Item Box

Item Box: Ultima Weapon (Final Fantasy)

O que seria dos heróis dos games sem seu fiel equipamento? Provavelmente não seria muito fácil salvar o mundo. Diversas armas iniciais são ... (por Vitor Navarrete em 23/12/2012, via GameBlast)

O que seria dos heróis dos games sem seu fiel equipamento? Provavelmente não seria muito fácil salvar o mundo. Diversas armas iniciais são diretamente associadas aos protagonistas que as empunham. Quem consegue separar Cloud de sua Buster Sword? Mas e as armas finais? Tão poderosas que gastamos horas em sidequests para conseguir colocar nossas mãos nas mesmas. A Ultima Weapon é, sem sombra de dúvida, o equipamento mais cobiçado da série Final Fantasy.

Atma Weapon?

Ultima Weapon
Em sua primeira aparição no ocidente, a Ultima Weapon (UW), assim como o jogo ao qual pertencia, não teve a tradução ideal. Há muitos anos sabemos que o nosso amado Final Fantasy III, lançado para o Super Nintendo, é na verdade o sexto título da série. Hoje, após relançamentos para PlayStation One, Game Boy Advance e Virtual Console, já estamos acostumados com a numeração japonesa. Contudo, poucos lembram que em sua primeira aparição, a arma lendária atendia por outro nome, Atma Weapon. Isso se deve a maneira como nomes estrangeiros são escritos utilizando os fonemas japoneses. Assim o nome original アルテマウェポン (lê-se Arutema Uepon), acabou sendo traduzido como Atma Weapon na versão de SNES e no port para PS. Somente quando o jogo foi lançado para o GBA a tradução foi corrigida.

Celes com a UW.
Já em sua primeira aparição a Ultima Weapon era diferente dos equipamentos usais, pois, além do dano infligido pela mesma ser calculado diferentemente, baseado no HP (Hit Points ou Health Points) do personagem que a empunha, ela também possuía uma história própria. Segundo a lenda, durante a Guerra dos Magi, uma poderosa arma que obtinha poder através da força vital de seu portador, fora criada. Juntamente com ela, um poderoso monstro também veio à vida. Ambos foram batizados de Ultima Weapon.

Aparições na Série Principal

Após a sua primeira aparição em Final Fantasy VI, a Ultima Weapon virou um item recorrente da série, assim como o monstro de mesmo nome e a magia Ultima. Alguns dos remakes dos jogos anteriores também contam com a presença da arma lendária. Confira as aparições da Ultima Weapon na série principal:

    UW em FF I.
  • Final Fantasy I (GBA/PSP/iOS/Android) — A Ultima Weapon do remake de FF I é a única arma que pode ser equipada por todos jobs evoluídos do jogo, além da Massamune. Ela é obtida após derrotar o chefe Death Gaze, em Whisperwind Cove, uma das masmorras opcionais do remake. Seu dano é baseado no HP do usuário.

  • Final Fantasy III (DS/PSP/iOS/Android) — Para obter a Ultima Weapon é necessário completar duas sidequests, Sara's Pendant e Find Orichalcum. Após obter o Orichalcum é necessário achar a ferreira lendária na cidade de Falgabard. A Ultima Weapon é a segunda arma mais forte do jogo, ficando atrás apenas da Onion Sword. Nessa aparição seu dano não leva em consideração o HP do personagem.

UW em FF VII.
  • Final Fantasy V (GBA) — No segundo remake da saga de Bartz e compania, a Ultima Weapon foi incorporada ao game. A arma mais poderosa do jogo é obtida ao derrotar o dragão Neo Shinryu, esta pode ser equipada pelos jobs Knight, Mystical Knight, Cannonner e Blue Mage. Assim como em FF III, essa Ultima Weapon não leva em consideração o HP do personagem em FF V.

UW em FF IX.
  • Final Fantasy VII (PS) — No primeiro jogo 3D da série, a Ultima Weapon é uma arma exclusiva do protagonista Cloud Strife. Ela permite equipar até oito Materias, embora as mesmas não ganhem nenhum AP no fim da batalha. Assim como em FF VI, o dano causado e sua aparência dependem do HP atual de Cloud.

UW em FF X.
  • Final Fantasy IX (PS) — Pela primeira vez na franquia a Ultima Weapon não assume a forma de uma espada, mas sim a de adagas duplas. Isso se deve ao fato de Zidane, o protagonista do jogo, ser um ladino. Ela é a arma mais forte do protagonista e a segunda mais forte de todo o jogo.

  • Final Fantasy X (PS2) — A arma celestial de Tidus, na versão japonesa do jogo, é chamada de Ultima Weapon. Já na versão americana, foi batizada de Caladbolg. Ela possui em sua forma final, as habilidades Break Damage Limit, Triple Overdrive, Evade and Counter e Magic Counter. Assim como a arma de Cloud, o dano é baseado no HP de Tidus.

UW em FF XIII.
  • Final Fantasy XIII (PS3/X360) — A Ultima Weapon de Lightningn é uma Gunblade, assim como todas as outras armas da protagonista. Ela não é a arma mais forte como também não considera o HP ao calcular o dano, contudo possui a habilidade Quick Stagger. Por fim, é possível evoluir a Ultima Weapon para uma nova forma, a Omega Weapon.



Outras aparições

Lion Heart.
A Ultima Weapon apareceu em diversos outros jogos da franquia. Em Final Fantasy VIII, por exemplo, o chefe opcional, Ultima Weapon, empunha uma arma similar à espada final de Cloud. A própria arma final de Squall, Lion Heart, possui traços característicos da Ultima Weapon, como a luz azulada. Os outros jogos da série em que a Ultima Weapon marca presença são:
  • Final Fantasy IV: The After Years (PSP/Wii Ware);
  • Dirge of Cerberus - Final Fantasy VII - (PS2);
  • Final Fantasy X-2 (PS2);
  • Final Fantasy XII: Revenant Wings (DS);
  • Final Fantasy Cristal Chronicles (GC);
  • Final Fantasy Cristal Chronicles: Echoes of Time (DS);
  • Dissida Final Fantasy (PSP);
  • Dissida 012 Final Fantasy (PSP).
A Ultima Weapon também aparece em todos os jogos da série Kingdom Hearts. Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião.

Revisão: Leonardo Nazareth

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google