PC Gaming Show: Confira todas as novidades da conferência

Evento focado em jogos para computador traz extensa lista de títulos e novidades para todos os públicos.


PC Gaming Show, a conferência promovida pela PC Gamer em parceria com a AMD, foi a primeira com foco em computadores na história da E3. Com duas horas e meia de duração, trouxe entrevistas, trailers e anúncios de diversos títulos para a plataforma. Confiram um resumo de tudo que foi apresentado naquela que fechou as conferências da E3 2015 com uma boa impressão.

Ex-profissional do e-Sport apresenta conferência no formato talkshow

Diferindo-se do formato tradicional das conferências realizadas durantes a E3, a PC Gaming Show trouxe o ex-jogador profissional de Star Craft, Sean Plott (Day[9]), no palco, apresentando no formato talk show. Ele entrevistou CEOs e desenvolvedores de alguns estúdios, que compareceram para trazer novidades, realizar anúncios e falar sobre seus games.

Conteúdo gratuito para Killing Floor 2 e Rising Storm 2 foram as novidades da Tripwire

O primeiro entrevistado foi John Gibson, presidente da Tripwire Interactive. Um gameplay de Killing Floor 2 (que já está disponível no Steam Early Access) foi exibido. Em seguida, Gibson falou sobre o jogo revelando que este terá pacotes de conteúdo gratuito, além de suporte a mapas criados pela comunidade através do Steam Workshop como no primeiro game da franquia. Em seguida, Rising Storm 2: Vietnam, sequência da expansão standalone de Red Orchestra 2, foi anunciado através de um trailer.


Star Citizen teve uma pequena participação da conferência

Chris Roberts, CEO da Cloud Imperium Games e diretor criativo de Star Citizen, é apresentado em um vídeo em que mostra um pouco do trabalho de captura de movimentos que está sendo realizado para o jogo.

AMD anuncia nova placa da linha R7 3xx


Então foi a vez de Richard Huddy (que entregou uma mala bem suspeita ao apresentador), cientista chefe de gaming da AMD, falar sobre as GPUs da empresa: anunciou a placa de vídeo R7 360 da Sapphire, com 8gb e foco para uso com realidade virtual.

Square Enix trouxe uma demo tecnológica de sua nova engine

Jean-François Dugas e Jonathan Jacques (respectivamente diretor executivo da Eidos Montreal e diretor executivo de arte de Deus Ex: Mankind Divided) comentam um pouco sobre jogo, Sean Plott observa a grande quantidade de objetos na tela e desenvolvedores falam sobre a Dawn Engine, motor utilizado por Deus Ex: Mankind Divided. A demonstração mostra tecnologias como PUREMaterial, PUREHair, Parallax Occlusion Mapping (POM), Screen Space Reflection e Volumetric Lighting & Air Density, em seguida é mostrado um video de gameplay. O jogo será lançado para PC, PS4 e Xbox One.

Como no jogo anterior, você pode jogar em stealth ou sair como um louco atirando em todos, você escolhe. Os desenvolvedores disseram que procuram o equilíbrio e testam tudo o que fazem para verificar se tudo está compatível com as duas maneiras de se jogar.

A Sega também compareceu ao evento

A Sega teve sua participação através da Creative Assembly, Warhammer e Total War. Um vídeo comemorativo dos 15 anos de Total War foi exibido:

Andy Hall e Ian Roxburgh (respectivamente escritor e líder de projeto da Creative Assembly) falam sobre Total War Warhammer, enquanto várias concept arts são exibidas e então apresentam um teaser do jogo.

O Tio Phil veio nos falar do Windows 10 e trazer as boas novas

E então, um dos mais importantes convidados da noite é chamado ao palco. Phil Spencer da Microsoft (chefe da divisão Xbox) foi à conferência para falar de jogos para PC e admite que em algum momento no passado a Microsoft se perdeu em relação aos jogos de PC. Spencer fala sob o ponto de vista de desenvolvedor, como os desenvolvedores querem um sistema operacional definitivo. Uma comunidade e toda esta facilidade é dada aos desenvolvedores com o Windows 10, pois o mesmo é integrado à Xbox Live, possui suporte completo ao Direct X 12 e possibilita que jogos de Xbox One possam ser jogados utilizando teclado, mouse e controle através do streaming para PC.

Phil Spencer anuncia Killer Instinct para PC, e então David Eckelberry, da Lionhead Studio, e James Phinney, diretor criativo na Motiga, são chamados ao palco para apresentar Fable Legends e Gigantic

David Eckelberry diz que Fable Legends é um jogo crossplatform (crossplay, isto é, pode ser jogado online por jogadores de diferentes plataformas) ambientado em um mundo baseado em contos e os fãs só sentirão isso jogando.

Quando questionado sobre a adoção do free to play, David diz que estão falando de um tipo diferente de jogo, em que todo mundo que joga faz uma escolha. O jogo possui multiplayer e um novo vilão, o que o diferencia dos outros jogos da franquia. São coisas que os jogadores só irão sentir jogando. Ele ainda diz que estão sendo planejados anos de suporte e conteúdo, com quests, personagens, criaturas e heróis, e ainda reforça que será possível jogar com mouse, teclado e controle.

James Phinney fala sobre o Gigantic enquanto um vídeo do jogo é exibido e destaca a capacidade de crossplay, assim como em Fable Legends.

Gears of War Ultimate Edition

Rod Fergusson da The Coalition é convidado ao palco e anuncia que Gears of War Ultimate Edition sairá para PC.


Franquia de Euro Truck Simulator recebe novo título

Trailer de American Truck Simulator, jogo da franquia de simuladores de caminhão de sucesso, é anunciado por Sean. O título chega no dia 10 de agosto de 2015.


EVE Valkyrie aposta na realidade virtual

Ryan Geddes da CCP Games mostra EVE: Valkyrie, título focado no uso da realidade virtual, e fala sobre a decisão de tirar menus e qualquer tipo de interface para uma experiência de simulação fluida.

Do criador de DayZ, ION promete

Dean Hall, responsável por DayZ e CEO da RocketWerkz, fala sobre seu novo projeto que receberá early access, ION. Com uma câmera semelhante a de Diablo, a proposta do jogo é mostrar o que acontece em uma estação espacial. Dean Hall ainda comenta que por acidente esperavam que fosse possível que 50 pessoas pudessem jogar em DayZ.

Strafe leva a violência e nostalgia a outro patamar

Demo de Strafe é demonstrado enquanto Thom Glunt e Stephen Raney comentam. Strafe é um FPS retrô inspirado nos shooters da década de 1990, com cenários gerados proceduralmente que foi financiado pelo Kickstarter. O jogo promete ser bem difícil. Algo interessante que foi observado é que, quando a munição acaba, você ainda pode utilizar sua arma para ataques corpo a corpo.


O sucesso do Kickstarter recebe sua primeira expansão

Fredrik Wester e Feargus Urquhart (CEO da Paradox Interactive e CEO da Obsidian Entertainment) falam sobre The White March Part 1, expansão de Pillars of Eternity, que terá uma nova campanha, novas companhias e habilidades. Os desenvolvedores garantem que mais conteúdo virá pela frente.

A Frontier Developments nos surpreende com o que sabe fazer melhor

David Braben, CEO da Frontier Developments fala sobre Elite Dangerous, comenta que possuem updates prontos e muitas novidades chegaram ao jogo, mas vai falar sobre algo diferente e comenta que irão ressuscitar um gênero com o novo projeto que está sendo desenvolvimento há muito tempo. Planet Coaster, o simulador que ninguém esperava, chega em 2016.


O mundo dos MMORPGS se fez presente com Guild Wars 2

Colin Johanson, da ArenaNet, apresenta um trailer exclusivo de Guild Wars: Heart of Thorns, que mostra uma nova feature, o Guild Hall, que promete novidades na criação e personalização de guilds. O novo sistema focará na luta entre guildas pela disputa de um espaço — um castelo controlado por um dragão, aqueles que conseguirem se apossar do local, poderão utilizá-lo como centro da guild, customizando-o e adicionando NPCs. A pré-venda já está disponível e garante acesso ao closed beta.


Assim como Lara, o Agente 47 irá recomeçar suas caçadas

Hakan Abrak, Diretor de produção da IO Interactive, fala sobre o extensivo mundo sandbox e da diversidade de maneiras para se eliminar um alvo no reboot de Hitman, o título que leva o nome da franquia e promete expandir o mundo dos assassinatos. Abrak diz que o jogo possui fidelidade gráfica a Hitman Absolution e herdou o sandbox do Hitman Blood Money, possuindo mapas até sete vezes maiores que o último jogo. O jogo será lançado para PC, PS4 e Xbox One no dia 8 de dezembro e já está disponível para pré-compra na Steam.


CEO da AMD leva Project Quantum ao palco

Lisa Su, CEO e presidente da AMD, anuncia o lançamento de nove novas placas de vídeo e comenta que a R9 Fury X terá suporte completo ao DX12 e a pequena placa, R9 Nano, é a mais rápida placa com suporte a 4K no mercado. Lisa leva o Project Quantum ao palco, máquina da AMD com duas R9 Fury X, GPU dual core Fiji e equipada com processador x64 da empresa, que possibilita jogar em 4k a 60FPS. E finalmente descobrimos o que havia na maleta entregue ao apresentador da conferência por Richard: uma GPU dual core Fiji. Sean pede para ficar com a maleta. Lisa, bem humorada, diz que ele pode ficar com a maleta, mas ela vai levar a placa gráfica.



Desenvolvedores da Bohemia Interactive anunciam expansão para ARMA III

Os desenvolvedores Jay Crowe e Joris-Jan van't Land de ARMA III anunciaram uma expansão para o jogo: ARMA III: Tanoa Terrain, que adiciona um arquipélago, armas e veículos ao jogo.


Beyond Eyes também marca presença na conferência

Sherida Halatoe, criadora de Beyond Eyes, jogo mostrado ontem na conferência da Microsoft, fala sobre o game enquanto um vídeo é exibido e comenta que o título será lançado ainda este ano.


Novo trailer de Dirty Bomb

O título da Splash Damage, Dirty Bomb, recebe um novo trailer que apresenta as classes do game. O jogo é free to play e já pode ser jogado na Steam.


Produtor de Gone Home fala sobre seu novo jogo

Steve Graynor fala um pouco sobre Tacoma, jogo ambientado em uma estação espacial.

SOMA da Frictional recebe novo trailer

Ian Thomas da Frictional Games (Amnesia) apresenta novo trailer de SOMA. O jogo será lançado em 22 de setembro para PC e PS4.

DayZ poderá ser jogado pelos forever alones

Brian Hicks, Lead Producer de DayZ da Bohemia Interactive, fala sobre o jogo, que receberá um modo single player, um pacote de veículos, suporte a mods através do Steam Workshop e terá uma ferramenta de hosting de servers.

O novo jogo da Bohemia promete

Take on Mars, novo título de simulação espacial multiplayer da Bohemia que se encontra em Early Access na Steam, recebe novo trailer.

Novo jogo do criador de Gears of War é mostrado

Cliff Bleszinski, CEO da Boss Key Productions, mostra o exclusivo para PC, Project Bluestreak, que está em desenvolvimento por seu estúdio. Cliff justifica a escolha do PC por ser a plataforma mais ágil, na qual a jogatina é facilitada pelo mouse e teclado, e ainda permite a disponibilização do jogo por Early Access.

Devolver Digital traz Enter the Gungeon, um dungeon crawler cooperativo

Dave Crooks e Joe Harty da Devolver Digital, apresentam Enter the Gungeon enquanto Sean Plott joga com um dos desenvolvedores. O jogo é um Dungeon Crawler / Bullethell coop com uma jogabilidade que lembra The Binding of Isaac e o game promete ser tão difícil quanto Dark Souls. O título será lançado para PC e PS4.


Expansão de Heroes of the Storm e Star Craft 2 Legacy of the Void são mostrados na conferência

Sim, a Blizz estava lá e anunciou Eternal Conflict. Com uma temática baseada no universo de Diablo, diversos personagens da franquia também devem dar as caras no MOBA da empresa, começando pelo Rei Leoric, que teve suas mecânicas brevemente explicadas.


Então foi apresentado o trailer do tão esperado capítulo final de Star Craft 2: Legacy of the Void.


No Man's Sky foi confirmado para PC

Para encerrar a conferência, Sean Murray, da Hello Games, aparece para falar sobre seu jogo espacial No Man's Sky e confirmar a presença do mesmo na plataforma, com um universo procedural sem igual e ambientes destrutíveis. Em seguida, apresenta seu novo trailer que destaca os prêmios e opiniões da crítica especializada. O título será lançado para PC e PS4.


Esta conferência prova que cada vez mais os desenvolvedores e as empresas de tecnologia dão mais atenção para esta plataforma antes negligenciada por muitos. Também nos mostrou como é possível fazer uma conferência diferente e ainda assim mantê-la interessante. Espero que tenham curtido nossa cobertura das conferências da E3 2015. Continuem acompanhando nossa cobertura da E3, que só está começando.

Colaboração: Flávio Augusto Priori
Revisão: Alberto Canen

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google