Top 10

Dez games de PC com versão mobile

Confira 10 jogos originalmente de PC que migraram para os smartphones.


Foi-se o tempo em que celulares só traziam joguinhos de puzzle, pássaros zangados ou zumbis vegetarianos. Com o avanço das tecnologias mobile. nossos smartphones cada vez mais têm se tornado verdadeiros consoles de bolso, com uma grande variedade de gêneros e estilos de jogabilidade. Graças a essa evolução, muitos games de grande porte passaram a dar as caras nas nossas telinhas de toque. Hoje trazemos 10 jogos marcantes no PC que resolveram dar as caras em versão mobile.


10 - XCOM - Enemy Within (Multi)


Enemy Within chegou aos celulares em novembro de 2014 e se trata de uma expansão de XCOM - Enemy Unknown (Multi), que por sua vez é um remake do original UFO: Enemy Unknown (PC/PS1) lançado no longínquo ano de 1994.



O game de estratégia baseada em turnos conta a história de uma organização militar multinacional com a tarefa de defender a Terra de invasões alienígenas, a XCOM. No comando das tropas o jogador vai destrinchando os mistérios da narrativa e liberando novas funções no game. A expansão Enemy Within é a  versão mais completa do game, pois traz mudanças na jogabilidade e correções nas habilidades de certas unidades, além da adição de novas tropas, mapas e missões.

09 - Carmaggedon (Multi)


O controverso clássico do gênero de corrida também está disponível para nossos smartphones. Lançado originalmente em 1997, o game é inspirado no filme Corrida da Morte - Ano 2000 (1975) e como tal, traz uma competição de velocidade sangrenta e sem limites, onde atropelar pessoas garante benefícios.



O jogador tem um tempo limite para vencer a corrida, porém conta com formas alternativas de vitória, como destruir todos os carros adversários ou atropelar todos os pedestres. Sabe como é, coisa pouca. Muito criticado pelo sistema de recompensa à violência, Carmaggedon chegou a ser proibido em alguns países (incluindo o Brasil) e em outros foi censurado, trocando as pessoas por zumbis a serem atropelados. Mas, apesar de toda a polêmica, ainda figura na lista dos favoritos de muitos gamers pelo mundo.

08 - Baldur’s Gate Enhanced Edition (Multi)


Baldur’s Gate foi originalmente lançado em 1998 e é até hoje um dos RPGs mais marcantes dos computadores. Enhanced Edition é o seu remake de 2012 e que também dá as caras nos smartphones.



O jogo se trata de um dos Role Playing Games mais hardcore que você vai encontrar na sua vida, baseado fortemente no sistema D&D, com inúmeras opções e funções que não caberiam neste curto espaço de um Top 10. Tentando resumir a vastidão técnica deste game, podemos dizer que é um Top-View com um menu lateral que traz informações do seu personagem, equipamentos, inventário, quests, dentre outros. Se você é um grande entusiasta de RPGs de Mesa, esse jogo com certeza é pra você.

07 - GTA (Multi)


A famosa série GTA também resolveu se aventurar nos celulares com nada menos do que cinco títulos diferentes: Liberty City Stories, Chinatown Wars, GTA III, Vice City e San Andreas. O que não faltam são opções para os fãs da franquia.



Apesar de dispensar apresentações, vale lembrar que GTA é um game de mundo aberto onde o protagonista tem plena liberdade para fazer o que quiser pela cidade, porém com a narrativa sempre envolvendo o mundo do crime. É possível andar armado pela cidade, roubar veículos, atacar pessoas inocentes, ir à academia ou cabeleireiro pra dar aquele trato no visual, dentre muitas outras opções.

O jogador deve ficar atento para que suas ações não chamem muita atenção da polícia, ou pode se tornar um procurado pela justiça, o que se mostra complicado à medida que as missões do jogo vão te enfiando em diversas situações ilegais. Um grande clássico dos games na palma da sua mão.

06 - PUBG - PlayerUnknown’s Battlegrounds (Multi)


Um dos títulos mais recentes da nossa lista, tendo sido lançado em 2017, PUBG é um dos pioneiros de um novo gênero que vem surgindo, o Battle Royale.



Cem jogadores são colocados em uma ilha repleta de armamentos, veículos e equipamentos variados. Seu objetivo é ser o único sobrevivente. Para tornar tudo ainda mais emocionante, há uma limitação de área que vai ficando cada vez menor, diminuindo o espaço que os jogadores têm para se mover pelo mapa, o que instiga o combate. A versão mobile exige um aparelho relativamente potente, mas não deixa nada a dever para a experiência da versão de PC.


05 - Grim Fandango Remastered (Multi)


Lançado em 1998, Grim Fandango é um sucesso de crítica e considerado um dos melhores games de todos os tempos. Porém, foi um fracasso comercial, sendo a penúltima empreitada da LucasArts no gênero aventura, antecedendo Escape from Monkey Island (Multi), lançado em 2000.



No controle de Manuel “Manny” Calavera, o simpático protagonista esquelético, o jogador precisa conversar com diferentes personagens e explorar cenários em busca de itens que podem ser utilizados em outros locais ou combinados para resolver puzzles. A história do game mistura à crença Asteca do “mundo dos mortos” com o estilo cinematográfico “noir”, aquele visual dos filmes policiais dos anos 1940 a 1950, garantindo uma narrativa única.

A versão mobile é uma remasterização, com gráficos melhor polidos, correção de bugs e uma trilha sonora totalmente orquestrada, vale a pena conferir.

04 - Don’t Starve: Pocket Edition (Multi)


Don’t Starve é um game indie de sobrevivência em mundo aberto, considerado uma grande referência no gênero. Seu lançamento original foi em 2013 e desde então recebeu várias expansões e versões diferentes.



No game você controla Wilson, um cientista que foi jogado no meio do nada, apenas com seu conhecimento para lhe servir de aliado. Utilizando os materiais disponíveis à mão, o jogador deve construir diferentes ferramentas para sobreviver em uma zona selvagem onde quase tudo está tentando lhe matar. E, se morrer, é “Game Over” de vez. Porém surge a oportunidade de se jogar com novos personagens, então não é tão ruim.

Don’t Starve: Pocket Edition inclui a DLC Reign of Giants, que adiciona novas estações do ano, locais, monstros e itens. Ainda há uma versão com o tema de naufrágio, chamada Shipwrecked, também disponível para mobile.

03 - Hearthstone (Multi)


Lançado em 2014, é com certeza o game de cartas digitais mais popular atualmente. Desenvolvido pela Blizzard, o game conta com personagens e monstros do mundo de Warcraft, então era uma receita de sucesso desde o começo.



Possui um sistema que lembra bastante o famoso Magic the Gathering, baseado em cristais de mana para pagar pelos custos dos cards que lhe permitem invocar monstros ou lançar feitiços, a fim de atingir o objetivo de fazer os pontos de vida do oponente chegarem a zero. A criação de uma versão mobile foi uma jogada de mestre, pois card games têm tudo a ver com portabilidade.

02 - Star Wars: Knights of the Old Republic (Multi)


Direto de uma galáxia muito, muito distante chegamos a Star Wars: Knights of the Old Republic, lançado em 2003, e mais um game da nossa lista que possui reconhecimento como um dos melhores jogos já feitos.



Sendo do gênero RPG, ele traz uma história que se passa 4000 anos antes da formação do Império Galáctico, onde a República está sob ameaça de uma grande armada Sith, liderada por Darth Malak. O personagem principal, inicialmente como um Jedi, se aventura por vários planetas da galáxia para combater esta ameaça, porém as decisões do jogador alteram o rumo do herói, sendo capaz até mesmo de alinhá-lo com o Lado Sombrio da Força.

O jogo cai no que hoje é chamado de “Legends”, ou seja, não faz mais parte do cânone oficial da franquia após a aquisição da mesma pela Disney, mas com certeza é uma das experiências Star Wars mais completas no mundo dos games.

01 - Lineage II Revolution


O primeiro jogo da série Lineage foi lançado em 1998 e agora, 20 anos depois, Revolution figura nessa posição na lista por ser o mais recente lançamento de uma versão mobile.



O game é um MMORPG completo onde o jogador cria seu personagem, escolhendo entre as raças: Elfo, Humano, Elfo Negro e Anão, para encarar inúmeras quests, monstros poderosos, eventos, atualizações constantes, PVP, guerras de clãs, dentre muitas outras atividades típicas do gênero.

Surpreende pela sua qualidade gráfica em smartphones e teve uma recepção extremamente positiva da crítica especializada. A presença de um game deste porte nos nossos celulares nos faz pensar sobre o que o futuro da jogatina mobile ainda nos reserva.

Menção Honrosa: Goat Simulator


Claro que não podíamos deixar de mencionar o jogo mais estranho de 2014. Goat Simulator é exatamente o que o nome diz. O jogador entra no controle de um bode em um mapa de mundo aberto, podendo dar uma de GTA e tocar o terror na cidade, além de encontrar alguns segredos meio sombrios que não vou detalhar mais para evitar spoilers. Com certeza uma experiência única para ser ter no seu celular.



Faltou algum game na lista? Quais jogos você gostaria de ver no seu smartphone? Conte pra gente nos comentários!

Revisão: Renata Bottiglia


Mestre Pokémon de longa data, salvador de Hyrule em todas as encarnações do herói e ocasionalmente um encanador de bigode grosso.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google