Blast from the Past

Sinta todo o terror, ódio e destruição que voltam a cobrir as terras do Santuário em Diablo II

No começo do novo milênio, um jogo épico chegava às telas dos PCs e às mãos dos jogadores. Sucessor do clássico Diablo de 1996, a conti... (por Unknown em 10/05/2013, via GameBlast)


No começo do novo milênio, um jogo épico chegava às telas dos PCs e às mãos dos jogadores. Sucessor do clássico Diablo de 1996, a continuação chega para transformar a cara dos RPGs e nos mostrar uma história mais densa e repleta de emoção e aventura só no clique de um mouse. Trazendo novas classes, novos mundos e até a adição do modo multiplayer para jogar e testar suas habilidades contra outros jogadores, Diablo II veio para mostrar que, no mundo eletrônico, o mal não tem fim e pode ser mais terrível e perigoso do se pode imaginar.

CUIDADO: O texto a seguir pode conter spoilers para quem não jogou Diablo II. Leia por sua conta e risco!

O mal está por todos os cantos

A tão aguardada sequência começa contanto a história de Marius, um viajante incarcerado em um hospício que é visitado por uma figura misteriosa. Em seu delírio, o pobre homem garante se tratar do poderoso arcanjo da justiça, Tyrael, que vem em sua busca. O anjo deseja saber se Marius conhece o paradeiro da Soulstone (uma pedra mágica capaz de guardar a essência ou alma de um demônio) de um dos irmãos de Diablo, Baal, o senhor da Destruição. Completamente perturbado e arrependido, Marius decide contar toda a sua história e como foi acabar naquele lugar, implorando o perdão divino de Tyrael.

O Inferno é aqui!

Há algum tempo atrás, fumando em uma taverna durante um fria noite de inverno, Marius viu um misterioso viajante entrar no local. Em pouco tempo, seres bizarros e aparições demoníacas começaram a brotar em volta do estranho indivíduo e rapidamente as chamas consumiram o estabelecimento. Escapando do perigo e sem saber bem porquê, Marius decide seguir o viajante que, nada mais é do que o Princípe Aidan, o valoroso guerreiro que derrotou Diablo no jogo anterior e se sacrificou para conter o mal do demônio em si mesmo, cravando a Soulstone do capeta em sua própria testa. Agora conhecido como “o viajante sombrio”, Aidan carrega destruição e morte por onde quer que passa, já que sua alma está quase completamente corrompida pelo poder de Diablo. Ele convence Marius a ajudá-lo em sua jornada para encontrar os irmãos de Diablo e, quem sabe, encontrar uma forma de purificar seu espírito atormentado. Mal sabia o pobre homem que estava apenas se tornando uma marionete no plano terrível do Senhor do Terror.

O maior desafio de Kurast, no ato 3, era o mapa denso e complexo

Devastando cidades e invocando hordas demoníacas pelo caminho, os dois viajantes seguem seu rumo por terras distantes e, cabe ao nosso herói principal, recém-chegado aos arredores da velha cidade de Tristam, seguir os passos do “viajantes sombrio” e acabar com o mal que mais uma vez volta a atormentar as terras do Santuário. E justamente nesse ponto, Diablo II torna-se um jogo mais complexo, vasto e mais rico em detalhes que seu antecessor, possuindo quatro atos que se passam em terras diferenres visitadas ao longo da trama: o acampamento das guerreiras próximo à Tristam, as areias de Lut Golhein, os pântanos de Kurast e o próprio Inferno. E, para enfrentar essa perigosa aventura, dessa vez o jogador pode escolher entre cinco classes distintas de herois:
  • Amazona: guerreira habilidosa de um clã distante rival às integrantes do clã das Sisters of the Sightless Eye, que guarda muita semelhança à guerreira de Diablo I. Dominando as habilidades com o arco e flecha e a lança, ela é um lutadora fantástica que pode causar muita dor de cabeça aos seus inimigos com suas habilidades especiais que podem enfraquecer e debilitar seus oponentes ao mesmo tempo em que potencializam suas armas e ataques.
  • Paladino: cavaleiro abençoado que domina o poder de sua espada afiada. Através de sua arma ele é capaz de disparar ataques sagrados e devastadores, enquanto utiliza sua fé para criar auras ofensivas e defensivas ao seu redor para bloquear ataques ou até congelar os oponentes que o cercam. Uma ótima escolha para jogadores que não desejam ficar trocando de habilidades a todo o momento em um combate e preferem o ataque mais direto.
  • Necromancer: versátil feiticeiro que domina os poderes da morte. Capaz de invocar os mortos e conjurar outras criaturas para lutar ao seu lado durante o combate ele ainda pode lanças maldições terríveis em seus inimigos. Além disso, possui ataques devastadores com o poder do veneno e a força de ossos afiados. Altamente recomendado para principiantes por possuir ataques poderosos e poder conjurar monstros para lutar em seu lugar enquanto o jogador pode ficar à distância lançando alguns ataques ou apenas admirando a batalha.
  • Barbáro: feroz e poderoso guerreiro que tem a fúria ao seu lado para lhe dar forças durante o combate. Com ataques capazes de nocautear grupos de demônios e gritos que podem assustar até mesmo Diablo, o Bárbaro ainda consegue carregar uma arma mortal, como um machado, em cada mão para potencializar seus golpes. É recomendado para os jogadores que apreciam um bom combate e querem destruir hordas de criaturas com apenas um ataque.
  • Feiticeira: mais poderosa que qualquer bruxa que você já tenha visto, a Feiticeira é capaz de controlar e dominar três elementos naturais para destruir seus inimigos: o gelo, o fogo e o raio. No entanto, caso o jogador a escolha, é recomendável que foque em apenas um ou dois desses elementos para desenvolver habilidades e magias, já que a feiticeira pode se tornar muito vulnerável contra outros tipos de ataques. Além disso, prepare-se para ter sempre um estoque gordo de mana no seu inventário, pois suas habilidades especiais gastam muita energia espiritual.
Muitos... Muitos demônios mesmo!

O jogo preserva todas as características de seu antecessor, possuindo diversas melhorias nos itens, habilidades e desafios. A jogabilidade continua com o seu bom e velho “point’n’click” e, para prosseguir na história, o personagem precisa cumprir uma série de missões em cada ato (algumas obrigatórias e outras opcionais). No final de cada ato, o herói se vê diante de um demônio poderosíssimo  irmão de Diablo, em uma batalha feroz na qual é preciso lutar com cuidado e estratégia, fazendo uso de suas melhores armas e habilidades. Com o acréscimo de uma poderosa, mas simples, “árvore de habilidades” o jogador agora possui muitas opções para distribuir seus pontos de skill, escolhendo a dedo quais magias ele deseja aprender ou melhorar. Além disso, para poder se movimentar mais rápido nesse amplo mundo aberto, o jogador pode utilizar waypoints que são ativados em certos locais em cada ato, podendo se teletransportar através deles. Mesmo assim, os velhos pergaminhos de Portais para a Cidade  ainda continuam lá para ajudar o herói no momento do sufoco.

Habilidades fantásticas para momentos difíceis!

Para os jogadores mais hardcores, após acabar com a raça de Diablo mais uma vez, nas profundezas do inferno, novos modos de dificuldade eram desbloqueados. Nos níveis Nightmare, Hell e Inferno, além de monstros mais poderosos e resistentes, o jogador era penalizado com perda de experiência quando morria em combate. Pelo menos, as lutas árduas compensavam, pois nos níveis maiores, os monstros mortos rendiam recompensas e itens raros únicos! Uma curiosidade era que, uma vez terminado o jogo, caso o jogador transmutasse a perna de madeira do pobre menino Writ com um Tomo de Portal para a Cidade com o Horadric Cube, um portal seria aberto, levando o jogador ao nível secreto da vaca, ou como é conhecido, Moo Moo Farm. Nesse lugar, cheio de itens valiosos e muito outro, o jogador tinha que enfrentar vacas gigantes ferozes que atacavam com foices e lanças! Era o extra mais bizarro de Diablo II mas, sem dúvidas o mais divertido.

A revolta dos bovinos!

A eterna batalha entre o bem e o mal

Tornando o que era bom ainda melhor, em 2002 a Blizzard lançou um pacote de expansão para o jogo, intitulado Lord of Destruction. A expansão concluía  a história de Diablo II, com a perseguição final do herói por Baal até a terra dos bárbaros, Harrogath, onde o senhor da destruição planejava invadir o monte Arreat, um local sagrado que guardava um item vital para o equilíbrio entre os mundos do Santuário, os céus e o inferno: a Worldstone. Com o plano de corromper a pedra, Baal envia seu exército demoníaco para cercar a cidade dos bárbaros e impedir que qualquer inimigo atrapalhe seus planos. Cabe ao nosso herói atravessar a linha de frente do exército infernal e cruzar cavernas geladas para dar um fim em Baal e salvar o mundo dos homens antes que seja tarde demais.

Enfrentando os exércitos do Senhor da Destruição
Além de concluir a fantástica história iniciada em Diablo II, a expansão trouxe diversas novidades. A principal era a adição de duas novas classes de heróis: a assassina e o druida. A expansão também possibilitou a troca de armas durante a batalha com os equipamentos secundários que o personagem podia carregar.Runas mágicas foram adicionadas com a mesma funcionalidade das joias, podendo ser inseridas em armas e itens, proporcionando habilidades extras ao equipamento.A seguir, uma breve apresentação das duas novas classes de heróis.
  • Assassina: guerreira habilidosa, ágil e mortal que domina as artes da sombras e é capaz de plantar as armadilhas mais engenhosas para ferir ou neutralizar seus inimigos. Uma ótima escolha para jogadores que curtem mais a estratégia na hora do combate e que também gostam de dar uma de Street Fighter em seus inimigos com os golpes mortais de artes marciais que essa guerreira pode desferir em seus oponentes.
  • Druida: um poderoso mago que controla os elementos e forças da natureza e é capaz de transmutar seu corpo para formas bestiais. O druida é um dos personagens que possuem o maior leque de opções de magias e habilidades para se escolher. Muito similar ao Necromancer, ele é um boa escolha para jogadores iniciantes que querem curtir uma boa experiência e não morrer muito pois ele é capaz de invocar vinhas comedoras de corpos, espíritos e até lobos para lutar ao seu lado, enquanto lança um bola de fogo ou congela seus inimigos.
No encalço de Baal...
Diablo II foi um jogo de tanto sucesso que, apesar de sua fantástica sequência, Diablo III, ter sido lançada ano passado, ele ainda preserva sua popularidade entre os gamers dos PCs. A Blizzard continua disponibilizando patches de atualização e modificação para o jogo, sendo a versão 1.13 a mais recente delas. Seja pela história, pelo clima envolvente ou simplesmente pela emoção de ver seu personagem evoluindo e se tornando poderoso enquanto esmaga hordas infindáveis de demônios, Diablo II é um épico dos RPGs que, como o ódio do Senhor do Terror, certamente nunca irá morrer.

Quem tem medo do capeta?


Revisão: Leandro Freire
Capa: Felipe Araujo

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google