Perfil

Conheça Rashid do vento turbulento, um amigo de verdade em Street Fighter V (PS4/ PC)

Com poderes de vento e usando movimentos de parkour, o nerd é apaixonado por tecnologia e representa o Oriente Médio no game de luta.


Já se passaram mais de dois anos do lançamento de Street Fighter V, o capítulo mais recente da aclamada franquia da Capcom. Sofrendo com a falta de conteúdo e instabilidade dos servidores online, o título foi recebido com muitas críticas e decepcionou a maior parte da comunidade casual. Na época, uma das poucas novidades que parece ter agradado os fãs foi a inclusão de quatro personagens totalmente novos: F.A.N.G, Laura, Necalli e Rashid.


Desses lutadores, um dos que mais chamou a atenção foi Rashid - que estava entre os mais usados do cenário competitivo, até pouco tempo atrás. Direto do Oriente Médio, o jovem descontraído é apaixonado por tecnologia e simboliza uma das coisas mais marcantes em Street Fighter: a pluralidade cultural. Afinal, mesmo sem nenhuma confirmação dos desenvolvedores, alguns detalhes mostram que ele pode ser o primeiro representante dos Emirados Árabes na saga.

O personagem foi o segundo dos estreantes a ser revelado e seu anúncio aconteceu durante uma feira de games em Dubai, no dia 11 de Setembro de 2015. Apesar de se tratar de uma data polêmica, por estar ligada ao ataque terrorista nas torres gêmeas, a maior parte dos jogadores não encarou a coincidência de forma ofensiva e Rashid se tornou popular rapidamente. Apostando em seus poderes de vento e na versatilidade dos movimentos de parkour, o nerd hi-tech das arábias é a cara de Street Fighter V.

Águia do Deserto

De acordo com os registros oficiais, Rashid nasceu no dia 7 de junho e é o filho mais velho de uma família rica do Oriente Médio. Misturando tradição com tecnologia, o visual despojado do barbudo é composto por roupas típicas de sua região e itens eletrônicos diversos - como uma antena que fica presa no turbante ou o visor verde cobrindo seu olho esquerdo. Mesmo assim, a ferramenta mais usada pelo personagem ainda é outra: a internet.


A vida digital do lutador é tão ativa, que ele sempre se envolve em situações engraçadas por causa da tecnologia. Ao vencer o ninja Zeku, que tem a habilidade de se transformar numa versão mais jovem de si mesmo, o diálogo pré-definido de Rashid é sobre gravar um vídeo do “truque de reverter a idade” para postar na internet. Não satisfeito, se luta com a egípcia Menat, ele fica curioso com a esfera de energia da vidente e questiona: “Que tipo de bateria essa bola de cristal está usando? Onde posso conseguir uma?”

Quando não está ocupado demais trocando mensagens com alguém, o personagem treina sob os cuidados de Azam - seu avô, servo e guarda-costas. Ambos mantém uma relação muito próxima e sempre viajam juntos, mesmo quando o objetivo da jornada é um interesse exclusivo do jovem. Isso acontece com uma frequência alta, já que outra característica marcante na personalidade do lutador é seu caráter heróico. Leal e bondoso, Rashid sempre estende a mão para aqueles que precisam.

Ventania sem fim

Os movimentos de Rashid durante as lutas são focados principalmente em mobilidade, oferecendo várias formas de criar pressão nos adversários. Com um jogo à média distância muito forte, o personagem consegue encurralar seus oponentes nos cantos da tela e criar combos longos facilmente. Além de socos e chutes de todos os tipos, o lutador também traz uma série de habilidades especiais que fazem toda a diferença na hora da pancadaria.

Uma das mais famosas é o Spinning Mixer, onde Rashid avança girando os braços para bater no oponente várias vezes. Esse golpe é muito usado para manter uma postura agressiva e finalizar combos com o máximo de acertos possível. 


Outro comando bastante utilizado é o Whirlwind Shot, onde o lutador usa os pés para “chutar” um pequeno tornado. A trajetória dessa magia varia de acordo com a força, mas faz sempre uma curva na tela e é útil para controlar o espaço. 


Já na habilidade Eagle Spike, o personagem usa o vento para se lançar contra o oponente - dando uma espécie de voadora que pode chegar até o outro lado do cenário. Essa investida é perfeita para causar ainda mais dano em inimigos atingidos por um Whirlwind Shot.


Assim como todos os personagens da atual terceira temporada de Street Fighter V, Rashid tem duas habilidades especiais através do V-Trigger. A primeira delas é Ysaar, um furacão muito alto e útil para limitar o movimento dos oponentes. 


A outra é Easifa, que permite que o lutador solte tornados na horizontal e deixa alguns de seus golpes mais rápidos e fortes.


Contudo, o golpe mais marcante do personagem ainda é Altair, sua Critical Art. Ao custo de três barras de EX, Rashid envolve seu corpo na ventania e cria um furacão gigante que engole o oponente. O inimigo rodopia pelas margens do ciclone até o alto, onde o mestre de Azam flutua e finaliza o movimento com uma sequência de vários chutes.

Amizade verdadeira

No enredo de Street Fighter V, Rashid está investigando o desaparecimento de uma amiga de infância que trabalhava nos laboratórios da S.I.N. O lutador acredita que ela foi capturada por lacaios da Shadaloo e quer descobrir onde fica a base deles para resgatá-la. Contando com o apoio da agente secreta Crimson Viper e outros seguidores online, o jovem passa por vários lugares do mundo tentando conseguir informações sobre a organização criminosa de Bison

Enquanto isso, o ditador começa mais um esquema de dominação mundial. Usando satélites gigantescos, as Black Moons, Bison pretende atacar pontos estratégicos do planeta e prejudicar o funcionamento dos aparelhos eletrônicos. A ideia é fortalecer seus poderes causando caos na civilização. Contudo, para ativar os dispositivos é necessário um conjunto de chaves no formato de peças de xadrez que foram espalhadas pelo mundo misteriosamente, antes do plano maléfico entrar em ação.


Carregando uma das peças, ainda sem saber do poder contido nela, Rashid descobre a localização do esconderijo principal da Shadaloo e tenta invadir o local. Durante sua entrada silenciosa, ele não se controla ao ver uma garotinha sendo mantida refém e derrota dois capangas para ajudar a criança - que reconhece uma foto de sua amiga desaparecida e diz que ela está dentro da base. Empolgado, o lutador corre em direção à entrada mais próxima, mas é surpreendido e derrotado pelo general F.A.N.G.


Após se recuperar, Rashid é procurado por Kolin, que está recrutando um grupo de lutadores para acabar com os planos da Shadaloo. Ainda na esperança de reencontrar sua amiga, ele aceita o convite da dama gélida e se une à Nash e Juri. Liderados por Urien, o objetivo da equipe é coletar todas as outras chaves que controlam as Black Moons. É interessante perceber que em várias vezes onde precisa se envolver com brigas por causa disso, ele avisa que não quer criar inimizades e tenta justificar a abordagem agressiva.

Meu herói usa turbante

Após várias reviravoltas, Rashid e o resto do time voltam à base da Shadaloo para dar um fim aos planos de Bison - que agora colocou as sete Black Moons em rota de colisão com a Terra. O herói do vento chega até a sala do computador central e consegue impedir que a tragédia se torne realidade. Em seguida, F.A.N.G aparece no local e revela que matou a amiga dele ao descobrir que ela era uma programadora infiltrada na organização e tinha sido a responsável pelo sumiço das peças de xadrez.


Rashid fica furioso, derrota o vilão, mas acaba sendo envenenado e desmaia. O lutador desperta pouco tempo depois e vê que uma das Dolls, um bando de mulheres que passaram por lavagem cerebral e são controladas por Bison, está se rebelando contra F.A.N.G. Ele aproveita a brecha para chamar a atenção, enquanto a guerreira se joga para dentro de um poço de lava com o general da Shadaloo. Pendurado na beira do abismo, o assassino implora por piedade, mas Rashid não consegue salvar nem a Doll antes que eles caiam em direção ao fogo.


Mesmo não se destacando como o mais forte ou importante nos eventos da história, Rashid é um dos personagens que salva o mundo no fim das contas. Nos últimos momentos de ação, quando todos estão confrontando o exército da Shadaloo, ele fica de guarda em frente ao computador central e garante que mais ninguém tente reiniciar o dispositivo que aumenta a força de Bison. Dessa forma, Ryu consegue acabar de vez com a ameaça do ditador e restaurar a paz na Terra novamente.


Gostou de Rashid? Qual é o seu personagem favorito em Street Fighter V? Conte para nós aqui nos comentários.

Revisão: Diogo Mendes

Escreve para o GameBlast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google