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Análise: Cosmonautica (Multi) faz o espaço ser divertido, mas cansativo

Torne-se capitão de uma nave e escolha os caminhos para se tornar rico e bem-sucedido na imensidão do espaço.


Tudo começa após uma noite pesada de bebedeira. O assistente computadorizado N1L, personificado em um papagaio, lhe explica o que você está fazendo sozinho dentro de uma nave espacial. Todos (você incluso) quepertenciam à tripulação de uma nave abusaram da farra na noite passada, e no fim o capitão perdeu seu posto e o restante da tripulação abandonou a equipe. No fim só sobrou você para tomar conta da nave, então o papagaio lhe nomeia o novo capitão. Ele lhe instrui a buscar uma nova tripulação e a continuar suas viagens pelo espaço. Pronto para explorar ao infinito e além?



E bota além nisso, já que os diversos sistemas solares de Cosmonautica são criados aleatoriamente e seguem alguns padrões como setor de fazendeiros, industriais ou de alta tecnologia. A partir daí ganham planetas espelhando essas características, mas que também possuem alguns detalhes específicos. Pode ser um planeta-prisão no meio do setor de alta tecnologia, ou com um foco industrial no meio de um setor hippie.

N1L está ali para lhe auxiliar, então vai lhe instruindo nas diversas atividades que lhe farão um bom capitão. Recrutar pessoal, viajar entre planetas, aceitar e realizar diversos tipos de missões, comércio, combate e pesquisas são explicados gradualmente. Acaba sendo bem simples e didático o processo de entender como as coisas funcionam nesse universo, então logo você está livre para atuar como quiser no espaço.
Uma das primeiras missões que N1L lhe passa é transportar um contrabandista preso em carbonita. Um tal de Han Solo, já ouviu falar?


Tripulantes importantes

O sucesso de suas ações vai depender bastante de quem você possui em sua equipe. Todos os planetas possuem um centro de recrutamento, nos quais são oferecidas diversas pessoas (ou alienígenas) com suas respectivas habilidades. Funcionários mais habilidosos possuem valores mais altos de recrutamento e salário, então no começo vai valer mais a pena recrutar um pessoal mais simples. Sua equipe é limitada em até oito tripulantes, não importando o tamanho de sua nave, porém é possível trabalhar bem sem precisar de ocupação máxima.

Não existem diferenças entre humanos ou outras espécies, somente em habilidades e características pessoais. Suas habilidades vão determinar quais tarefas aquela pessoa pode realizar na nave, e cada pessoa possui no mínimo uma e pode chegar a aprender mais duas. Ao ganhar um nível, você escolhe se a pessoa irá aprimorar alguma habilidade atual, ou aprender uma nova. Elas podem ser aprimoradas até atingir o nível cinco. As habilidades são:
  • Pilotagem: Ele é responsável por guiar a nave durante suas viagens e manejá-la em combates. Melhorar a habilidade aumenta a velocidade de manobras durante combates.
  • Reparo: Essa atividade é responsável por reparar danos em partes de sua nave. Eles ocorrem naturalmente por desgaste, assim como podem ocorrer danos durante combates.
  • Limpeza: Cada vez que alguém utiliza uma das salas de sua nave, seja tripulação ou passageiro, acaba deixando alguma sujeira. A pessoa responsável pela limpeza irá recolher esses dejetos.
  • Atirador: Essa pessoa fica responsável por carregar as armas da nave e mirá-las durante combates. Melhorar a habilidade aumenta a chance de sucesso em um disparo.
  • Ciência: Pesquisa de melhorias e sistemas solares fica a cargo dessa atividade. Durante o combate podem operar um escudo de energia para proteger a nave.
  • Medicina: Seu objetivo é manejar medicamentos para curar efetivamente alguém que esteja doente. Um tripulante doente não realiza nenhuma atividade até que se cure.
  • Hacker: Se você pensa em ser um contrabandista, vai precisar de um Hacker. Ele vai poder burlar alfândegas para que você possa entrar em um planeta com mercadorias ilegais. Também pode invadir os sistemas de uma nave inimiga e desligá-los remotamente.
  • Cozinha: Todos precisam comer, então fica a cargo dessa pessoa preparar alimentos para o restante da tripulação. Níveis mais altos produzem refeições melhores. 

Lembrando bastante a série The Sims, cada tripulante possui necessidades, como sono, fome e higiene, e elas aumentam conforme ele sobe de nível. Manter esses níveis altos é importante para que todos trabalhem bem. Funcionários felizes conseguem trabalhar ainda melhor.

Portanto, será necessário dedicar algumas áreas de sua nave para construção de dormitórios, banheiros e até mesmo uma discoteca para descontração. Sua equipe busca serviços automaticamente quando alcançam um determinado nível de necessidade. Também buscam esses serviços quando desembarcam em planetas, então também é possível evitar algum tipo de sala específica desde que você consiga realizar viagens curtas entre os planetas para paradas constantes.

Já as características influenciam a interação entre a equipe. Cada um possui preferências e crenças únicas, como gostarem de comer carne e ou serem vegetarianos. Eventualmente isso pode causar conflitos entre o pessoal, e a última coisa que você vai querer são brigas na equipe. É possível convidar pessoas para interagir entre si em lugares como refeitório e sala de TV, para que possam conversar e melhorar a relação.
Uma sala de TV, um grande refeitório e um banheiro equipado com Wi-Fi ajudam a manter alto o bem-estar de sua tripulação.


Universo em movimento

Como explicado anteriormente, Cosmonautica se baseia em diversos sistemas solares, com cada um contendo diferentes planetas espalhados. Você inicia conhecendo poucos sistemas e planetas, e consegue expandir suas possibilidades de viagem após pesquisar novos sistemas e regiões. Regiões mais distantes costumam ser perigosas, então o ideal é ter algumas armas para se proteger de piratas espaciais.

As viagens entre dois planetas demora um tempo variável determinado por dois fatores: a velocidade de sua nave e a distância atual do destino final. A velocidade vai ser fixada conforme você atualiza para um modelo mais potente e melhora seu piloto. Já a distância acaba sendo variável já que os planetas estão em constante rotação em velocidades diferentes ao redor do sol, então as viagens podem ser curtas ou longas dependendo da posição atual de cada planeta.
É possível viajar para planetas ou interceptar naves na tela do sistema solar

Só as viagens entre sistemas solares possuem um tempo fixado, porém para iniciá-las você precisa sair do porto de lançamento no sistema solar em que você está atualmente. Dele para qualquer outro você sempre demora dois dias já que você é lançado na velocidade ridícula. Essa é uma referência ao filme Spaceballs — S.O.S.: Tem um louco solto no espaço, e está entre as diversas piadas do jogo com temas de ficção científica.
Conheça a velocidade ridícula! Ela é perfeita para viajar entre túneis conectando os diferente sistemas solares.

Divertido, porém repetitivo

As referências são bem legais, e as atividades nas missões divertidas. Porém eventualmente tudo se torna repetitivo demais. Você se vê preso viajando entre plantas entregando bens ou transportando pessoas seguindo alguma missão sem parar, mas o retorno em lucro é baixo mesmo após diversas viagens.
Vão acontecer alguns efeitos aleatórios durante suas viagens, que ajudam a quebrar a rotina que se forma


Também é possível participar de combates e lucrar ao roubar cargas e dinheiro de seus alvos. O combate é simples, dependendo de você apertar botões referentes a atirar ou levantar escudos nos momentos corretos para vencer. Se bem executado, o crime acaba compensando. Mas até os combates se tornam repetitivos depois de algum tempo de ação, por depender de cliques e ações sempre parecidas.

E fica mais frustrante ainda ao pesquisar novas tecnologias. Você não vai ter espaço em sua nave inicial para instalar novas salas, e por isso vai ficar um bom tempo sem poder aproveitar as novidades tecnológicas. Ou então vai ter de sacrificar espaço de carga para aumentar salas de bem-estar da tripulação, e no fim vai perder o espaço para carga e passageiros. É uma relação complicada.

O caminho das estrelas

A produtora Chasing Carrots criou um jogo divertido em Cosmonautica. É interessante abrir aos jogadores as possibilidades de como procederem nesse universo, seja realizando missões, comércio ou simplesmente avançando na história. Mas passa a impressão que faltou mais polimento na história, já que ela flui em um ritmo fora da jogabilidade. No fim acaba sendo mais agradável jogar no modo Sandbox pela liberdade. E isso vira um problema por não ter objetivos.

Já a parte de comércio foi bem elaborada, com os planetas trabalhando por oferta e demanda de bens, sendo bastante afetada pela geração aleatória do universo a cada jogo. Os desenvolvedores souberam explorar bastante as influências de jogos focados em comércio, como Elite II, Patrician e Transport Tycoon. Assim como assumidamente pegaram referências pessoais, como a antiga tela azul do Windows e o gerenciamento de pessoas de The Sims.
Após algum tempo de tela azul, o sistema é reinicializado. Então vemos a tela preta com comandos remetendo ao clássico MS-DOS


Cosmonautica está disponível para computadores em plataformas como Steam, GOG.com e a Humble Store, e para tablets Android e iOS em suas respectivas lojas. Uma coisa interessante é o suporte cruzado de plataformas. Então é possível salvar um jogo em seu computador, e continuar a jornada em seu tablet.

O jogo vale a pena para dar algumas boas risadas e uma jogabilidade casual. Todavia, não pode ser levado muito a sério, já que você acaba realizando atividades meio que no automático depois de algum tempo, indo de um lado para outro sem pensar muito. Depois de algum tempo, até as carinhas engraçadas e os gráficos cartunizados podem ficar sem graça.


Prós
  • Universo gerado aleatoriamente a cada novo jogo;
  • Bem-humorado quanto aos gráficos e em referências;
  • Diversas possibilidades de jogabilidade.

Contras
  • História muito simples;
  • Jogabilidade repetitiva.

Cosmonautica — Multi — Nota: 7.0
Versão utilizada: PC




Revisão: Alberto Canen
Capa: Nívia Costa


é formado em Administração de Empresas pela USP, e mestre em cultura inútil pelas experiências de vida. Desde 1993 gosta de explorar o mundo dos games em seu tempo livre. Pode ser encontrado reclamando da vida no Facebook e Twitter.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


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