores recomando apertar as teclas O ou P para realizar um auto ajuste para melhorar a conexão com o servidor. Minha experiência resultou em lutas contra o rival realizando tag team com o lag.

Ataque sua vitória


Yatagarasu Attack on Cataclysm vai em cheio para você que ama jogos de lutas e possui uma técnica mais avançada no estilo. Ele convida novato e jogadores que amam se dedicar ao arcade mode como desafio. Todos vocês terão desafios e incentivos para progredirem no jogo.

Enquanto para veteranos vai o desafio de dominar o sistema de jogo contra outros oponentes humanos, para os novatos e medianos é uma excelente porta de entrada para você se dedicar e aprender mais sobre como jogar um jogo de luta, sem precisar decorar muitos termos ou técnicas.

O jogo possui um equilíbrio muito bom para quem estuda e cria estratégias para cada personagem que enfrentará, assim como permite boas vitórias a quem dedicou uma estratégia simples e sólida como zona de antiaéreo.

Prós

  • Jogabilidade sólida e convidativa;
  • Estilos de personagens conhecidos de velha data;
  • Visual dos personagens;
  • História envolvendo todo o elenco.

Contras

  • Lag descomunal nas partidas online;
  • Cenários poucos caprichados visualmente.


Yatagarasu Attack on Cataclysm (PC) — Nota Final — 8.5
Revisão: Vitor Tibério
Capa: Victor Pereira

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google