Capcom lucra menos que o esperado; prepara mudanças na política da empresa e cancelamento de jogos no ocidente

Para 2012 a Capcom planejava obter um lucro de mais de 130 milhões de reais com a comercialização de seus jogos. Apesar de conseguir vende... (por Lucas Palma Mistrello em 18/04/2013, via GameBlast)

Para 2012 a Capcom planejava obter um lucro de mais de 130 milhões de reais com a comercialização de seus jogos. Apesar de conseguir vender quase 2 bilhões de reais em softwares, DLCs, eventos, produtos licenciados, dentre outras fontes de renda, o valor exorbitante não deu o resultado esperado. Despesas e conflitos internos ocasionados por uma reestruturação das empresa, todavia, renderam um lucro de "apenas" 58 milhões, menos da metade do esperado.

Dada as dificuldades enfrentadas, a empresa anunciou que inciará mais uma reorganização e uma forte revisão de suas estratégias de negócios e vendas. Segundo o consolidado portal Computer and VideoGames, a Capcom disse aos seus investidores que o que houve ocorreu "devido a atrasos no retorno dos conteúdos digitais e a resultante inabilidade de corresponder as necessidades do mercado." A conseqüência foi que vários projetos para o ocidente foram cancelados por "não serem mais compatíveis que as novas estratégias de negócios."

Os rumos da série Resident Evil nos consoles de mesa provavelmente foram as grandes dores de cabeça da Capcom em 2012. 
Os executivos da empresa reconheceram que a política de terceirizar o desenvolvimento de seus jogos para Third-Parties foi um erro, abaixando a qualidade dos jogos publicados por ela e não é mais algo desejável. Para isso a solução apontada pela Capcom foi de que mudar no sentido de "aumentar as estratégias no âmbito digital" e "aumentar a qualidade dos jogos focando o desenvolvimento deles internamente".

Apesar da mudança de quadro, a grande desenvolvedora está mais otimista para o fechamento de 2013 (que ocorrerá no ano que vem), desejando passar da marca de 2 bilhões de reais em faturamento. Isso significa que provavelmente um grande lançamento deve chegar até Abril do ano que vem (no fechamento do ano fiscal da empresa).

Os jogos que serão supostamente cancelados no ocidente ainda não foram detalhados, mas assim que a Capcom se pronunciar oficialmente, você acompanhará tudo aqui no GameBlast!

Vocês concordam que o ano anterior da Capcom foi ruim e que essas mudanças são necessárias? Estão preocupados com algum jogo em específico de ser cancelado? Esperam que este seja melhor? Normalmente terceirização resulta em baixa qualidade de serviços, será que a diminuição dessa prática dará frutos? Eu, particularmente, acho que a chave para o sucesso dela é o seguinte:


Fonte: CVG

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google