Jogamos

Análise: Pegue seu tapete de dança, deixe a preguiça de lado e venha sacudir em Stepmania (PC)!

Já sabemos que “quem canta, seus males espanta”. Mas e quem gosta de dançar e sacudir o esqueleto? Jogos de dança sempre fizeram muito suc... (por Gabriel Toschi em 27/10/2013, via GameBlast)

Já sabemos que “quem canta, seus males espanta”. Mas e quem gosta de dançar e sacudir o esqueleto? Jogos de dança sempre fizeram muito sucesso e hoje franquias que utilizam controles de movimento fazem a alegria do público. Afinal, é sempre bem divertido dançar no meio da sala com seus amigos, imitando dançarinos profissionais, não é?

Falaremos de dança, mas não desta sensação moderna. A análise de hoje no GameBlast é de Stepmania, jogo indie para PC, que fará você lembrar das horas perdidas nos fliperamas tentando acertar aquelas malditas setas que subiam na tela, no compasso da música!

A.J.D. (Antes de Just Dance)

Antes dos consoles de movimento ficarem famosos, a graça de um jogo de dança era usar o tapete no chão com diversas setas e pisar nelas de acordo com as que apareciam na tela da TV ou arcade. Stepmania é, sem sombra de dúvida, uma das melhores opções para estilo de jogo no PC.


Toda a interface gráfica do jogo é bem polida e dá um ar de profissionalismo ao game, que recebe atualizações constantes em seu site oficial. Os controles são fáceis de configurar e você pode usar o teclado ou qualquer outro joystick - incluindo o de Xbox 360, por exemplo - e até mesmo um tapete de dança USB (altamente recomendado para quem busca uma experiência completa do game).

A jogabilidade é simples e clássica, seguindo o modelo Dance Dance Revolution, com quatro setas apontando para cima, baixo, esquerda e direita. Porém ele permite assumir outros padrões, como o de quatro setas diagonais e um botão no meio, igual ao da franquia Pump It Up (bem famosa no Brasil). Ela é bem fluida, precisa e não causa lag, muito indesejáveis em um jogo onde “acertar o tempo certo” é palavra de ordem.

Além do modo simples (escolha uma música e dance), Stepmania traz outras opções: Double (utilizar um botão extra além do tapete), Rave (onde você compete com os amigos e quanto melhor sua dança, mais difícil fica a música do oponente), Extended (você joga quatro músicas em seguida sem parar), Endless (uma música atrás da outra, sem pausa), entre outros estilos.

Dance o que quiser!

Diferente das máquinas de arcade e jogos para consoles, Stepmania permite que você dance praticamente qualquer música por meio dos simfiles, arquivos que contém todo o mapa de setas, a música e o ambiente gráfico da canção. É por meio deles que o game reconhece e permite a execução de todas as músicas.

Das músicas mais antigas (Kung Fu Fighting faz parte da primeira coletânea de DDR)...

As versões mais atuais de Stepmania já vem com duas músicas, “Springtime” e “Mecha-Tribe Assault”, mas você pode baixar quantas quiser procurando os simfiles na internet. Entretanto, mesmo que o site oficial contenha um fórum com muitos simfiles para download gratuito, ainda é difícil achar aquela música que você quer por não haver um banco de dados oficial de simfiles, como, por exemplo, outro jogo indie musical, osu!.

...até o último hit da internet (The Fox - Ylvis, música que virou meme nos últimos tempos)

Se você ainda não encontrar, pode tentar produzir seus simfiles a partir de um criador próprio do jogo ou utilizando outros programas third-party, mais profissionais, que servirão de base para sua árdua tarefa de musicar setas.

Levante da cadeira e vá dançar

Talvez esta seja a melhor opção disponível hoje para quem gosta de um game de dança ao modelo antigo de setas. Toda a biblioteca de músicas disponível (e a possibilidade de aumentá-la), jogabilidade fluida e a opção de usar qualquer controle só me fazem dizer: saia logo dessa cadeira e vá procurar seu tapete de dança para aproveitar Stepmania: afinal, ainda por cima é de graça!

Prós


  • Interface gráfica bonita e simples;
  • Possibilidade de usar qualquer controle;
  • Simfiles permitem executar qualquer música;
  • Grande biblioteca disponível;
  • É de graça!

Contras


  • Falta de banco de dados oficial de músicas;
  • Nem todos têm um tapete de dança de PC para aproveitar.


Stepmania - PC - Nota: 9,0

Revisão: Bruna Lima
Capa: Wellington Aciole

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google