Resenha

Um livro escrito pela mão de um homem e outro pela pena de um arcanjo. Conheça os mistérios do universo de Diablo nesses tomos de conhecimento

O universo fantástico e tenebroso de Diablo é cheio de mistérios. Muitas histórias cercam os anjos, demônios e heróis que travam uma etern... (por Unknown em 01/12/2013, via GameBlast)

O universo fantástico e tenebroso de Diablo é cheio de mistérios. Muitas histórias cercam os anjos, demônios e heróis que travam uma eterna luta entre o bem e o mal. Mas apesar da experiência dos jogos dessa franquia de sucesso mergulharem o usuário em vários contos e em incríveis batalhas, alguns detalhes da trama ficaram sem explicação. Como Diablo e outros males do Inferno surgiram? De onde os anjos vieram? Qual a origem dos Nephalem? Para responder a essas e outras dúvidas, a Blizzard lançou dois livros especiais, presentando os fãs com obras belíssimas, tanto por fora quanto por dentro. Com The Book of Cain e The Book of Tyrael, o leitor entenderá todos os segredos que estão por trás dos personagens que tem seus destinos entrelaçados nesse conflito infernal que mudou tantas vezes os rumos da humanidade.

O legado de Cain

"Take heed, and bear witness to the truths that lie within. For they are the last legacy of the Horadrim." (Cuidai-vos, e sejam testemunhas das verdades que aqui se encerram. Pois elas são o último legado dos Horadrim.)
- Prefácio de ambas as obras.
Logo após o lançamento oficial de um dos jogos mais aguardados da história dos games, Diablo III, o livro do Horadrim, Deckard Cain, foi publicado em uma edição especial. Esse livro continha todos dados e conhecimentos que o velho sábio acumulou em longos anos de pesquisas solitárias e em jornadas perigosas pelo mundo de Santuário. A obra é dedicada com carinho a sua sobrinha, Leah. Deckard tinha esperança que os ensinamentos contidos no livro seriam de grande ajuda para compreender os desafios que a humanidade iria enfrentar e uma profecia que cada vez mais se tornava realidade, o Fim dos Dias.
A obra começa contando a história do surgimento do Universo. Mostrando que o bem o mal rivalizavam desde o começos dos tempos, toda a criação havia sido gerada pelo conflito entre Anu, o ser de luz, e seus sentimentos obscuros, sob a forma de um horrível dragão. A batalha que os dois seres cósmicos travaram foi tão intensa, que no final, os restos de seus corpos colossais deram origem as primeiras dimensões do universo, o Paraíso Celestial e os Infernos Ardentes. Dos fragmentos de Anu brotaram criaturas divinas dotadas de grande poder e luz, os anjos. Enquanto dos restos do Dragão surgiram demônios horríveis e os perversos Sete Males. Interessante notar aqui que Deckard esclarece um detalhe confuso da história de Diablo, pois ele explica que o Céu e o Inferno não são lugares onde as pessoas vão quando morrem, mas sim planos diferentes do mesmo universo.
As histórias prosseguem com relatos detalhados sobre cada um dos arcanjos (anjos poderosos da hierarquia celestial mais alta) membros do Conselho Angiris, que representam diferentes aspectos divinos: Imperius (Arcanjo do Valor), Tyrael (Arcanjo da Justiça), Malthael (Arcanjo da Sabedoria), Itherael (Arcanjo do Destino) e Auriel (Arcanjo da Esperança). Cain também explora os contos que cercam cada um dos Senhores do Inferno, sendo os Males Menores, Andariel (A Senhora da Angústia), Duriel (Senhor da Dor), Belial (Senhor da Mentira), Azmodan (Senhor do Pecado) e os Males Maiores: Mephisto (Senhor do Ódio), Baal (Senhor da Destruição) e Diablo (Senhor do Terror). Os detalhes que o Horadrim conta sobre cada uma dessas criaturas divinas e demoníacas são muito interessantes e nos ajudam a compreender mais profundamente a personalidade de cada um desses personagens.

Todos esses conhecimentos formam uma sólida base para o leitor (e para Leah também) entenderem o conflito de proporções épicas que seria travado entre o Céu e o Inferno. Conhecida como a Guerra do Pecado, a batalha durou séculos sem ter um vencedor. O conflito parecia não ter fim, até que um anjo e um demônio geraram um híbrido de uma união profana, um Nephalem. Em seguida, um grupo de anjos e demônios que se encontravam à margem da guerra, esconderam a Worldstone (a relíquia mais poderosa e sagrada do universo) em um novo mundo recém-criado, o Santuário. Essas terras, mais tarde seriam povoadas pela raça humana (descendente dos primeiros Nephalem) e muito em breve conheceria a destruição ao se tornar palco central das maquinações perversas dos Males Superiores do Inferno que seriam expulsos para o mundo mortal por causa de uma feroz rebelião no Mundo Inferior.
Um dos méritos da obra é contar toda a história que cerca os dois primeiros jogos da franquia sob o olhar do Horadrim. Por um lado, o relato dá uma boa visão de como tudo aconteceu para aqueles que não jogaram o primeiro ou segundo jogos, enquanto os fãs que já conhecem a história vão adorar o sentimento de nostalgia e poder conhecer detalhes que não sabiam ou haviam passado despercebidos. É fascinante conhecer a jornada que Cain teve que cruzar com seus irmãos Horadrim para capturar e selar Diablo e seus irmãos, à custa de muitas vidas inocentes e sacrifícios impensáveis.
Ao final da obra, temos capítulos detalhados sobre cada um clãs de heróis do universo de Santuário. Temos a chance de conhecer as origens e histórias dos Bárbaros, Caçadores de Demônios, Arcanistas, Feiticeiros e Monges. Cain transcreve relatos minuciosos sobre suas viagens a terras distantes onde conheceu os mais diferentes tipos de guerreiros, suas magias e culturas e o que os motivava a sempre buscar obter mais poder e livrar o mundo de qualquer tipo de injustiça.

As reminiscências de um anjo caído

CUIDADO: O texto a seguir contém spoilers para quem não jogou Diablo III. Leia por sua conta e risco!
Para comemorar o anúncio da expansão de Diablo III, Reaper of Souls, um novo tomo de conhecimento foi lançado para contar tudo o que aconteceu depois dos acontecimentos do terceiro jogo da franquia. The Book of Tyrael é uma obra escrita pelo próprio punho do antigo arcanjo da Justiça. Agora ocupando o posto de arcanjo da Sabedoria e sob a forma humana, Tyrael compartilha seu testemunho de como é assumir essa nova forma e sobre o destino do mundo depois da derrota de Diablo no Arco Cristalino pelas mãos de um bravo Nephalem.
Ao contrário do livro de Cain que é escrito pelo próprio Horadrim como se fosse um diário, o livro de Tyrael possui apenas alguns trechos que foram redigidos pelo próprio punho do anjo. A obra é mais um apanhado de alguns relatos e descrições perdidas ou não finalizadas de Deckard que Tyrael tomou o cuidado de recuperar e transcrever em uma obra completa. Nos primeiros capítulos, o anjo tenta inocentar a pobre Leah, que acabou se tornando o recipiente humano no qual Diablo pode voltar ao nosso mundo como o Mal Supremo. Para tanto, ele busca em diários de Cain e da própria Leah sobre as origens da mãe da garota, a Bruxa Adria, e de como ela se corrompeu, traindo a humanidade e se tornando serva da Diablo.
Em outro capítulo, Tyrael expõe todo o material que Cain havia reunido e escrito a respeito de um dos mais respeitados irmãos Horadrim, o poderoso Zoltan Kulle. O mago foi o responsável pela criação da misteriosa Black Soulstone e, através dos relatos de Deckard, pode-se entender porque a ordem decidiu desmembrar o corpo do mago e escondê-lo nas areias do deserto, antes que ele cometesse mais atrocidades para energizar a sangrenta pedra que havia concebido. O Horadrim renegado buscou conquistar o poder supremo sobre as forças da luz e das trevas, aprisionando almas de anjos e demônios em um único recipiente. Ele obteve sucesso, mas isso custou sua sanidade.
O ponto principal da obra fica por conta das histórias que cercam o Reino de Westmarch, um local isolado no Santuário onde uma nova seita de Horadrim aceita o pesado fardo de proteger a perigosa Black Soulstone. Tyrael a envia para esse local porque a pedra maldita não poderia permanecer no Paraíso. Se isso acontecesse, ela acabaria corrompendo os anjos e, buscando ajuda nos recantos de sabedoria de seu irmão desaparecido, Malthael, Tyrael percebe que não poderia destruir a pedra e precisaria escondê-la a todo o custo, antes que caísse em mãos erradas.
O livro ainda conta em detalhes sobre os misteriosos guerreiros do clã dos Cruzados, a nova classe de herói que será apresentada na expansão do último jogo. Também temos uma linha do tempo completa sobre todos os acontecimentos que cercam a história das terras do Santuário, além de um glossário completo com descrições detalhadas de personagens, locais e criaturas que povoam esse universo rico e fantástico.

Obras inestimáveis

Certamente a quantidade de histórias contidas nesses dois livros especiais enriquecem a história da franquia de Diablo de uma forma inigualável. Porém, a parte mais impressionante desses dois livros fica por conta de seu design único. Ambas as obras possuem capa dura com detalhes em relevo. Enquanto que no livro de Cain, a caveira de Diablo estampa a capa, no livro de Tyrael é a espada sagrada do arcanjo, El’Druin, que está na capa. Na contra capa dos dois livros, o selo dos Horadrim protege as obras. Outro detalhe interessante é que, afim de deixá-lo mais semelhante à obra que é vista durante o jogo, as páginas tem um aspecto amarelado e são desfiadas nos cantos. Já no livro de Tyrael, as páginas são diferentes, possuindo um brilho dourado.
As imagens que recheam as obras são lindas, com desenhos feitos à mãos de anjos, demônios, guerreiros e locais diferentes. É recomendado ler com muita atenção cada página dos livros, pois você poderá encontrar uma anotação de rodapé de Cain ou de Leah contando algum detalhe importante. Isso é algo muito especial nas duas obras, pois torna forte a sensação de estar lendo algo realmente escrito pelos personagens da série, além de que o texto é muito bem trabalhado e redigido.
Ao final de cada obra, o leitor recebe um presente especial. Em um envelope selado, ele pode encontrar um documento secreto. No livro de Cain, ao romper o lacre, podemos encontrar o mapa completo das terras do Santuário, com a localização de cada cidade e vilarejo. Já no livro de Tyrael, encontramos uma árvore genealógica da Família Real de Tristam, com imagens do príncipe Aidan, Leah e tantos outros. Ao virar a folha, as imagens dos mesmos aparecem distorcidas, mostrando as formas demoníacas que eles tomaram e como sua árvore está enraizada na Black Soulstone, como que presa a uma maldição eterna.
A Blizzard está de parabéns por ter presenteado os fãs da franquia do Senhor do Terror com essas belíssimas escrituras e artes. Além do prazer de ler um texto ricamente produzido e com ilustrações belíssimas, são obras que merecem um lugar de destaque na biblioteca de qualquer jogador.

Revisão: Ramon Oliveira de Souza



Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google