A agência Uriminzokkiri, empresa que faz os vídeos para o site oficial do governo Coreia do Norte publicou um inquietante vídeo de uma campanha contra os Estados Unidos. O vídeo foi removido do YouTube, pois segundo a CNN, usava material protegido por direitos autorais. A Activision afirmou que ao reproduzir uma Nova Iorque em chamas dentro do sonho de uma criança norte-coreana, foram utilizadas cenas do jogo Call of Duty: Modern Warfare 3, o que caracteriza apropriação e violação das propriedades intelectuais da empresa de Santa Monica.Confira o vídeo, que chega num momento em que especialistas e autoridades norte-americanas acreditam que a Coreia do Norte está à beira de seu terceiro teste nuclear:
Durante a exibição das cenas, legendas em coreano passam pela tela dizendo:
"Fumaça preta subindo em algum lugar da América. Parece que o ninho da maldade, que tem habitualmente conduzido uma guerra de invasão, está queimando no fogo que ateou a si mesmo".O vídeo faz parte de uma campanha anti-EUA, e ironicamente, além de ferir direitos quanto ao uso das cenas do best seller dos games, traz uma versão instrumental de "We are the World", escrita por Michael Jackson e Lionel Richie.
O uso de material protegido por direitos autorais feito pelo país não é novidade e nem se restringe aos games e música. Em 2012, Mickey Mouse, o Ursinho Pooh e um elenco de personagens da Disney deram as caras em uma apresentação de teatro para o líder norte-coreano Kim Jong Un.
Fonte: CNN


