Perfil

Perfil: Jack (BioShock)

Poucos protagonistas de jogos FPS (First-person shooter) possuem uma história tão marcante e que definem o enredo do jogo como Jack Wynand... (por Unknown em 30/03/2013, via GameBlast)

Poucos protagonistas de jogos FPS (First-person shooter) possuem uma história tão marcante e que definem o enredo do jogo como Jack Wynand e sua descoberta da cidade abaixo do mar, Rapture. Sua história tem início antes mesmo de sua concepção, no qual uma guerra civil está prestes a explodir e as personagens principais buscam uma vantagem que pode definir não só aquele que controlará Rapture, mas definirá o futuro das próximas gerações. Conheça mais sobre essa importante personagem.

ALERTA: O texto abaixo pode conter spoilers para quem não jogou BioShock! Leia por sua conta e risco.

Os primeiros anos

Muito do passado de Jack é desconhecido, sendo revelado no decorrer do primeiro BioShock. Ele é o filho ilegítimo de Andrew Ryan e Jasmine Jolene. Ela estava hesitante em contar a Ryan em um primeiro momento, temendo sua reação. Sua amiga, Brigid Tenenbaum, a mando de Fontaine, negociou a venda do feto, garantindo assim independência financeira a ela, além de acreditar que seria a melhor opção para evitar a ira de Ryan.

Sem saber, Jasmine contribuiu para o plano maligno de Fontaine, que usaria o feto contra Ryan caso a tensão política piorasse entre eles. Pouco tempo depois, Jack nasceu e foi criado dentro do Fontaine Futuristics, sendo acompanhado pelos cientistas Brigid Tenenbaum e o Dr. Yi Suchong. Jack foi usado em diversos experimentos, chegando a pesar vinte e cinco quilos e meio e musculatura equivalente a uma pessoa de dezenove anos.
Jack como um bebê (meio), com Tenenbaum (esquerda) e Dr. Suchong (direita)
Ao descobrir a "traição" de Jasmine e o acordo feito, Ryan ficou profundamente irritado e acabou por matá-la com um cano. Não só isso, mas ele também foi atrás de Fontaine como vingança. Fontaine conseguiu enviar Jack para fora de Rapture, mas não sem antes morrer.

De volta a Rapture

Em 1960, Jack pegou um avião que acabou caindo no meio do Atlântico, com apenas um farol à vista. Ao entrar, ele encontra a cidade onde nascera, apesar de não reconhecer e não possuir memórias. A cidade estava em estado de alerta, mas, por possuir o mesmo DNA de Ryan, Jack pôde usar os Babyspheres facilmente e andar por ela.
Fotos das câmeras de segurança
Sob a tutela do misterioso Atlas, que pede ajuda para salvar sua família em troca de ajudá-lo a sair de Rapture, Jack continua a explorar Rapture e encontra Brigid Tenenbaum pela "primeira vez". Ela pede que Jack ajude a resgatar as Little Sisters, mas Atlas é contra. É sua escolha se irá salvá-las ou não. Mais à frente, Jack finalmente encontra o submarino onde a família de Atlas estava, mas o mesmo logo explode após Ryan enviar vários Splicers para evitar a fuga. Assim, a história passa a ser não mais para salvar a família, mas se vingar.

Depois de vários outros encontros e embates, Jack finalmente chega próximo do escritório de Andrew Ryan. E é aqui que Atlas pede: "Would you kindly head to Ryan's office and kill the son of a bit*? It's time to finish this." (Por gentileza, poderia ir ao escritório de Ryan e matar o filho da p*? Está na hora de acabar com isso). 

Ao chegar no Controle Central de Rapture, Jack descobre que o sistema de autodestruição foi ativado e encontra o quadro de pesquisa de Ryan com os dizeres "Would You Kindly" (Por gentileza, poderia), onde Ryan foi capaz de juntar todas as evidências e descobrir sobre o passado de Jack. No embate contra Jack, Ryan mostra que ele é apenas um escravo de Atlas, tendo sido manipulado por todo este tempo. "Um homem escolhe, um escravo obedece", disse ele. 
A verdade aparece
Assim, Jack assassina Ryan e obtém a chave genética para cancelar a autodestruição. Logo fica claro para Jack que Altas na verdade era Fontaine. Através do controle de mente implantado quando Jack ainda era criança, ele usou o comando "Would you kindly" (Por gentileza, poderia...) para ordenar Jack a fazer o que ele queria desde antes chegar a Rapture, inclusive forçando-o a sequestrar o avião e ir para Rapture. Agora, bastava a Fontaine acabar com Jack para ter Rapture para si.

Jack consegue escapar com a ajuda de uma Little Sister, mas logo fica inconsciente durante a fuga. Ao acordar no Santuário de Tenenbaum, ela informa que removeu quase todo o controle mental implantado pelo Dr. Suchong. Vendo que não tinha mais controle sobre sua criação, Fontaine ativa o comando "Código Amarelo", que força o coração a parar de bater em poucos minutos. 

Com ajuda de Tenenbaum, Jack consegue mais uma vez se livrar do controle mental e está livre de Fontaine. Ele passa a persegui-lo, mas percebe que deve se tornar um Big Daddy para poder enfrentá-lo e ter a ajuda das Little Sisters. Finalmente, ambos se encontram e passam a duelar. Jack acaba indo ao chão e, justo quando Fontaine estava prestes a acabar com a luta, várias Little Sisters aparecem e extraem o ADAM de Fontaine, matando-o no processo.

Últimos dias de vida

Dependendo das ações do jogador, Jack pode acabar se tornando o novo governante de Rapture (final ruim), ou pode voltar à superfície com as Little Sisters, criando-as como suas filhas e morrendo de idade avançada, com elas em volta.

Jack e as Little Sisters

Legado

Em BioShock 2, Jack é visto como um símbolo de esperança e, até mesmo, de um messias, ficando conhecido como o "Filho de Ryan". É possível ouvir vários inimigos conversando e especulando sobre Jack e seu destino, chegando ao ponto de falar que não querem ter filhos para que não aconteça o mesmo que aconteceu com Ryan.

Revisão: Catarine Aurora

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google