Hands-on

Unravel (Multi) não é só mais um jogo feito de lã

Novidade para o PS4, Xbox One e PC na E3 2015, o jogo já promete ser um dos grandes lançamentos dos próximos tempos.

Anunciado pela Electronic Arts na E3 2015 e produzido pela sueca Coldwood Interactive, Unravel é daqueles jogos que chamam muita atenção logo de cara pelo visual de encher os olhos e história sensível. Um novelo de lã vermelho se transforma em Yarny, um simpático gatinho (ou algo do tipo) que sai pelo mundo utilizando sua própria lã para superar obstáculos, arrastar itens, se lançar ao ar e outros desafios que uma aventura pelo jardim pode acarretar. Já imaginou encontrar um ser tão encantador em seu próprio quintal?

Ao ser demonstrado na conferência da EA, apesar de gerar curiosidade, o jogo foi recebido como “outro Yoshi’s Wolly World ou LittleBigPlanet”, mas a verdade é que Unravel se mostrou muito além de uma simples “cópia” dos exclusivos da Nintendo e da Sony. Com um dos protagonistas mais simples que a atual geração viu, o jogo consegue mostrar cada sentimento no coração de lã de Yarny, seja medo, dúvida, alegria ou solidão.

Desenrolando uma aventura

A demo disponível para testes na E3 2015 mostra o começo da história do jogo, quando uma senhora solitária ajeita a foto de uma criança na parede de casa e, ao subir a escada, derruba um novelo de lã vermelho, de onde nasce nosso novo amigo. Yarny sai pelo jardim se aventurando entre árvores e vasos, enquanto o jogador aprende os controles, que consistem basicamente em lançar pedaços de lã, escalar ou descer de grandes alturas e amarrar-se em alguns pontos estratégicos. A combinação de comandos também ajuda o personagem a realizar ações simultâneas, como lançar a linha e amarrá-la em algum ponto.

Ao contrário do que se possa pensar, Unravel não é feito apenas de fases ensolaradas e coloridas: a segunda parte da demo disponibilizada mostrou outra face do jogo — um ambiente chuvoso, escuro e assustador, com desafios um pouco mais complexos que na parte anterior, o que mostra a alternância de dificuldade durante a aventura.


Por usar sua própria lã como ferramenta, é necessário ficar atento: você pode ficar preso em alguma parte do jogo por falta de linha, o que torna necessário voltar e buscar, muitas vezes em lugares escondidos, pedaços de lã para “emendar” em seu próprio corpo; estes ainda servem como check points, caso você cometa algum erro e morra.

Os desafios vão desde uma simples escalada entre galhos de árvores até criar uma rampa para transportar frutas até a água, para evitar que nosso herói se molhe. Enquanto avançamos no trajeto, vemos cenas (talvez memórias?) que afetam inclusive o humor de Yarny.

Em apresentação feita antes do teste da demo, Jakob Marklund, um dos produtores, explicou que acreditam que videogames são feitos para serem jogados, e não assistidos. “O jogador precisa ter o controle do que se passa na tela. Não queremos fazer jogos cinematográficos, e é por isso que poucas vezes temos cutscenes durante o gameplay de Unravel”.

Se amarre!

Unravel tem grande potencial para ser um dos maiores jogos da atual geração, se destacando dos jogos que já estamos acostumados, que unem muita ação e agilidade. As aventuras do bonequinho vermelho exigem muita prudência e sensibilidade antes de uma ação. É impossível passar pelo jogo sem sentir um aperto no coração nos momentos de tristeza de Yarny ou alívio ao ver a alegria no rosto do pequeno. A demo que testamos foi rodada no PlayStation 4, mas o jogo já foi confirmado também para o Xbox One e PC, ainda sem data de lançamento oficializada.

Capa: Guilherme Kennio

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google