Análise: osu! (PC) faz você entrar no ritmo com uma experiência musical variada

Se você ainda chora todos os dias pela falta de novos títulos de Guitar Hero e Rock Band , ou não consegue se aventurar em Rocksmith , ... (por Gabriel Toschi em 09/12/2012, via GameBlast)


Se você ainda chora todos os dias pela falta de novos títulos de Guitar Hero e Rock Band, ou não consegue se aventurar em Rocksmith, ou mesmo se cansa de tanto pular e remexer nos tapetes de Dance Dance Revolution e com os controles de Just Dance, fique sabendo que há muitos outros jogos do mesmo gênero por aí. osu! é uma alternativa freeware para o Windows e promete render muita diversão. Será que ele vai se tornar o seu novo game musical preferido?

Um desafio musical praticamente completo

Considere osu! como uma espécie de Pokémon: ele sempre evolui. Atualmente, ele traz quatro modalidades de jogo, que podem ser executadas com todas as músicas disponíveis. Por mais que você não goste de uma delas, vai acabar sendo conquistado:
  • osu! Standard: esse modo é baseado na jogabilidade de Osu! Tatakae! Ouendan!, do Nintendo DS, que fez sucesso nas Américas pelo nome de Elite Beat Agents (no qual também recebeu o nome). Nesta modalidade, você deve clicar nos círculos que aparecem durante a música no momento certo para seguir o ritmo. Você ainda terá que percorrer caminhos com o mouse (chamados de sliders) e girar roletas (chamados de spinners) o mais rápido que puder. Por mais que, no PC, tudo seja feito com o mouse, a jogabilidade é tão intuitiva quanto a da touchscreen do Nintendo DS;
  • Taiko: baseado em outra franquia japonesa do Nintendo Wii, Taiko no Tatsujiin, este modo é bem semelhante ao encontrado ao da versão original. Diversos círculos aparecerão na tela, no ritmo insano das músicas: quando ele é vermelho, você deve bater no centro do taiko (usando um botão do teclado) e quando ele é azul, você precisa bater na borda (usando outra tecla). Os sliders do modo Standard se comportam como batidas insanas nos botões e os spinners como batidas alternadas entre vermelho e azul até completá-los;

  • Catch the Beat: uma modalidade original do jogo que, para alguns, pode ser o mais fácil de todos eles. Nela, você é um personagem que coleta frutas que caem do céu, no mesmo ritmo da música. Seu objetivo é pegar o maior número de frutas sem deixar nenhuma cair, utilizando as setas do teclado. Você ainda pode usar um botão para alcançar uma maior velocidade momentânea. Os sliders se comportam como sequências do mesmo tipo de fruta e os spinners como uma chuva descontrolada de bananas (bônus para a referência a Ace Attorney e a Elite Beat Agents no vídeo abaixo);
  • osu!mania: o último modo se baseia em Beatmania, game musical da Konami, que representa um simulador de DJ. A jogabilidade é bem semelhante à Guitar Hero, onde a nota cai na tela e você deve apertar o botão correspondente a ela no momento certo. Porém, nesta modalidade, não são apenas quatro notas: dependendo da dificuldade, esse número pode aumentar para cinco, seis e até sete notas ao mesmo tempo. Para jogar você utiliza os diversos botões do teclado.


O game ainda disponibiliza alguns modificadores, chamados de “mods”, que aumentam ou diminuem os níveis de dificuldade, como o Double Time (onde a música fica duas vezes mais rápida), o Hard Rock (que diminui o tamanho dos círculos) e o Flashlight (onde toda a tela fica escura e há luz apenas ao redor do cursor, como uma lanterna). 

Solte o som! (ou produza o seu próprio)

Se você acha que terá pouca coisa pra jogar, está enganado: existem mais de 5000 beatmaps (como são chamadas as músicas) para serem baixadas gratuitamente no site oficial do jogo, cada uma com a média de três dificuldades. Se você for fã de música japonesa ou coreana, animes ou games, pode ficar feliz: a maioria das canções disponíveis são nesse estilo, já que o jogo foi criado no Oriente. A parte ruim é que não temos a mesma variedade de músicas ocidentais, o que pode fazer com que você conheça muitos sons novos ao longo das jogatinas.

Apenas algumas de muitas músicas. Muitas mesmo!
Para aqueles com disposição e criatividade, osu! tem um gerador de beatmaps incluso que pode ser usado com qualquer arquivo MP3. Há diversas ferramentas para a elaboração e sincronização perfeita dos círculos, sliders e spinners estão disponíveis e um grande painel de configurações que determina os diversos pontos de BPM (batidas por minuto) da música. O único problema é que ele não parece ser tão simples e intuitivo e, provavelmente, ele se tornará um objeto de estudo bem interessante para os que tiverem a perseverança necessária para tal.

Parece muito simples, mas não é tanto: um bom beatmap necessita de trabalho duro

Em ritmo de festa!

Jogar qualquer um dos modos sozinho é muito interessante, mas osu! traz especialmente um modo multiplayer online muito bom. Complicações que poderiam ser encontradas em outros jogos grátis pela internet são dizimadas neste título. Você precisa ter apenas uma conta no site oficial do jogo para iniciar a jogatina online. A interface da criação de sala é bem simples e e há vários chats disponíveis em diversas línguas (o dos brasileiros é chamado de #portuguese).

osu!Bancho é o nome do serviço que permite o multiplayer online

Você pode escolher qualquer uma das modalidades para jogar online, além de algumas cooperativas, onde cada jogador executa uma parte da música. Se quiser tocar uma música que seus amigos não tenham, é bem fácil: escolha a sala e o link de download aparece automaticamente para todos. Mais simples, impossível!

Uma sala de jogatina multiplayer do osu!; em Game Type, é possível escolher o modo de jogo e ativar o co-op


Disputa musical para casuais e hardcores

osu! é um ótimo jogo, uma perfeita e praticamente completa experiência musical. Se você for um daqueles que apenas gostam de se divertir, pode aproveitá-lo como casual sem problemas. Mas se precisa de um bom desafio e está preparado para ser um dos maiores ambidestros do mundo, é tão hardcore como os FPS que conhecemos. Por mais que tenha algumas falhas, osu! é uma ótima alternativa totalmente gratuita de diversão entre amigos.


Prós

  • Jogo totalmente gratuito;
  • Alta variedade e qualidade de jogabilidade;
  • Sistema de multiplayer online bem elaborado;
  • Mais de 5000 músicas prontas para download gratuito.

Contras

  • Falta de músicas ocidentais;
  • Criador de beatmaps complexo e pouco convidativo.
osu! - PC - Nota final: 9,5
Visual: 9,0 | Som: 10 | Jogabilidade: 10 | Diversão: 9,5
Revisão: Bruna Lima

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google