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Análise: NEO Scavenger (PC), um survival RPG que irá te matar muito

Num mundo pós-apocalíptico desolado e recheado de escombros, você deve sobreviver enquanto busca pelos materiais mais básicos


José (nome fictício) era um rapaz, como eu ou você, que vivia sua vida normal e feliz numa pacata cidade. Certo dia, José foi diagnosticado com um câncer letal e os médicos resolveram congelá-lo numa câmara criogênica, até que encontrassem a cura de sua doença.


Lá estava José, guardado num laboratório afastado do centro urbano. Anos se passaram, e quando José acordou de seu sono, o mundo havia mudado completamente. O laboratório parecia abandonado, pedaços de vidro e outras câmaras abertas indicam que o local foi saqueado. Um barulho, seguido de grunhidos selvagens nos fundos do laboratório indicam que alguma coisa está muito errada, e essa coisa está se aproximando.

Pensando rapidamente, José ativa um dos tubos criogênicos, e um corpo nu cai inerte no chão, encharcado de fluídos congelantes. A criatura entra na sala pouco depois de José se esconder e começa a devorar o corpo. Após alguns longos minutos, a criatura se afasta e finalmente José pode vislumbrar o mundo lá fora.


O que José vê não é muito bonito. Um enorme vazio, o terror da natureza em todo o seu esplendor. Nem um ser humano por perto. José finalmente nota que o mundo todo mudou, e que ele é um dos poucos sobreviventes em um ambiente completamente hostil.

E é assim que NEO Scavenger começa, um survival RPG em que tudo, todos e qualquer coisa pode e irá te matar. Prepare-se para recomeçar várias vezes.

Sobreviva o quanto pode

O lance aqui é sobreviver da melhor forma possível. Uma simples bota sem o outro par, ou um carrinho de supermercado sem rodinhas pode ser a diferença entre mais um dia vivo ou mais um restart. Como o mundo é criado de forma aleatória em cada nova partida, nunca se sabe aonde se encontrará armas, monstros e recursos para a sua sobrevivência.

E NEO Scavenger é difícil. Você precisa buscar água, comida, roupas e armas enquanto escapa de homens-lobo assustadores e bandos de saqueadores, que querem seus pertences a qualquer custo. É preciso encobrir seus traços e se esconder, e muitas vezes dormir de olho aberto (isso se conseguir dormir). O permadeath é a maior punição para os vacilos, e a morte espreita por cada hex, cada ação e cada inimigo encontrado.

E há inúmeras formas de se morrer: devorado por um homem lobo, hemorragia, hipotermia, envenenamento alimentar, diarréia, assassinato… para citar alguns. Seu personagem deve estar sempre bem alimentado, hidratado e aquecido, e somente encontrar esses recursos básicos é uma experiência árdua, e que compensa cada turno a mais gastado em um lugar.

O objetivo principal é chegar a uma cidade, do outro lado do mapa, e reconheço que jamais cheguei nem sequer perto dela. Cada nova tentativa é uma história diferente, mas todas com o mesmo fim: morte.



Seguindo o mesmo ambiente de muitos survival games, mas com uma interface RPG por turnos, NEO Scavenger oferece diversas formas de se criar e construir seu personagem. No começo de cada partida, você pode escolher algumas habilidades que poderão fazer a diferença lá fora. Há também alguns defeitos, para dar mais pontos na hora de criar e dar mais personalidade ao seu sobrevivente. Ter um corpo mais forte significa menos tempo apanhando dos inimigos, e um bom metabolismo irá te fazer sentir menos fome e sede durante suas explorações.

Seu personagem sofre também com ferimentos, doenças e dor. Diversas barras indicam como ele está, e ter qualquer uma delas vazia é certeza de morte. O frio é um dos mais brutais, já que você começa o jogo praticamente nu. A extrema dificuldade em se manter aquecido, bem alimentado e sem dores exige muito tempo explorando ruínas, o que por vezes o afasta do objetivo principal. Mas isso também mantém a vontade de se jogar cada vez mais, mesmo morrendo sempre.

Chinelo num pé, bota no outro

Enquanto explora ruínas e prédios abandonados pelo mapa separado por hexes, você deve botar as mãos em qualquer coisa que puder carregar. Até mesmo um saco plástico vai te fazer sorrir. Cada ação deve ser bem pensada, já que eles custam pontos que precisam ser recarregados por vários turnos, deixando seu personagem parado por algum tempo. Isso pode trazer algumas dores de cabeça, já que quase sempre é preciso apagar seus rastros e se esconder para não atrair inimigos, e isso já queima cerca da metade dos pontos de turno.

Há inúmeros itens pelo jogo, que podem ser montados em um sistema de crafting, misturando duas ou mais peças para se criar algo. Um pano e um caco de vidro criam um shiv, uma espécie de arma tosca, por exemplo.


Como nunca se sabe o que vai encontrar, será normal vagar pelo mundo com sapatos diferentes, armado com um pedaço de pau numa mão, e um saco plástico cheio de comprimidos e bebidas de milho na outra.

Com essa randomização de itens e equipamentos, o jogo acaba se tornando por vezes instável, ou injusto. Ás vezes se encontra um revólver com balas logo no começo do jogo, por outras, você só possui um caco de vidro para se defender de um grupo de monstruosidades peludas.

Em batalha, o mesmo sistema de turnos permite pensar cada movimento, com diversas opções para atacar ou defender. Mas com a grande fragilidade de seu personagem, que sangra na menor cacetada e logo precisa de primeiros socorros, cada batalha deve ser pensada, já que ela pode ser a última. A dificuldade de se enfrentar um bandido é a mesma seja fortemente armado, seja completamente nu.

Meu barraco, minha vida

Uma das constantes em NEO Scavenger é a criação de bases, para se guardar os itens recolhidos e descansar à noite. Além de ter sempre em mente a segurança, aquecimento e visibilidade de seu esconderijo, é necessário sempre estar atento aos seus pertences. Caso encontrem sua base sem proteção, você pode ter uma indesejável surpresa ao voltar e notar que tudo que levou dias para juntar desapareceu.


Além de frustrante, o jogo também não perdoa certas pedaladas, como deixar itens importantes no chão ou esquecer de carregar sua arma depois de uma batalha. Tenha sempre em mente que há outros sobreviventes perambulando por aí, e que não pensarão duas vezes caso encontrem um par de calças ou um esquilo assado dando sopa por aí.

Mas o que mais irá te incomodar em NEO Scavenger é a morte. Ela espreita em todos os cantos, em cada inimigo e em casa cogumelo ou frutinha envenenada. Raramente saí de uma batalha sem nenhum ferimento, e o que mais me matou foi a completa falta de atenção aos ferimentos (sangrar até a morte) e ao que comia (diarréia ou febre). É difícil manter sua vida em perfeito estado quando a menor porrada vai te deixar sequelas difíceis de se curar. Em alguns momentos, até mesmo canibalismo pode ser a única saída entre a vida e a morte, mas ela vem com um preço, muito alto.

E é assim que o jogo te lembra a cada instante em como é difícil sobreviver a um apocalipse. Diferente de outros jogos com temática similar, que possuem uma tolerância maior ou até mesmo quicksaves, NEO Scavenger é a aversão dos meninos criados à pão com mortadela.

Prós

  • Dificuldade extrema, mas ainda desafiadora;
  • Mundo gerado aleatoriamente em cada partida, enorme para se explorar, 
  • Diversas alternativas de customização de personagem e crafting;

Contras

  • Batalhas difíceis, com o personagem quase sempre saindo ferido;
  • Devido a randomização na criação do mundo, as vezes o jogo pode começar mais difícil do que já é.
NEO Scavenger — PC — 8.5


Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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