Shadow of The Tomb Raider (Multi) terá dificuldades separadas para exploração, puzzle e combate

A Square Enix pôs fim a um problema recorrente aos jogadores que preferem alta dificuldade em apenas uma ou duas categorias do gameplay.


Jogadores de Rise of The Tomb Raider fãs de puzzles, ou seja, os quebra-cabeças, tiveram o seguinte problema: para deixar essa parte do game mais hardcore e, assim, testar suas capacidades de lógica e raciocínio, o jogador ajustava a dificuldade na mais difícil. De fato os quebra-cabeças ficavam bem completos e com todas as configurações de ajuda desativadas, mas o efeito colateral era que os outros elementos do gameplay, como combate, também ficavam difíceis, resultando em tiroteios desenfreados. A Square Enix solucionou este problema para o próximo jogo.


Shadow of The Tomb Raider contará com ajustes independentes de dificuldade. O mesmo jogador relatado no parágrafo anterior poderá colocar os quebra-cabeças no nível difícil e o combate no normal. Isso permitirá que a experiência ao jogar seja adequada ao perfil de quem está jogando. De forma semelhante, outro jogador que prefere combate, tiro e bomba poderá tê-los sem que os puzzles fiquem tão complexos. E como é óbvio de se pensar, quem é prefere tudo difícil, basta deixá-los todos no nível difícil. ¯\_(ツ)_/¯



Além do ajuste personalizável para combate e quebra-cabeças, há uma terceira categoria: exploração. Caça, coleta de materiais e procura de relíquas também podem ter a dificuldade ajustada independentemente. As opções de nível para cada uma das categorias são:

  • Fácil;
  • Médio;
  • Difícil; e
  • Obsessão Mortal
Ao selecionar "Obsessão Mortal", todas as categorias são ajustadas para o nível difícil e o jogador não poderá reajustar no meio do jogo. A escolha deve ser cuidadosa. Veja a seguir os elementos que serão afetados a cada preferência:

Combate

  • Fácil
    • Assistência de alvo habilitada;
    • Inimigos têm pouca vida e dão menos dono;
    • Caixas de munição são abundantes;
    • Inimigos têm as silhuetas destacadas.
  • Normal
    • Inimigos tem vida e danos medianos;
    • Caixas de munição são raras;
    • Inimigos têm as silhuetas destacadas;
  • Difícil
    • Inimigos têm vida aumentada, dão mais dano e encontram Lara mais rapidamente;
    • Lara não têm regeneração de vida durante o combate;
    • Caixas de munição são raras;
    • Não há marcas de dano na tela;
    • Inimigos não são iluminados quando os instintos de sobrevivência são ativados.
  • Obsessão Mortal
    • O mesmo que o nível "Difícil";
    • Não há indicação na tela quando Lara é detectada pelos inimigos.

Exploração

  • Fácil
    • Pintura branca bem nítida para indicar o caminho de escalada;
    • Longo temporizador para apertar o botão de agarrar outra plataforma durante um salto;
    • Acampamentos base ficam acesos;
  • Normal
    • Pintura branca discreta para indicar o caminho de escalada;
    • Temporizador normal para apertar o botão de agarrar outra plataforma durante um salto;
    • Acampamentos base ficam apagados;
  • Difícil
    • Não há pintura branca para indicar o caminho de escalada;
    • Temporizador reduzido para apertar o botão de agarrar outra plataforma durante um salto;
    • Não há instintos de sobrevivência durante a exploração;
    • Acampamentos base ficam apagados.
  • Obsessão Mortal
    • O mesmo que o nível "Difícil";
    • Acampamentos base ficam apagados e precisam de recursos para acenderem;
    • O jogo só salva nos acampamentos base.

Quebra-cabeças (puzzles)

  • Fácil
    • Lara dá sugestões para a próxima ação;
    • Objetos para interagir são iluminados quando os instintos de sobrevivência são ativados;
    • Objetos realmente necessários para progredir ficam iluminados em azul durante os instintos de sobrevivência;
    • Longo temporizador para os mecanismos.
  • Normal
    • Lara dá sugestões para a próxima ação;
    • Objetos para interagir são iluminados quando os instintos de sobrevivência são ativados;
    • Temporizador normal para os mecanismos.
  • Difícil/Obsessão Mortal
    • Lara não dá nenhuma sugestão;
    • Não há instintos de sobrevivência;
    • Curto temporizador para os mecanismos.

Shadow of The Tomb Raider chega ao PS4, Xbox One e PC no dia 14 de setembro de 2018.

Gunnar Santos escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original do mesmo.

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