Ubisoft responde à acusação da PETA sobre as baleias em Assassin's Creed IV; confira declaração

Ontem a PETA (abreviação em inglês para "Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais") condenou a Ubisoft através de uma nota por... (por Unknown em 06/03/2013, via GameBlast)

Ontem a PETA (abreviação em inglês para "Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais") condenou a Ubisoft através de uma nota por causa da presença de baleeiros em Assassin's Creed IV: Black Flag. A polêmica certamente gerou um grande alvoroço na Internet, com pessoas defendendo a ideia da organização e outros declarando que a caça às baleias era algo comum no século 18 e, por tanto, não deveria ser julgado de tal maneira. Hoje a Ubisoft respondeu à acusação da PETA. Confira:
"A história é o nosso parque de diversões em Assassin's Creed. Assassin's Creed IV: Black Flag é um trabalho de ficção que retrata os eventos reais que ocorreram na Era de Ouro dos Piratas. Nós não aprovamos a caça às baleias, bem como não aprovamos um estilo de vida pirata, de pouca higiene, saqueamentos, roubos de navios e consumo de álcool além do limite legal". - Stone Chin, Gerente Sênior de Relações Públicas da Ubisoft.
Curta e grossa essa declaração, hein? Eu sou a favor de o jogo retratar o que foi mostrado na época em que ele se passa. Red Dead Redemption nos permite caçar e esfolar animais, mas a caça era legal no início do século 20 naquela região dos Estados Unidos e do México. Se em 1700 havia caça às baleias, que em Black Flag também tenha. Acredito que nenhum jogador vai terminar o jogo e pensar "nossa, acho que vou comprar um baleeiro, deve ser legal". A absorção e a distinção do que é fictício para o que é real cabe à edução da família e do governo, e não de um jogo.

Prova de que as baleias e Assassin's Creed podem ser amigos
Fonte: Polygon

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Exatamente! Segundo a lógica da PETA, devemos parar de ensinar os eventos históricos nas escolas que envolviam caça aos animais! Nunca vi a PETA fazer nada contra os baleeiros espalhados pelo mundo (nunca vi nenhuma reportagem sobre eles, ou uma campanha que eles tenham feito), mas quando se trata de atacar video games, eles estão em todos os lugares da mídia!

    ResponderExcluir
  2. A resposta.da Ubisoft me lembrou uma famosa frase: Quem fala o que quer, ouve o que não quer.

    ResponderExcluir
  3. Olha, uma coisa é retratar uma realidade, do tipo, você, durante o jogo, saber que existe caça a baleias. Outra coisa é colocar o jogador no controle pra degustar toda a crueldade e frieza do ato.
    Não concordo inteiramente com o PETA, porém acho que tais coisas poderiam ficar de fora do jogo SIM - se a série precisa chegar ao extremo de te oferecer coisas que não são nada pertinentes à história do jogo apenas para te prender ao controle, quer dizer que talvez o desenvolvedor não esteja tão seguro com a qualidade do enredo...

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google