Jogamos

Análise: Bellatorus Deluxe (PC), o card game brasileiro

Bellatorus Deluxe é o card game digital que poderia ser real

Com a chegada da Splitplay, a plataforma digital para venda de jogos brasileiros, uma série de games nacionais figuraram a lista inicial através de seu lançamento no começo do mês. Entre eles está Bellatorus Deluxe (PC), um título que mescla card games com administração de recursos e construção de bases. O título foi desenvolvido pela Pangas Entertainment, sendo o primeiro projeto do estúdio de Florianópolis.

Com a mistura de gêneros, Bellatorus Deluxe é um jogo de bastante complexidade, passando à impressão de que cada decisão conta. Além das mecânicas envolvidas na construção de sua imponente (ou fracassada) torre, alguns recursos visuais bastante interessantes também marcam presença e tornam o jogo diferente do que estamos acostumados a ver no gênero.

A disputa pela supremacia

A campanha de Bellatorus Deluxe consiste na colonização de uma ilha cheia de recursos naturais, na qual três facções distintas, separadas pelo seu alinhamento, lutam pelo domínio do local. De um lado, temos a igreja, representada por seus párocos, bispos e criaturas divinas, que competem pela dominância religiosa do local. Do outro, temos os seres das trevas, com sua pestilência, magia negra e necromantes, que querem apenas ver o mundo queimar.

No meio dessa disputa e também querendo a ilha para si, temos os trabalhadores comuns, que são neutros em relação as disputas divinas e querem apenas extrair o melhor que aquela terra tem a oferecer. Este pano de fundo situa o esquema de alinhamento do jogo, mas sem a intenção de exibir quaisquer nuances, sendo bem preto no branco.

O meu é maior que o seu!

Para vencer seus duelos, existem duas opções: ou atinja o nível 50 de sua torre antes que o seu oponente, ou simplesmente derrube a dele completamente. Embora o conceito seja simples, diversos fatores influenciam na decisão de como alcançar a vitória, incluindo a disposição das cartas no início da partida. Isso acontece porque apenas um deck é utilizado, sendo definido pelo criador da sessão.

Com a sua vez iniciada, uma série de ações podem ser feitas, como angariar recursos, levantar construções de suporte ou jogar uma carta. Apenas uma ação é permitida por turno, o que torna cada rodada um desafio diferente, tendo apenas uma escolha entre muitas ações. Em minhas sessões tive a impressão de que algumas destas, como recrutar seguidores, poderiam ser feitas apenas através das cartas, ao invés de contar como uma jogada única.

No entanto, não há como negar que as possibilidades estratégicas de cada partida se tornam únicas, sendo comum entrar em dilemas sobre continuar seguindo seu plano, mesmo quando existe a chance de seu oponente o finalizar no final do turno, ou de se adaptar ao estilo dele e tentar acabar com a partida usando as estratégias de seu adversário. É animador ter a consciência de que existem muitos caminhos para se chegar ao mesmo lugar.

Supervisionando terrenos e tropas

Uma das características mais interessantes de Bellatorus Deluxe é a maneira como você pode brincar com a câmera. Em seu visual padrão, as duas bases são mostradas em uma visão lateral que pega todo o cenário. Mas ela não é a única forma de encarar o jogo. Entre as possibilidades, destacamos a visão frontal que o coloca atrás de sua base, enxergando a torre inimiga ao fundo, como se estivesse disputando um jogo de tabuleiro.

Já o mais legal, sem dúvida, é poder entrar no seu avatar, que é definido pelo alinhamento que tiver escolhido e poder explorar suas construções, tropas e torres pessoalmente. Tal função é apenas estética e não possui impacto algum na maneira que a partida é jogada, mas lembre-se de não ficar passeando muito tempo, ou sua rodada será encerrada por demorar demais. Até mesmo nos desafios para um jogador.
Por outro lado, a trilha sonora do game fica devendo. As músicas orquestradas do título, embora não sejam ruins num todo, pouco parecem ter a ver com o jogo, aparentando ser uma música reproduzida por algum aplicativo em outra janela. A arte das cartas também são bem simplórias, não atraindo o jogador a centralizar a carta para dar uma olhada melhor em sua ilustração.

Funcionaria melhor como um jogo de tabuleiro

Bellatorus Deluxe possui um nível de complexidade bastante atraente, embora acredite que algumas ações do jogo poderiam ser delegadas para as cartas. Seus modos de câmera também dão uma perspectiva diferente do campo de batalha de maneira que nunca vimos antes em card games.

No entanto, a impressão final que Bellatorus Deluxe deixou foi a de que é um jogo que funcionaria melhor sendo um tabuleiro fora dos computadores. Minha imaginação fértil não para de pensar em como seria legal estapear a torre do meu adversário ao danificá-la.

Além disso, nas partidas para um jogador ou online, boa parte da brincadeira acaba por perder a graça por conta de estar jogando fisicamente sozinho. No multiplayer local ou na realidade alternativa na qual Bellatorus Deluxe é um jogo de tabuleiro, acredito que a diversão seria muito maior.

Prós

  • Possibilidade de escolher diversas maneiras de ganhar a cada jogo;
  • Entrar na pele de um personagem e andar pela sua base é muito legal;

Contras

  • As ilustrações das cartas deixam a desejar;
  • Música destoa do clima do jogo;
Bellatorus Deluxe - PC - Nota Final: 6,0
Revisão: Leonardo Nazareth
Capa: Felipe Araújo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google