Blast Battle

Blast Battle: Liu Kang vs. Ryu (Mortal Kombat/Street Fighter)

Na semana passada, a notícia de que Ed Boon , produtor executivo da franquia Mortal Kombat , poderia estar planejando um crossover  da sé... (por Ok em 20/02/2013, via GameBlast)

Na semana passada, a notícia de que Ed Boon, produtor executivo da franquia Mortal Kombat, poderia estar planejando um crossover da série com Street Fighter chocou alguns, animou outros e desapontou tantos outros. Que melhor maneira de aproveitar a notícia do que fazendo um combate épico entre os dois asiáticos que lideram as disputas: Liu Kang e Ryu? Confira, em mais este Blast Battle, quem sairá vencedor.

Uma história arrasadora

Para começar, nada melhor do que dar uma olhada na história de cada um. Ryu é um lutador que passou toda a sua vida treinando com seu mestre, Gouken, ao lado de seu quase-irmão e rival americano, Ken. Com as incessantes batalhas que tem em sua trajetória, ele busca provar a si mesmo e ao mundo se é ou não o mais forte de todos.

Primeiro quesito: história

Liu Kang foi criado no Templo da Luz e treinado desde criança pelo mestre Bo' Rai Cho, que fora escolhido pelos deuses anciãos para instruir o pequeno Liu. Ele cresceu se preparando para a batalha de sua vida, um combate mortal contra as forças do Mundo Exterior ("Outworld", no original, traduzido em alguns manuais do game e nos filmes), acreditando ser a única esperança da Terra. Na época do Combate Mortal que poderia vir a selar a décima vitória de Shang Tsung, Liu Kang vence não somente o atual campeão, Goro, mas também o terrível feiticeiro.

Seria possível continuar contando a história de Liu Kang por diversos parágrafos, a fim de tomar toda a extensão dos fatos que cercam sua vida, mas isto é trabalho para um Perfil. Para o Blast Battle de hoje, já chegamos ao vencedor do primeiro round.

Liu Kang 1 x 0 Ryu

Um carisma que conquista

Dando prosseguimento ao duelo, convido os leitores a atentarem agora aos próprios jogadores e fãs de ambas as franquias. Quantos você conhece que, realmente, preferem jogar Mortal Kombat utilizando o guerreiro Shaolin Liu Kang? E quantos você conhece que preferem o ninja Lin-Kuei Sub-Zero? É certo que, no quesito preferência, Liu Kang tem seu trono dividido com o ninja do frio e, por que não dizer, também o do fogo.

Segundo quesito: carisma

Com Ryu a situação é quase parecida, pois Ken também atrai para si parte considerável da preferência dos fãs, assim como Chun-Li. Mas se levarmos em conta que o americano tem praticamente o mesmo conjunto de golpes que Ryu e que a chinesa é dotada do carisma natural das mulheres, fica fácil dizer quem é o vencedor.

Liu Kang pode ser o preferido de alguns, mas Ryu reina quase absoluto em Street Fighter. Assim, já temos um vencedor para o segundo round.

Liu Kang 1 x 1 Ryu 

Um arsenal invejável

Ora, se estamos falando de duas franquias de jogos de luta, uma tão boa quanto a outra, por que ainda não falamos dos golpes? Afinal, o que faz os jogos de luta são os golpes, certo? E o mestre do Hadouken não fica atrás de ninguém neste quesito, sendo capaz de soltar bolas de fogo pelas mãos e desferir diversos chutes no ar com seu Tatsumaki Senpukiaku.


Terceiro quesito: golpes

Mas Liu Kang também não é nenhuma flor que se cheire, e é capaz de deixar os inimigos com gosto de cinzas na boca. Contando com o poder do dragão, o chinês é capaz de soltar bolas de fogo pelas mãos e desferir diversos chutes no ar com seu Bicycle Kick. Epa, você já viu isso antes?

Inevitável dizer, mas tanto Ryu quanto Liu Kang possuem conjuntos de golpes invejáveis, sendo alguns dos melhores de suas respectivas franquias. E, se por um lado, Ryu possui movimentos e combos especiais, Liu Kang é capaz de realizar diversos finalizadores, como Fatalities ou Animalities. Por isso, este round acaba resultando em empate.

Liu Kang 2 x 2 Ryu

Um legado a ser deixado

Nos games, o padrão é que cada luta possua dois rounds, sendo resolvidos em um terceiro em caso de empate. Aqui não foi diferente, mas o terceiro round também acabou em empate. Nada mais justo, então, do que resolver a disputa em um quarto round, certo? E nada melhor do que falar sobre o impacto que cada personagem causa nos jogadores e apreciadores de ambas as franquias.

Quarto quesito: legado

Se, por um lado, Ryu prova a todos que é possível ser o melhor naquilo que realmente tentamos, apesar de nossas origens, por outro, Liu Kang mostra que, por mais que nos empenhemos em derrotar o mal, ele sempre estará à espreita, e que por mais que pensemos que estamos em um mundo de paz, as guerras sempre existirão, mas que, apesar disso, vale a pena continuar lutando pelos nossos ideais, e vale a pena prosseguir até que somente o bem sobreviva.

Tanto um quanto o outro nos ensinam grandes coisas, mas, pelo menos na minha humilde opinião, Liu Kang possui um impacto muito maior e gera um legado impressionante para todos aqueles que se aventuram em descobrir mais e mais sobre a história da franquia. Este round e este Blast Battle já têm um vencedor.

Liu Kang 3 x 2 Ryu
Vencedor: Liu Kang

Temos um vencedor

Vimos neste Blast Battle que Liu Kang levou a melhor em cima de Ryu. Mas este texto expressa unicamente a opinião do autor. E para você? Qual dos dois levaria a melhor? Concorda ou discorda com os quesitos aqui apresentados? E quanto ao possível Street Fighter vs. Mortal Kombat? Qual é a sua opinião? Use seus comentários para enriquecer este artigo!

Revisão: Samuel Coelho

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Cara, não adianta:

    depois de muito tempo
    descobri qual é que eu quero
    então desde pequeno
    escolho sempre o Sub-Zero

    Sub-Zero, Sub-Zero,
    Sub-Zero, Sub-Zero..."

    Os únicos que chegam no nível dele são o Scorpion e o Akuma.

    FINISH HIM!

    ResponderExcluir
  2. pra mim street até hj inovou porem jogabilidade ta melhor sem mta frescura ja mortal ele ta mto diferente nao só golpes como os botoes ta mais lento pra mim parou no trilogy no max mortal 4

    ResponderExcluir
  3. Liu Kang? Aff velho! Quem é o animal que acha ele o mais carismático da série? Devia ter colocado o Sub-Zero ou o Scorpion, esses sim possuem carisma! ¬¬

    ResponderExcluir
  4. Putz... Comparacao super tensenciosa...
    Liu Kang nao deixou nada de legado, tanto que a Warner teve que rebootar a serie pra ela sobreviver...

    ResponderExcluir
  5. Primeira afirmação que posso dizer éque o Liu Kang não é o protagonista de Mortal Kombat des de MK 4 esse legado já foi inclusive passado para o scorpion em MKDA depois para o shujinko em MKD logo para o Taven em MKA e de hoje em diante pertence ao Raydem , fora que Liu Kang de fato não é um personagem muito admirado pelos fãs tão pouco tem uma boa jogabilidade esse blast battle foi um dos mais mal feitos e sem fundamentos do roteiro que já vi.

    ResponderExcluir
  6. Para mim, o Ryu leva a melhor fácil.
    Discordo com o quesito legado. pelo menos para mim, o jeito do Ryu viver e o que ele ensina tem muito mais impacto na minha vida.
    Agora sobre SF vs MK, acho que não tem nada a ver. As duas são franquias são muito diferentes. Até pq o Ryu iria bater em todo mundo do MK. :D

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google