Discussão

Discussão: Como seria um crossover perfeito?

Imagine você jogando o seu jogo favorito. Você está lá se divertindo normalmente quando, de repente, um grande vilão aparece e destrói o l... (por Gabriel Toschi em 02/02/2013, via GameBlast)

Imagine você jogando o seu jogo favorito. Você está lá se divertindo normalmente quando, de repente, um grande vilão aparece e destrói o local onde você está. Um novo herói se junta ao seu grupo, trazendo habilidades e equipamentos que você nunca viu. Bem , tudo isso seria normal se o seu jogo favorito não fosse Sonic e os novos personagens fossem Mario e Bowser, certo? Essa é a essência de um crossover: mas, afinal, como seria uma perfeita combinação entre franquias?

Cross o quê?

De acordo com o nosso querido oráculo digital, a Wikipédia, um crossover ficcional “ocorre quando dois ou mais personagens de diferentes histórias ou universos interagem um com o outro”, ou seja, quando as histórias de diferentes universos se misturam. Logo, a hipotética situação no começo do post não deixa de ser um crossover entre as séries Mario e Sonic.

Essa não é uma ideia nova no mundo dos videogames, já que existem diversos casos de crossover desde as primeiras gerações de jogos. Entre os mais famosos, temos aqueles que se tornaram séries próprias, criando uma nova franquia em torno da junção de outras, como Kingdom Hearts (uma junção entre os universos de Final Fantasy e dos diversos desenhos da Disney em uma trama original) e Super Smash Bros. (uma série de jogos de luta que contém personagens, locais e itens de diversas séries da Nintendo e de outras empresas).


Mesmo quando não se tornam séries, os crossovers fazem muito sucesso. Os jogos “vs. Capcom” (jogo de luta entre os universos dos jogos da Capcom e de outras empresas, dependendo de cada jogo, como Marvel, SNK e Tatsunoko), Super Meat Boy (onde existe fases de outros jogos indies, além de permitir a jogatina com Braid e Commander Video, da série BIT.TRIP, por exemplo) e Pokémon Conquest (um crossover entre a série dos monstrinhos de bolso e a franquia de estratégia Nobunaga’s Ambition) são bons exemplos.


Entre os novos crossovers que estão aparecendo temos Street Fighter vs. Megaman (PC), Project X Zone (3DS), Professor Layton vs. Ace Attorney (3DS), Nintendo Land (Wii U), PlayStation All-Stars Battle Royale (PS3/PSVita), Disney Infinity, Anarchy Reigns (PS3/X360) e o recém anunciado Shin Megami Tensei vs. Fire Emblem (Wii U). Já vimos que isso faz sucesso e, muitas vezes, sempre aumentam nossa esperança de ver duas ou mais franquias que gostamos muito juntas. E é quando nossa imaginação começa a ser usada sem querer...

Um pouco disso, um pouco daquilo e está pronto!

Para pensarmos em um crossover perfeito, primeiramente devemos lembrar que ele não será perfeito, assim como nenhum jogo é. Mas, no mínimo, podemos pensar em um “crossover dos sonhos” e precisamos analisar os que já existem para tirar algumas conclusões.

Primeira coisa: a maioria dos crossovers atuais ou estão em jogos de luta ou em de corrida (assim como Sonic & All-Stars Racing Transformed) e são poucas as vezes que os universos são combinados em uma história nova, como a perfeita trama da série Kingdom Hearts. E, claro, todos os amantes de videogame gostam de um bom enredo e isso torna uma trama original algo bem necessário. Não digo que não precisa ser de luta ou corrida (ou os dois!), mas que tenha algo bem interessante para o evento que junte os universos. Algo parecido talvez com o The Subspace Emissary, de Super Smash Bros. Brawl, onde há uma “razão” para tantos personagens de jogos diferentes estarem juntos.


Olha quantos!
Segunda coisa: a quantidade de franquias que teríamos e, neste quesito, esbarramos em um pequeno problema. Algumas empresas são muito protetoras de suas séries e isso não permitiria alguns encontros interessantes, como Mario, Kratos e Master Chief na mesma aventura, por exemplo. Porém, temos ótimas franquias vindas de third-parties e de desenvolvedores indies, algo que poderia ser largamente usado. Enfim, a ideia é simples: desde que a história suporte, quanto mais franquias melhor. Quem se lembra da lista de troféus de Brawl? Tem tantas franquias ali que eu até me perco!

Terceira coisa (e a mais importante): a jogabilidade de um crossover tão grande. Esbarramos em um problema complicado, já que cada série tem seu modo de jogar e suas características principais. Talvez seja uma boa ideia migrar apenas para um estilo de jogo (como luta, corrida - já mencionados - ou até um jogo de RPG, ação-aventura, TCG) ou tentar algo mais ousado, trazendo um pouco das características de cada jogo para formar a habilidade de cada personagem. De toda forma, cada elemento de cada franquia deve ter as características do jogo original, de algum jeito.

Em suma, um crossover dos sonhos tem de ter uma história que justifique o encontro de todos os universos, uma grande gama de franquias (desde que não sature o jogo ou a história) e uma jogabilidade fluída, que traga as essências de cada franquia. Mas será que a perfeição pra todo mundo é igual? Claro que não. Deixe sua opinião nos comentários: o que deveríamos mudar nessa fórmula maluca de crossover perfeito?

sempre com projetos criativos, estranhos ou os dois ao mesmo tempo. desenvolvedor de software, game designer e escritor sobre as coisas que eu gosto.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google