Blast Test

Dungeon Souls (PC) é confuso, mas mostra potencial

Desenvolvido pelo estúdio Indie Mikesoft, o jogo impressiona na arte e peca em alguns aspectos.

Dungeon Souls (PC), título no momento em Acesso Antecipado no Steam, é um jogo simples e que remete aos tão difíceis dungeon crawlers e roguelikes. Tendo um "quê" mais arcade, o jogador deve avançar por vários e vários níveis enfrentando hordas de inimigos até conseguir a maior pontuação possível. Fazendo uma referência à série Souls da From Software, o jogo promete ser difícil, justo e recompensador.


O título aposta numa jogabilidade frenética no maior estilo Hack’n’slash, contando com power ups e classes de personagens para variar suas jogadas. No jogo, durante o acesso antecipado, há seis classes jogáveis, sendo algumas delas desbloqueáveis apenas após completar certos requerimentos. Confira o trailer:

Premissa simples e divertida

Dungeon Souls funciona da seguinte forma: escolha seu personagem (possui atributos e habilidades diferentes), selecione a dificuldade (fácil, normal e infernal) e desbrave os calabouços coletando power ups, enquanto procura uma saída. Ao iniciar, o jogador se encontra imediatamente dentro de um nível gerado de forma “aleatória” (procedural) e deve ativar cinco runas no mapa para que um portal levando para o próximo andar seja aberto. Ao avançar quatro andares, o jogador enfrenta um chefe e passa para o próximo cenário.

O jogo no momento possui apenas quatro tipos diferentes de cenários e vários inimigos entre eles. Então quando o jogador derrotar o último chefe disponível, será levado novamente ao calabouço inicial e terá de repetir tudo de novo com uma dificuldade maior, até morrer. Ou seja, o jogo continua infinitamente, vendo até onde o jogador consegue chegar.


Os equipamentos (power ups) são um fator muito interessante e que são a essência do jogo. Com eles, o personagem pode adquirir habilidades passivas, não exclusivas às classes e que ajudam e muito a sobreviver durante os níveis. Há mais de cinquenta itens que podem desde explodir inimigos ao serem mortos, recuperar vida enquanto estiver em poças de sangue, atacar mais rapidamente se sua vida cair muito, atear fogo ao atacar e vários outros. Todos muito, muito úteis.


Altos e baixos

Ao jogar tive alguns sentimentos conflitantes: enquanto achei que o jogo possui um jeito e atmosfera própria, principalmente pela pixel art (que é excelente), a falta de conteúdo atual e balanceamento me deixaram um pouco confuso. Quero dizer o seguinte: na arte, animações e design em geral, o jogo acerta muito bem. É muito divertido derrotar hordas e hordas de inimigos enquanto está desbravando os calabouços, mas alguns inimigos são muito rápidos e certas classes muito lentas, passando a sensação de que você está fazendo alguma coisa errada.

E é aí que o problema de balanceamento entra: as classes são bem diferentes em suas habilidades e estilo de jogo, mas algumas acabam sendo mais fortes e versáteis que as outras. Por exemplo: enquanto eu jogava com a classe “guerreiro”, demorava muito até me aproximar dos inimigos e por conta dos seus ataques lentos, derrotá-los era muito pior do que com digamos, um arqueiro ou ladino.
Dungeon Souls e toda sua glória em pixels

O jogo não me encorajava a usar classes corpo a corpo, primariamente pela falta de movimentos que me ajudassem a derrotar muitos inimigos tão bem quanto outros personagens. Muitas vezes quando encontrava monstros que atacavam apenas à distância, até eu me aproximar já tinha perdido muita vida e no próximo embate, já estava na tela inicial. Sendo nos chefes, pior ainda. O que não aconteceria com frequência se eu estivesse usando personagens de longa distância. A vantagem é que eles são mais rápidos e tem mais ataques de controle de multidão, o que faz a pequena diferença de dano importar menos ainda.



Muito promissor

Por ainda estar em Acesso Antecipado e caracterizar um jogo incompleto, é esperado que muitas mudanças aconteçam para variar e melhorar a jogabilidade, que mostrou ter muito potencial de diversão. O cuidado com as animações e visuais são notáveis, e se provarem que conseguem fazer o mesmo com a jogabilidade de certas classes, o jogo sem dúvidas será muito divertido, viciante e recompensador quando estiver completo.


Os desenvolvedores, em sua página no Steam, já disseram que futuras adições irão dinamizar e também ajustar o conteúdo do jogo. E na lista delas estão um Modo Multijogador, novos inimigos com habilidades especiais, mais power ups, níveis, personagens jogáveis e mais. Muito animador e principalmente, promissor.



Para quem recomendaria?

Recomendo facilmente para jogadores que gostam de roguelikes mais frenéticos e de jogos com arte pixelada. Enquanto no seu estado atual o jogo possa apresentar alguns problemas, também mostra que tem um ótimo potencial. Se ficou curioso, diria que é interessante dar uma olhada e dar um suporte aos desenvolvedores. Dungeon Souls está em Acesso Antecipado e pode ser adquirido por 9.99 dólares ou 19.99 reais.

Aprecio bons jogos independente de plataforma e gênero, mas possuo um apreço especial por RPGs e jogos de estratégia. Se gostou do meu conteúdo, me siga na Twitch ou no YouTube.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google