Perfil

Conheça Warrior of Light, de Final Fantasy: Herói dos games e também de seus criadores.

Vamos ver a história do primeiro guerreiro da maior franquia de RPGs no mundo dos games.


No longínquo ano de 1987, o primeiro título da série Final Fantasy chegava às lojas do Japão. Este nome foi escolhido porque essa era literalmente a “Fantasia Final” da Square, que na época estava à beira da falência, e também do diretor do jogo, Hironobu Sakaguchi, que iria largar a profissão e voltar à faculdade caso o projeto não desse certo. Mas esta é uma história que os fãs da franquia já estão cansados de saber.


Quatro personagens principais estão presentes no game original, podendo ter variadas combinações dentre seis classes distintas, mas todos são conhecidos como os Guerreiros da Luz (Hikari no Senshi no original japonês). Um termo recorrente na série, que sempre se refere a personagens que lutam pela liberdade e justiça, defensores daquilo que é correto. Pode-se dizer que todos os protagonistas da franquia são, de certa forma, Guerreiros da Luz.

Mas hoje o que nos importa é um pequeno carinha pixelado de cores vermelhas, pertencente à classe Warrior (também conhecida como Fighter), considerado por muitos fãs como o principal herói da história. Confirmando essa teoria, a intro do remake de PS1 dá todo um destaque especial a ele, que aparece seguindo a arte original de Yoshitaka Amano, ilustrador oficial da série, na qual as vestimentas azuis e armadura mais elaborada diferem dos sprites vermelhos presentes no jogo.



A partir daí o personagem passa a ser conhecido simplesmente como Warrior of Light e surge como representante do primeiro título da franquia em diversos crossovers, tais quais Theatrhythm Final Fantasy (3DS), os games mobile Brave Exvius, Record Keeper e Mobius, presentes no Android e iOS, além de sua aparição mais notável na série Dissidia, lançada para PSP, Arcade, PS4 e também no Android e iOS.

Dissidia Final Fantasy trouxe o crescimento do personagem

Warrior of Light é um dos heróis mais antigos na franquia crossover da Square Enix, marcando presença em todos os games da mesma. WoL (como é abreviado às vezes) é conhecido como um dos personagens mais icônicos e versáteis.

Nos games de luta da série seu estilo de combate é balanceado, com vários ataques de curto a médio alcance e algumas habilidades de suporte para dar uma ajudinha extra. O lutador ainda conta com diversas roupas alternativas, dentre elas algumas muito especiais feitas justamente para lembrar o clássico sprite de cabelos e armadura vermelhos do Final Fantasy original.

Já no RPG Dissidia Final Fantasy Opera Ominia (Android/iOS) ele possui o papel de Tanker, com a função de atrair a atenção dos oponentes e criar escudos protetores em si mesmo ou nos seus companheiros de equipe. Ainda não há roupas alternativas, mas já foi anunciado que essa opção irá surgir em futuras atualizações.



Graças à narrativa de Dissidia, Warrior of Light teve sua personalidade melhor desenvolvida e esta não poderia ser mais icônica ao clássico conceito de cavaleiro. Com sensos de lealdade, justiça e perseverança inabaláveis, focado e com um talento nato para liderança, WoL tem uma boa mentalidade tática, além de ser determinado e confiante em suas habilidades, nunca deixando que as provocações de inimigos tirem sua atenção do combate.

O herói também é dono de um grande coração e sinceridade cordial, falando aquilo que pensa, mas com extremo cuidado para nunca soar desrespeitoso. Sua empatia nunca falha, mesmo com seus oponentes, como no caso de seu arqui-inimigo, Garland, para o qual ele promete que irá encerrar o ciclo de guerras em que se baseia a série Dissidia, a fim de libertá-lo desta eternidade de batalhas.

Warrior of Light é o clássico herói da armadura brilhante, pronto para salvar o dia em nome da ordem e da justiça, com um enorme respeito por todos que o cercam e sempre pronto a ajudar quem precise. Um exemplo de bondade e empatia raro nos tempos atuais, onde o corre-corre cotidiano faz todos apenas quererem passar por cima uns dos outros. De fato um personagem a ser admirado e que serve de inspiração para nós mesmos, para procurarmos ser melhores pessoas todos os dias.



Revisão: Diogo Mendes

Mestre Pokémon de longa data, salvador de Hyrule em todas as encarnações do herói e ocasionalmente um encanador de bigode grosso.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google