Jogamos

Shin Megami Tensei Liberation Dx2 (Android/iOS) é um RPG de primeira para levar no bolso

Cheio de estratégia, gráficos belíssimos e muitos monstros para colecionar e batalhar, o jogo é obrigatório para os gamers de smartphones.


Existem diversos títulos do tipo RPG disponíveis para celulares na atualidade. Enquanto alguns utilizam o nome de franquias famosas para chamar atenção, outros capricham nos quesitos técnicos para vender um conteúdo inédito. Reunindo estas duas características em um pacote completo, Shin Megami Liberation Dx2 apresenta uma produção de alta qualidade utilizando uma marca tradicional no mundo dos games. Vamos conferir qual o resultado da primeira incursão exclusiva da série Megami Tensei no mercado dos jogos para smartphone.

Mas afinal, o que é Shin Megami Tensei?

Franquia japonesa de jogos, Shin Megami Tensei tem como foco o gênero RPG, seja no estilo tático, ação ou multiplayer online. A série normalmente explora elementos e temas em um tom mais “adulto”, tais como religião, cenários pós-apocalípticos, ocultismo e ficção científica. Aclamada nas terras nipônicas, Megami Tensei tem uma base considerável no ocidente, seja pelos seus títulos base, ou pelos seus spin-offs, como os games da série Persona.

Exclusivo para Android e iOS, Shin Megami Liberation Dx2 foi produzido e publicado pela Sega, com supervisão da empresa Atlus, responsável pelo desenvolvimento da maioria dos jogos da série. O game foi lançado em janeiro deste ano no Japão, chegando ao Brasil somente no dia 23 de julho. A principal atração do jogo é a grande quantidade de devils (ou demônios, monstros das mais diversas formas e tipos), que devem ser colecionados e utilizados em batalhas cheias de estratégia (e um pouquinho de sorte). Confira abaixo o belo vídeo de abertura que demonstra a qualidade do título.

Tendo download gratuito, o título conta com um sistema de microtransações semelhante a outros aplicativos encontrados no mercado. Entretanto, o aparecimento repentino de ofertas durante o jogo é um ponto negativo, já que elas “quebram” o ritmo e a imersão na aventura. Até o momento, o game está disponível apenas em inglês com dublagem original em japonês. Apesar do último ser ótimo para fãs de animes, estes dois pontos podem desencorajar alguns jogadores.

Conteúdo de console em um smartphone

A história gira em torno dos Devil Downloaders, também conhecidos como Dx2, que são pessoas com o poder de fazer download de devils através de um aplicativo especial. O protagonista descobre que também possui esta habilidade, e é convidado para participar de uma organização que busca ajudar a população nos assuntos referentes a estes monstros, chamada Liberators. Além disso, ela tem que lidar com o grupo maligno de Dx2 chamado Acolytes, cujas verdadeiras intenções ainda são um mistério.

É possível escolher entre dois protagonistas diferentes
Liberation Dx2 consiste em um RPG tático com sistema de combate por turnos. Os monstros contam com uma barra de vida (HP) e outra de especial (MP), sendo que a última é parcialmente recuperada a cada rodada. O jogador pode montar um time com até quatro devils além de contar com as equipes dos companheiros de organização, como a bela atiradora Rika Ryuzouji e o descontraído megatuber Taro Fuse, mais conhecido como Megakin.
Escolha os golpes sabiamente para sair vitorioso
O enredo é muito interessante, girando em torno dos esforços dos Liberators em investigar e combater a ameaça dos Acolytes. Desdobrando-se em capítulos, a história sempre conta com diálogos interessantes e engraçados entre os personagens. Além da aventura principal, existe muito mais conteúdo disponível no game através de missões extras, eventos especiais e um vasto sistema de customização e aperfeiçoamento dos monstros coletados.
A base dos Liberators reúne as principais instalações utilizadas pelo jogador
A grande quantidade de conteúdo, por outro lado, acaba pode ser um ponto contra Liberation Dx2. Isso porque a quantidade de tempo e dedicação necessárias para explorar todas as possibilidades e missões oferecidas é bastante considerável. Mesmo fazendo uso dos mecanismos de Auto Battle e Auto Quest, que permite ao jogador repetir automaticamente uma missão para obter experiência e itens sem precisar interagir diretamente com o jogo, ainda assim fiquei com a sensação de que deixei para trás coisas importantes a fazer. Mesmo aqueles dispostos a investir dinheiro no game vão experimentar esta situação.

Precisamos pegar todos!

Em uma mecânica que ficou famosa pela franquia Pokémon, Liberation Dx2 permite aos jogadores fazer uma coleção dos demônios obtidos ao longo da jogatina. Até o momento, existem 179 “espécies” diferentes, sendo que muitos deles serão familiares para quem já conhece a série Megami Tensei. Conforme o jogador vai avançando na história e adquirindo experiência, novos monstros surgem para serem enfrentados e obtidos.

Para conseguir novas criaturas, o jogador pode recorrer a diversas alternativas. É possível obtê-las através de invocações utilizando gems (gemas) e outros itens especiais. Também é possível recrutar monstros durante as partidas através de um mecanismo de conversa: opção tradicional da franquia Megami Tensei, alguns devils podem mostrar o ícone Talk, indicando a intenção deles em “bater um papo”. Se a comunicação for boa, eles podem ser adicionados a sua equipe.
A fusão de monstros é uma alternativa para obter novas e mais poderosas criaturas
Para fortalecer os seus monstros, o jogo também oferece mecanismos como Awaken (despertar), Brands (marca, que consiste em equipar itens) e Evolve (evolução). Apesar destas opções darem ao jogador várias formas de obter e fortalecer os monstros, elas podem ser um pouco confusas ao longo do game. Mesmo eu já tendo experiência com a série através de Persona 5 (PS3/PS4), por vezes acabei em dúvida sobre como proceder para obter devils mais poderosos.
Fortalecer os monstros é fundamental para avançar no game
Existem sete tipos básicos de elementos para os golpes: Phys (físico), Lu (fogo), Ice (gelo), Elec (eletricidade), Force (força), Light (luz) e Dark (trevas), além do atributo especial Almighty (onipotente). Cada monstro é afetado de maneira distinta por eles, como por exemplo tendo resistência (recebe menos dano), fraqueza (recebe mais dano) e até mesmo podendo absorver o golpe, com exceção do atributo especial, que não tem vantagem ou desvantagem sobre nenhum monstro. Além do bônus de dano, ataques com vantagem e danos críticos aumentam o número de rodadas do jogador, permitindo que os monstros possam agir mais vezes. Por outro lado, movimentos sem sucesso diminuem as ações do jogador, exigindo estratégia a cada rodada.
É importante ficar atento aos status, fraquezas e vantagens para montar sua equipe
Os demônios se dividem em raças, tais como Dragon, Fairy, Divine. Os status básicos deles são: St (strength ou força), que aumenta ataque e defesa físicos; Ma (magic ou magia), que aumenta o ataque e a defesa mágicos; Vi (vitality ou vitalidade), que aumenta a vida (HP) e as defesas física e mágica; Ag (agility ou agilidade), que aumenta a evasão e o acerto de golpes, além da velocidade (ordem) de ataque no turno; e Lu (luck ou sorte), que aumenta a evasão e acurácia dos golpes, além da possibilidade de causar/escapar de efeitos de status, como poison (que causa envenenamento) e mute (que impede a criatura de usar habilidades).

Produção da mais alta qualidade

Característica essencial dos jogo da série Megami Tensei, os gráficos do game são belíssimos, com personagens ilustrados em um nível de qualidade equivalente ao das séries de animes modernas. Os mesmos contam com animações durante os diálogos, como se estivessem realmente interagindo com o protagonista, sendo que todas elas são bastante fluidas e competentes.
Boa parte da diversão vem dos divertidos diálogos entre os personagens
O trabalho de dublagem também é ótimo, com destaque para as vozes originais em japonês que casam perfeitamente com os personagens, tornando a experiência ainda mais imersiva. As músicas são empolgantes e ditam o tom de cada situação, seja ela mais humorada ou tensa. Os cenários são muito bem construídos, indo desde as ruas modernas das cidades nipônicas até templos místicos e dimensões mágicas assustadoras.

Além de dar acesso as missões, o mapa permite interações com outros jogadores de Liberation Dx2
Como não poderia deixar de ser, os devils são o destaque de Liberation Dx2, contando com animações em três dimensões muito bem renderizadas, além de belas ilustrações. Caso o dispositivo smartphone utilizado para o jogo não seja top de linha, vale lembrar que o game tem 4 níveis de qualidade gráfica diferentes, de tal forma que é possível adaptar a relação entre consumo de bateria e processamento. Além das características já comentadas, o jogo como um todo apresenta um belo visual com ótimo acabamento, com transições suaves e bonitas e menus bem acabados e coloridos.
Liberation Dx2 tem um grande número de monstros para colecionar e batalhar

Um RPG completo

Shin Megami Tensei Liberation Dx2 trás toda a qualidade da consagrada franquia de jogos de RPG para a tela do seu smartphone. O game traz personagens carismáticos e divertidos em uma história interessante, cheia de ação e humor. O acabamento gráfico do jogo é excelente, contando com menus, animações e modelos 3D de alto nível, com destaque para os devils, que podem ser colecionados e são utilizados nas batalhas. Apesar de alguns poucos pontos negativos, Liberation Dx2 é certamente um dos melhores e mais bem produzidos games gratuitos para celulares, sendo digno da sua franquia famosa nos consoles tradicionais.
Junte-se ao Liberators você também!

Prós

  • História bastante interessante com personagens originais e cativantes;
  • Gráficos excelentes, contando com cenários, animações no estilo anime e modelos em 3D de alta qualidade;
  • Trilha sonora empolgante e bom trabalho de dublagem, com destaque para as vozes originais em japonês;
  • Mecânica básica de jogo simples, mas com um grande leque de opções para se aprofundar no game;
  • Grande quantidade de monstros para colecionar com muitas alternativas para evolução, incluindo um sistema de fusão cheio de opções;

Contras

  • Mensagens para microtransações aparecem eventualmente durante o jogo;
  • Ausência do português brasileiro como opção de idioma escrito, além de dublagem somente em japonês;
  • Grande número de possibilidades para invocação, treinamento, fusão e aperfeiçoamento de criaturas pode deixar o jogador confuso em algumas situações;
  • Devido a grande quantidade de conteúdo do game, o mesmo acaba exigindo um tempo livre razoável com uma boa dose dedicação, ou um investimento financeiro significativo, para se alcançar um nível alto;
Shin Megami Tensei Liberation Dx2 – Android/iOS – Nota: 8.5
Versão utilizada para a análise: Android
 Revisão: Link Beoulve
Matheus Senna de Oliveira escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook