Perfil

Conheça Strider Hiryu, o mais habilidoso membro do esquadrão de ninjas mercenários do futuro

Strider Hiryu é um dos personagens mais populares da Capcom. O ninja de cachecol vermelho é ágil, versado em inúmeras artes marciais e tem... (por Farley Santos em 18/12/2013, via GameBlast)

Strider Hiryu é um dos personagens mais populares da Capcom. O ninja de cachecol vermelho é ágil, versado em inúmeras artes marciais e tem aparência memorável e estilosa. Muitos conheceram o personagem por conta de sua participação no crossover de luta Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes, mas Hiryu surgiu em um mangá e jogo para Arcades no final da década de 80. Confira a seguir as origens e habilidades deste memorável personagem.

Um ninja excepcional

No futuro distante existe o Striders, uma organização secreta especializada em inúmeras tarefas como sequestro, assassinato e espionagem. Eles trabalham como mercenários livres, sem se aliarem a nenhuma nação específica, mas mesmo nessa condição o grupo se sente responsável por manter a ordem e a paz no mundo. Todos os membros dos Striders são soldados de elite e passam por um treinamento extremamente rigoroso, o que garante um status de eficiência ao grupo.

Hiryu é considerado uma lenda entre os Striders. Isso se dá pelo fato dele ter sido o membro mais jovem a alcançar a classificação “Special-A”, adquirida por ter sido um dos melhores colocados no duro treinamento do grupo. Informações sobre os Striders são escassas, já que o grupo faz o máximo para se manter no anonimato, contudo especula-se que Hiryu tenha por volta de vinte anos e é de origem asiática.

Uma lenda viva

As habilidades de Strider Hiryu são excepcionais e condizem com sua classificação Special-A. Além de possuir força e velocidade sobrehumanas, adquiridas por meio de inúmeros treinamentos especiais, o jovem ninja é também versado em artes marciais e lâminas. Outra de suas características marcantes é sua incrível agilidade: Hiryu consegue transpor superfícies irregulares com facilidade, executando movimentos acrobáticos quando necessário. Suas especialidades são sabotagem, assassinato e espionagem.

Em batalha Hiryu é descrito como uma “entidade feroz”, atacando com agressividade e precisão, sem nunca demonstrar qualquer emoção. Sua principal arma é a Cypher, uma lâmina de plasma extremamente letal. O ninja domina completamente a espada e consegue fatiar seus inimigos com facilidade. Hiryu conta também com um trio de Options, robôs que podem ser utilizados para atacar os oponentes.
Hiryu e seus Options em Marvel vs. Capcom

Origens, popularidade e participações

Strider Hiryu foi concebido como um projeto multimídia. A primeira aparição do herói foi em um mangá de mesmo nome, em 1988. No ano seguinte foi lançado Strider para Arcades e assim começou a série de jogos do ninja. Mesmo com boa recepção, o personagem não recebeu novos jogos. Tudo mudou com Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes: Hiryu era um dos lutadores e sua popularidade cresceu. Isso foi suficiente para que a Capcom retomasse a produção de jogos do personagem.

Evolução do design de Hiryu, do mangá até Ultimate Marvel vs. Capcom 3
A aparência de Hiryu é baseada na vestimenta dos ninjas popularmente difundida na mídia, com o kanji da primeira sílaba do seu codinome (飛竜, que significa "dragão voador") bordada no lado esquerdo do peito. O visual mais recente e popular, no qual o personagem usa um cachecol vermelho tampando a boca, foi introduzido em Marvel vs. Capcom e tornou-se o novo padrão. Até hoje existem problemas de licenciamento, pois os direitos do personagem estão divididos entre a Capcom e os autores do mangá. Foi justamente por este motivo que Strider Hiryu não apareceu em Marvel vs Capcom 3: Fate of Two Worlds (PS3/X360).

Confira a seguir os jogos em que Strider Hiryu participou como protagonista:

  • Strider (1989, Arcade/Mega Drive/PS/Wii): Primeiro jogo do herói;
  • Strider (1989, NES): Aventura exclusiva para NES, com trama baseada no mangá;
  • Strider II (1990, PC/Mega Drive) : Título de qualidade duvidosa, não produzido pela Capcom;
  • Strider 2 (1999, Arcade/PS): Continuação oficial do primeiro jogo para Arcades;
  • Strider (2014, PS3/PS4/X360/XBO/PC): Reboot do herói previsto para 2014.
Participações especiais:
  • Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998, Multi);
  • SNK vs. Capcom: Card Fighters' Clash (1999, Neo Geo Pocket Color);
  • Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2000, Multi);
  • SNK vs. Capcom: Card Fighters 2 Expand Edition (2001, Neo Geo Pocket Color);
  • Namco × Capcom (2005, PS2);
  • SNK vs. Capcom: Card Fighters DS (2007, DS);
  • Ultimate Marvel vs. Capcom 3 (2011, PS3/X360/PSVita).
Revisão: Marcos Silveira
Capa: Diego Migueis

é brasiliense e gosta de explorar games indie e títulos obscuros. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de roguelikes, game music, fotografia e livros. Pode ser encontrado no seu blog pessoal e nas redes sociais por meio do nick FaruSantos.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google