Dicas e Truques

Ghost of Tsushima (PS4): guia de troféus

Torne-se um samurai lendário da ilha de Tsushima ao conquistar os 100% do jogo.


Ghost of Tsushima (PS4) finalmente está entre nós e, mesmo em meio ao lançamento de outros títulos de peso, o último exclusivo da Sony para o PlayStation 4 encerra com chave de ouro a trajetória de mais um excelente console.

A jornada de Jin Sakai pela retomada de seu lar é impressionante, repleta de combates memoráveis e uma exploração rica em atividades extras. Com tantas qualidades, desbloquear a platina foi um processo tão natural quanto finalizar sua campanha. Com esse guia, vamos te ajudar a alcançar o mesmo efeito, garantindo mais uma bela adição à sua biblioteca de troféus.

Informações gerais

Dificuldade: 3/10
Tempo médio para obter todas as conquistas: 50/60 horas
Total de troféus/conquistas: 52
Número de troféus/conquistas perdíveis: 0
Troféus/conquistas com problemas: 0
Mínimo de conclusões da campanha: 1

Alerta de spoilers: o guia abaixo aborda trechos importantes da campanha, podendo comprometer a experiência do jogador.

Considerações

A principal dica que podemos oferecer sobre a busca pela platina em Ghost of Tsushima é: desfrute o jogo. Como muitos outros títulos de mundo aberto, ao concluir a campanha principal ficamos livres para explorar todo o mapa; isso nos permite resolver qualquer assunto pendente. Portanto, faça as missões principais e secundárias da maneira que melhor lhe convir. Os colecionáveis, apesar de numerosos e diversificados, não são difíceis de ser localizados.

Lenda Viva
Conquiste todos os troféus de Ghost of Tsushima.

Troféus ligados a campanha principal

As conquistas a seguir serão desbloqueadas ao seguir o fluxo automático dos contos principais de Ghost of Tsushima, sendo impossível deixar alguma para trás.

Tempestade Perfeita
Recupere a Katana do clã Sakai.

Ponto Sem Volta
Viole seu código para ajudar uma nova amiga.

Companhia dos Lobos
Recrute os ronins Chapéus de Palha.

Atiçando a Chama
Resgate Taka da prisão mongol.

Reunião de Família
Liberte o lorde Shimura das garras do Khan.

Líder do Povo
Mobilize os aldeões de Yarikawa.

Direito Inato
Recupere a armadura de seu pai.

Brasas Moribundas
Elimine os traidores em nome de um amigo caído.

O Fantasma
Aceite sua nova identidade.

A Aliança Exilada
Reúna-se com seus aliados no norte congelante.

Fim Soberano
Confronte o Khan.

Mono No Aware
Deixe o passado para trás e aceite o fardo de sua nova identidade.

Ajudando seus amigos

Na jornada do Fantasma, encontraremos valorosos aliados para nos ajudar em nossa vingança. Contudo, eles também possuem seus assuntos inacabados e cabe ao jogador prestar o devido suporte.

O Monge Guerreiro
Conclua todos os Contos de Norio. O monge, armado de sua gigante naginata, aparece na segunda metade da campanha durante o processo de resgate do lorde Shimura. Norio tem ao todo nove contos, que são facilmente localizados no mapa pelo losango prateado com a foto do personagem:
  1. O Último Guerreiro Monge;
  2. Três Ações, Três Ilusões;
  3. Fantasmas na Névoa;
  4. O Nascimento do Sofrimento;
  5. O Sangue Sutra;
  6. A Causa do Sofrimento;
  7. O Fim do Sofrimento;
  8. O Guardião de Tsushima;
  9. Um Mundo Triplo.
A Guerreira Vingativa
Conclua todos os Contos de Masako. A senhora e grande guerreira do clã Adachi, um dos aliados de Jin e seu tio durante a guerra na praia contra os mongóis, possui uma das histórias mais impactantes do jogo. Somado a isso, ela esbanja carisma em seu jeito destemido de lutar, empolgando o jogador durante as batalhas. Sua aparição inicial se dá logo na primeira parte da ilha e sua conclusão acontece apenas no último trecho, ao norte do mapa.

Seus contos são:
  1. O Conto de Masako. 
  2. O Chefe;
  3. O Marido ;
  4. O Traidor;
  5. O Tolo;
  6. O Homem de Família;
  7. O Ladrão;
  8. O Conspirador;
  9. A Irmã Traída.
O Arqueiro Inflexível
Conclua todos os Contos de Ishikawa. O famoso arqueiro da ilha de Tsushima é um mestre para nosso protagonista e importante aliado na luta contra os mongóis. Seus contos envolvem a perseguição contra Tomoe, sua pupila renegada. Sensei Ishikawa também fica acessível logo no início do jogo e concluir suas missões é importante para se adaptar à mecânica com o arco e flecha.
Assim como Norio e Masako, Ishikawa tem nove contos:
  1. O Conto do Sensei Ishikawa;
  2. O Sensei e os Pupilos;
  3. O Passado Nunca Passa;
  4. O Caminho do Arco;
  5. Sonhos de Conquistas;
  6. O Fantasma e o Sensei Demônio;
  7. O Terror de Otsuna;
  8. Amigos de Passagem;
  9. Descanso.
A Ladra Obstinada
Conclua todos os Contos de Yuna. A ladra é responsável por salvar a vida de Jin e está presente em nossa jornada desde o início. Seus contos, apesar de menores em quantidade se comparados aos outros, possuem o mesmo peso para a história.
  1. O Conto de Yuna;
  2. Morte Silenciosa;
  3. O Lobo Preto;
  4. Mensagem em Sangue.
Narrador de Contos
Conclua todos os Contos Míticos. Apesar de não envolver um aliado específico, esse tipo de conto tem uma narrativa muito bem trabalhada, com direito a cutscenes e uma recompensa importante no final. A história é passada através de monges/músicos oradores encontrados em diferentes vilarejos. Seu ícone é indicado no mapa por um losango na cor azul.

Existem sete contos míticos:
  1. O Golpe Celestial. Localização: Komatsu (ato 1);
  2. A Maldição de Uchitsune. Localização: Hiyoshi (ato 1) após concluir o primeiro conto de Masako, Ishikawa e Ryuzo;
  3. A Lenda de Tadayori. Localização: um pequeno acampamento no mapa após concluir os contos iniciais de Masako, Ishikawa e Ryuzo (ato 1);
  4. As Seis Espadas do Kojiro. Localização: Umugi (ato 2);
  5. Gosaku, O Imbatível. Localização: Akashima (ato 2);
  6. O Espírito da Vingança de Yarikawa. Localização: Yarikawa (ato 2);
  7. A Chama Imortal. Localização: músico próximo à base do Monte Jogaku (ato 3).
Amigo do Povo
Conclua todos os Contos de Tsushima. Junto com os contos de nossos companheiros, receberemos também pedidos de ajuda de sobreviventes em diversas localidades. São ao todo 61 contos secundários espalhados pelo mapa. Eles são liberados conforme exploramos a ilha e libertamos acampamentos, fazendas e vilarejos do domínio mongol.

Alguns relatos em fóruns indicam que as missões O Preço do Medo e Uma Dívida Paga não apareceram automaticamente para alguns jogadores. Confira abaixo a localização delas:

O Preço do Medo. Localização: Floresta de Jogaku (ato 3).



Uma Dívida Paga: Localização: Entre Kushi e Yarikawa (ato 2).

Lampejo de Aço
Derrote 20 inimigos com um contra-ataque após um Aparo Perfeito. Um dos maiores atrativos do sistema de combate em Ghost of Tsushima é o aparo dos golpes inimigos. Antes de tudo, precisamos comprar a técnica no menu Técnicas > Samurai > Deflexão. Feito isso, basta apertar o L1 no momento em que o golpe inimigo for nos atingir, desviando o trajeto de sua arma e abrindo espaço para um contra-ataque severo. Só valem os casos em que executarmos o inimigo com a manobra, portanto recomendamos aprimorar a espada de Jin e/ou enfraquecer o alvo com alguns ataques antes de executar a técnica.

Proteção de Testemunha
Dispare uma flecha em um inimigo aterrorizado enquanto ele estiver fugindo. Conforme nossa lenda cresce, junto com ela aumenta o temor que o Fantasma causa nos inimigos. Em muitos combates será comum eles desistirem da luta afetados pelo medo, fugindo do campo de batalha. No ato da fuga, atire uma flecha para desbloquear a conquista.

Destreza do Guerreiro
Derrote a quantidade máxima de inimigos dentro de um único confronto. Os confrontos em Ghost of Tsushima são duelos samurais iniciados ao apertar para cima no D-Pad. Para completar o desafio, é necessário fazer uma combinação ao colocar no máximo a técnica Sequência de Confrontos e equipar a armadura totalmente aprimorada do clã Sakai (conto principal do ato 3). Feito isso, os confrontos irão se estender contra até cinco oponentes em sequência.

Aberto para Negócios
Atordoe inimigos 50 vezes. Uma tática importante durante a luta é atordoar a presa através de golpes pesados (triângulo) nas respectivas posturas. Cada adversário traz acima de si uma barra branca que diminui sempre que acertamos esse tipo de ataque. Confira abaixo as posturas adequadas para cada tipo de inimigo:
  • Postura de Pedra: espadachins;
  • Postura da Água: escudeiros;
  • Postura do Vento: lanceiros;
  • Postura da Lua: brutamontes.
As posturas são desbloqueadas conforme observamos e eliminamos líderes dos muitos acampamentos mongóis.

Só Pode Haver Um
Conclua todos os duelos com sucesso. Os duelos são embates contras espadachins poderosos. Você os encontrará naturalmente por se tratar de um requisito mandatório do conto mítico As Seis Espadas de Kojiro.

Tenha uma Boa Queda
Mate um inimigo com dano de queda empurrando-o de um parapeito. Existem duas maneiras de arremessar um guerreiro: através da habilidade Ombrada ou com a técnica Chute Fortalecido da postura do Vento. A maneira mais fácil é arremessar um arqueiro nas muitas torres de vigilância encontradas em bases inimigas. Suba a escada de maneira furtiva e carregue o Chute Fortalecido ao segurar o triângulo. Outra forma é atrair comboios inimigos até a beirada de locais elevados e empurrá-los com a Ombrada. 

Nota: caso opte pela segunda opção, vale avisar que durante minha experiência o jogo criou uma espécie de parede invisível quando tentei arremessar o inimigo de um precipício muito elevado (daqueles em que a morte é garantida ao cair). Só é permitido realizar tal feito em locais que podemos cair sem morrer, levando apenas dano pela queda.

Precisão Assombrosa
Mate 20 inimigos com golpes de Postura Fantasma. Desbloqueada automaticamente na conclusão do segundo ato, a Postura Fantasma personifica a figura do terror em Jin, deixando seus inimigos em estado de choque e expostos a um golpe fatal. Utilize-a com frequência após carregar seu medidor ao apertar L3+R3.

O Fantasma da Lenda
Consolide sua lenda para obter o título de Fantasma de Tsushima. Troféu desbloqueado automaticamente ao concluir todas as missões.

Um Guerreiro Excepcional
Aprenda as posturas de combate da Pedra, da Água, do Vento e da Lua. As posturas são liberadas após eliminar ou observar líderes mongóis. Eles são facilmente identificados por sua espessa armadura. Não se preocupe, pois eles são frequentes em acampamentos inimigos e comboios mais avançados.

Mestre das Artimanhas
Obtenha todas as técnicas das Armas Fantasma de arremesso. Virá naturalmente conforme progredimos na história e aperfeiçoamos nosso personagem. São ao todo quatorze habilidades desbloqueadas em Técnicas > Fantasma > Armas Fantasma.

A Tempestade Perfeita
Aprimore sua espada ao máximo. Colete metais como ferro, aço e ouro para que os ferreiros presentes nos principais vilarejos e templos possam aumentar o nível das duas espadas.

Observação: recomenda-se o uso do amuleto de Inari, pois ele aumenta o número de recursos coletados.

Um Homem de Sorte
Equipe um amuleto em todos os 6 espaços. Outro troféu que virá naturalmente à medida que exploramos o mapa e honramos os Santuários de Inari, aqueles que encontramos após sermos guiados por uma simpática raposa.

Donatário
Colete 10 donativos. Essas oferendas são feitas pelos sobreviventes em respeito e gratidão aos feitos do Fantasma. Elas aparecem conforme concluímos os contos do jogo, geralmente nos templos que servem como abrigo de refugiados.

Arrasador
Obtenha 30 peças de Equipamentos Cosméticos. A melhor maneira de alcançar esse marco é explorando a ilha em busca de Pilares de Honra e Haikus, pois ambos presenteiam o jogador com um equipamento novo.

Localização dos Haikus

Localização dos Pilares de Honra

Iluminando o Caminho
Reacenda todos os faróis de Tsushima. Os faróis ficam localizados ao longo da costa da ilha, geralmente situados em bases inimigas. Acendê-los demonstra um sinal de resistência contra os mongóis. Existem oito no total, sendo o último liberado somente após a conclusão do último conto da campanha principal. A localização de todos pode ser conferida aqui.

Covil de Ladrões
Encontre a Baía de Umugi. Troféu imperdível relacionado à história principal.

Bênção dos Kamis
Encontre e honre todos os santuários xintoístas de Tsushima. Esses santuários são locais de difícil acesso e estão espalhados pelo mapa. Sua localização é marcada pelos vistosos portões Tori, tradicionais da cultura japonesa. Honrar esses locais nos garante um amuleto da respectiva divindade, além de apreciar uma bela vista do cenário no processo.

Honra ao Oculto
Saúde 10 altares secretos em Tsushima. Jin pode realizar a famosa reverência japonesa ao deslizarmos o dedo para baixo no sensor de toque do controle. Alguns locais do jogo mostram uma placa com o desenho de um boneco fazendo esse tipo de gesto; essa é a deixa para contabilizar mais um altar até completar o total de 10.

Achados e Perdidos
Descubra um Pilar da Honra e colete seu Kit de Espadas. Pilares da Honra são facilmente encontrados durante a exploração, muitas vezes sob guia dos pássaros amarelos que encontramos no caminho.

Mestres Monocromáticos
Adquira um item dos mercadores de tinta preta e branca. Esses mercadores fornecem visuais exclusivos para os equipamentos de Jin. O mercado da tinta branca fica na primeira parte do mapa durante o ato 1, enquanto o da cor preta aparece no ato 2.

Cosplayer do Clã Cooper
Vista-se como um ladrão lendário. Esse troféu é liberado ao equipar três itens localizados no terceiro ato do jogo (extremo norte do mapa). Confira no vídeo abaixo a localização de cada um deles:

A Elegia da Forja Caída
Toque o "Lamento da Tempestade" no túmulo de um amigo. Lamento da Tempestade é uma das quatro músicas que podemos tocar na flauta de Jin. Para liberá-la, é preciso localizar os grilos canoros deixados em gaiolas nos cemitérios da ilha. Liberada a melodia, viaje até o túmulo de Taka e comece a tocá-la, conquistando mais esse feito.

Localização dos grilos canoros:

Um Instante no Tempo
Personalize uma cena no Modo Foto. Esse requisitado recurso está tão bem elaborado em Ghost of Tsushima que vocês irão explorá-lo intuitivamente. Para acessar o Modo Foto, basta apertar para direita no D-Pad.

Leitor Assíduo
Colete 20 registros. Esses documentos são cartas deixadas aos sobreviventes ou registros de conversas entre figuras importantes. O traje do Viajante tem a opção de fazer o vento nos guiar diretamente a todos esses registros. Para facilitar ainda mais o processo, o vídeo a seguir mostra a localização desses arquivos:

Conheça o Inimigo
Colete 20 artefatos mongóis. Assim como os registros, esses curiosos itens estão espalhados majoritariamente em acampamentos inimigos. O traje do Viajante também pode ser utilizado em sua busca, com a opção de personalizar o vento-guia (na visualização do mapa no menu, aperte para direita no D-Pad).

Corpo, Mente e Espírito
Conclua todas as Fontes Termais, Haikus, Santuários de Inari e Desafios do Bambu. Como dito anteriormente, o jogo traz uma imensa quantidade de colecionáveis. Em todos eles, contamos com a ajuda dos pássaros amarelos que nos guiam até sua localização. Claro, vocês também contam com a nossa ajuda ao mostrar os vídeos abaixo contendo a localização exata de todos esses pontos de interesse.

18 Fontes Termais

19 Haikus

49 Santuários de Inari (Toca da Raposa)

16 Desafios do Bambu

Hora da vingança

Uma das atividades do jogo é libertação de vilarejos e fazendas dominadas pelos mongóis. Geralmente são situações que exigem um cuidado maior do jogador, pois envolvem a libertação de reféns que podem ser executados durante a investida. Fique atento ao símbolo vermelho com uma caveira que aparece na tela; ele indica que um soldado mongol tem intenção de eliminar o refém.

Já os acampamentos mongóis são bases fortemente protegidas e que devem ser destruídas para livrar a ilha da presença desses cruéis invasores. Elas são ótimas fontes de recursos, principalmente metais para fortalecimento da espada Sakai.

Ambos aparecem no mapa durante a nossa exploração ou como pedidos de ajuda de camponeses resgatados durante nossa viagem entre diversos pontos na ilha.

As conquistas a seguir referem-se à libertação das três regiões da ilha da dominação inimiga. São elas Izuhara (ato 1), Toyotama (ato 2) e Kamiagata (ato 3).
Herói do Povo
Liberte 12 áreas dominadas em Izuhara.

Batalha pela Ilha…
Liberte todas as áreas dominadas em Izuhara.

Já Vai Tarde
Liberte 8 áreas dominadas em Toyotama.

Santuário Seguro…
Liberte todas as áreas dominadas em Toyotama.

Expulsão em Massa
Liberte 7 áreas dominadas em Kamiagata.

Um Novo Refúgio
Liberte todas as áreas dominadas em Kamiagata.

Mestre Libertador
Liberte toda a ilha de Tsushima.



Revisão: Davi Sousa
Fonte: Powerpyx

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google