Blast from the Past

Liderando uma gangue de motociclistas no futuro apocalíptico de Full Throttle

Quando a Disney anunciou o fechamento da LucasArts (divisão de games que fazia parte do “pacote Star Wars”), automaticamente jogadores d... (por Unknown em 26/04/2013, via GameBlast)


Quando a Disney anunciou o fechamento da LucasArts (divisão de games que fazia parte do “pacote Star Wars”), automaticamente jogadores do mundo inteiro sofreram um ataque de nostalgia ao lembrar dos clássicos produzidos pelo estúdio. Um desses clássicos era Full Throttle, que trazia uma história envolvendo gangues de motoqueiros vivendo em um futuro apocalíptico bem ao estilo Mad Max. Lançado em 1995, o jogo era mais um dos sensacionais point and click da LucasArts, mas que também conseguia trazer bastante ação e sensação de velocidade, como pede um jogo envolvendo motociclistas.

O último fabricante de motos do país

A história começa com Ben e sua gangue, os Polecats, andando por uma estrada no deserto quando avistam uma limusine e resolvem passar por cima dela para mostrar o que é velocidade de verdade. O passageiro da limusine é Malcolm Corley, dono da última fabricante de motos no país, a Corley Motors. Por causa disso, o cara fica empolgado com a demonstração dos Polecats e resolve ir atrás deles com o objetivo de contratá-los como guarda-costas. Depois de negar o pedido, Ben acaba sendo atacado pelo vice-presidente da Corley, Adrian Ripburger, que engana o resto da gangue dizendo que seu líder aceitou o negócio.
Ben e Malcolm Corley
O plano do cara era assassinar o velho Malcolm e jogar a culpa nos Polecats. Agora cabe à Ben provar a inocência da galera, enfrentando não apenas os oficiais da lei, mas também gangues de motociclistas rivais que lotam as estradas. Entre os cenários percorridos por Ben estão, além do deserto, oficinas de motos, um ferro-velho, estação de combustível e até mesmo cavernas secretas. E o mais interessante dos cenários é que eles misturam itens de alta tecnologia com coisas mais arcaicas, como carros que flutuam dividindo espaço com as velhas motos.

Graficamente o jogo também é muito bom, parecendo um desenho animado, com os personagens mais importantes com características marcantes. A animação é muito bem feita, tendo o cuidado até mesmo em colocar o movimento da suspensão da moto quando o personagem está na estrada. Além disso, os personagens também possuem uma boa e variada apresentação. E por ser um jogo da LucasArts é possível encontrar vários easter eggs de Star Wars ao longo do jogo, como personagens tatuados com o símbolo do Império ou dos Rebeldes. Em certo momento uma das personagens utiliza até mesmo a clássica frase da princesa Leia “Help me Ben, you´re my only hope”.
A vida não está fácil

Muita ação pelas estradas

Na maior parte do tempo, Full Throttle é como qualquer outro jogo point and click, com o jogador tendo que prestar atenção nos cenários, resolvendo puzzles para prosseguir com a história. Mas ele oferecia também bastante ação pelas estradas desérticas do jogo. Durante a viagem, entre um cenário e outro, Ben enfrenta gangues rivais utilizando socos ou armas brancas, como motosserra, correntes, pedaços de madeira e outros apetrechos.
A dura vida nas estradas
Entre as gangues enfrentadas durante o jogo estão os Rottwheelers, que são os clássicos motociclistas barbudos que andam em motos grandes, ou os interessantes Cavefish. Os Cavefish são os que possuem as motos mais modernas e passam grande parte da vida dentro de cavernas, tendo que usar óculos especiais para enxergar. Na escuridão das cavernas os óculos fazem com que eles enxerguem as marcações na estrada e possam se locomover normalmente. Mas nem só de inimigos vivem as estradas de Full Throttle. Durante a jornada, Ben acaba fazendo amizade com o pessoal dos Vultures, uma gangue especializada em criar turbos para as motos.

O jogo conta ainda com cenas épicas que com certeza estão marcadas na memória dos jogadores até hoje. Uma das mais sensacionais é quando precisamos equipar a moto de Ben com diversos itens para tentar atravessar um grande desfiladeiro. Quem disser que não prendeu a respiração quando o personagem finalmente realiza o salto obviamente está mentindo. O confronto final com o vilão, dentro de um avião sem asas, mas correndo em alta velocidade, também é empolgante e proporciona momentos de tirar o fôlego. O mesmo vale para a disputa de destruição de carros.

Uma das armas disponíveis no jogo
Agora que a Disney fechou a LucasArts bem que alguma produtora (Telltale, estou falando com você) podia comprar os direitos de Full Throttle e relançar o jogo remasterizado em alta definição. Ou quem sabe tocar pra frente o projeto da continuação, Full Throttle: Payback, que começou a ser produzido no ano 2000 e foi cancelado em novembro daquele mesmo ano. Sonhar não custa nada.

Revisão: Leandro Freire
Capa: Vitor Nascimento

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google