Dicas e Truques

Ni no Kuni II: Revenant Kingdom (PS4/PC): dicas para iniciantes

Entenda as principais mecânicas e construa um bom reino neste novo JRPG.


Ni no Kuni II: Revenant Kingdom (PS4/PC) é a nova sequência da série de JRPGs da Level-5. No jogo, controlamos o rei Evan, que parte em uma jornada para construir um novo reino. Sendo assim, o título apresenta vários sistemas relacionados à tarefa do protagonista: administração de reino, recrutamento de pessoas, combates estratégicos em tempo real, e muito mais. Com tantos detalhes, é fácil se perder. Sendo assim, preparamos algumas dicas para começar bem a aventura.

Exploração

Use as Trap Doors para viajar rapidamente pelo mundo

Durante a aventura, Evan encontra colunas de energia azul chamadas Trap Doors, que funcionam como ponto de teletransporte instantâneo após serem ativadas. Para se teletransportar para qualquer Trap Door já descoberta, abra o mapa com o botão Options/Start, em seguida aperte o mesmo botão mais uma vez e por fim escolha o ponto que deseja ir. Os objetivos ficam marcados com uma estrela, o que facilita identificar o local do próximo passo.

De olho nas pedras de Higgledies

Os Higgledies são criaturinhas que ajudam Evan e seus aliados no combate. Uma maneira de recrutá-los é interagindo com pedras especiais escondidas pelos cenários. Sendo assim, fique atento e procure estes objetos, nem sempre eles são fáceis de ver e se misturam com os cenários. Preste atenção no texto que aparece ao interagir com essas pedras, pois ele informa o tipo de item que você deve utilizar para invocar o Higgledy.


Colete todas as coisas brilhantes

As áreas de Ni no Kuni II, inclusive o mapa múndi, estão repletas de itens representados por pontos brilhantes. Muitos desses objetos podem parecer inúteis em um primeiro momento, porém você precisará deles após liberar a opção de administração de reino: estes itens são utilizados para construir equipamentos e melhorar estruturas. Sendo assim, faça o possível para pegar o máximo de itens possível.

Encontrando dicas no Leafbook

O Leafbook é uma espécie de rede social no mundo de Ni no Kuni II. Normalmente os posts que aparecem lá não têm utilidade alguma, porém alguns deles dão algumas dicas. Fique atento aos posts cujo título tenha algo como "Ones to Watch", eles indicam personagens que podem ser convidados para fazer parte do seu reino. Além disso, algumas vezes, alguns posts indicam itens escondidos ou outros segredos. Para ficar mais fácil de encontrar o conteúdo, “curta” as postagens que achar interessante e depois use a opção de filtro.


Combate e personagens

Identificando a força dos inimigos


É muito fácil identificar a dificuldade dos combates em Ni no Kuni II. O nome do inimigo aparece em cima dele e a cor indica o grau de desafio de acordo com o nível dos seus heróis:
  • Branco: inimigo de força equivalente
  • Azul: inimigo fraco
  • Vermelho: inimigo forte
Note que nem sempre a cor indica com exatidão a força dos inimigos, alguns monstros são mais complicados de derrotar mesmo tendo o nome de cor branca. Evite enfrentar os Tainted Monsters, criaturas especiais que têm uma aura roxa, pois no começo da aventura os heróis não têm força suficiente para derrotá-los.

Identificando a efetividade dos ataques

Infelizmente Ni no Kuni II não conta com uma enciclopédia com informações sobre as fraquezas dos inimigos. Entretanto, existe um sinal visual que indica se um ataque foi efetivo ou não. Observe a cor do número do indicador de dano:
  • Amarelo: ataque efetivo, o dano é aumentado;
  • Branco: dano normal;
  • Cinza: ataque inefetivo, o é dano reduzido.

Use o Zing de maneira inteligente

Os personagens de Ni no Kuni II podem equipar três armas de curto alcance diferentes que podem ser trocadas instantaneamente durante o combate. Ao ser utilizada, a arma acumula um atributo chamado Zing, que altera as técnicas especiais quando chega a 100%. É tentador utilizar uma versão melhorada de uma habilidade logo que o Zing alcança 100%, porém uma estratégia melhor é utilizá-lo em momentos mais oportunos. Um exemplo é a habilidade Kingspin de Evan: em sua versão normal é um simples ataque de área, já a versão melhorada com Zing causa dano de fogo (perfeito para acabar com inimigos suscetíveis a esse elemento). Usar o Zing com inteligência faz diferença nas batalhas mais difíceis.

Troque o equipamento constantemente

Dentre os espólios deixados pelos inimigos, estão várias versões diferentes dos equipamentos. Alguns deles só apresentam pequenas diferenças nos atributos básicos, porém é comum aparecer uma armadura ou arma com habilidades especiais — coisas como espadas flamejantes, botas que aumentam a quantidade de dinheiro recebido e amuletos capazes de aumentar a taxa de acertos críticos. Sendo assim, confira com frequência os novos itens e ajuste conforme achar mais interessante.


Por conta da grande quantidade de itens recebidos, pode ser um pouco complicado escolher os equipamentos corretos. Há uma opção que escolhe automaticamente os objetos com melhores atributos, porém ela não leva em conta as habilidades especiais dos equipamentos. Caso deseje equipar itens com características únicas, evite usar a opção automática.

Confira as novas técnicas no menu

Os heróis recebem novas habilidades ao subir de nível, porém o jogo informa muito mal esse fato: aparece uma pequena notificação do lado direito da tela, junto de informações como itens coletados. Sendo assim, de tempos e tempos, confira no menu se os personagens aprenderam novas técnicas e ajuste caso necessário.

Domine o Tactic Tweaker

O Tactic Tweaker é um recurso que permite ajustar características dos combates, como aumentar a experiência adquirida, melhorar o poder de certos ataques, aumentar o tempo de invencibilidade da esquiva, aumentar a efetividade contra certos monstros, e mais. As alterações são agrupadas em categorias e para alterá-las você precisa de Battle Points, que são recebidos quando os personagens sobem de nível. É possível alterar livremente os atributos em qualquer momento de acordo com a necessidade ou preferência. Confira as categorias e suas características:


Monster Affinities: Aumenta o dano infligido em certos tipos de monstros. As espécies de inimigos são colocadas em pares e você só consegue escolher um dos lados por vez, ou seja, não é possível conseguir bônus de dano contra o tipo Solidity e Sliminiess ao mesmo tempo.
  • Solidity (sólido)  vs. Sliminiess (gelatinoso)
  • Nature (vegetais) vs. Nobility (monstros)
  • Wonder (mágico) vs. Wildness (não mágico)
Elements and Ailments: Aumenta a resistência dos heróis contra status negativos, como veneno e confusão. Assim como as opções da categoria Monster Affinities, os parâmetros são organizados em pares.
  • Blaze (fogo) vs. Befuddlement (confusão)
  • Puddle (água) vs. Poisoning (veneno)
  • Bedazzlement (luz) vs. Blackness (escuridão)
  • Scirocco (vento) vs. Sleep (sono)
Spoils Settings: Aumenta os espólios recebidos ao vencer combates. Assim como nas categorias anteriores, as opções são organizadas em pares, porém há um pouco mais de liberdade aqui.
  • Growth (experiência) vs. Gold (dinheiro)
  • Refinement (experiência) vs. Rarity (materiais raros)
  • Finds (materiais raros) vs. Finery (equipamentos raros)
  • Cash (dinheiro) vs. Kit (equipamentos raros)
Arts of War: Melhora as habilidades dos heróis em combate.
  • Durability: reduz o dano recebido ao defender
  • Untouchability: aumenta o tempo de invencibilidade ao esquivar
  • Fleet-Footedness: diminui o tempo necessário para escapar de batalhas
  • Dynamism: aumenta a taxa de recuperação de MP
  • Eagle-Eyedness: diminui o tempo necessário para carregar ataques à distância
  • Brutality: aumenta o dano de ataques fortes (triângulo/Y)

No começo da aventura, são boas opções aumentar o dinheiro e experiência recebidos ao vencer os combates, assim como a taxa de equipamento raro — essas características vão ajudar a equipar bem seu grupo sem gastar muito. Já na categoria de habilidades dos heróis, aumente a taxa de recuperação de MP (o que permite ativar técnicas mais frequentemente) e força dos ataques fortes. Deixe para alterar as outras categorias caso tenha dificuldade em trechos específicos.

Participe das batalhas Skirmish com frequência

Batalhas do tipo Skirmish é uma das novidades de Ni no Kuni II e trata-se de confrontos estratégicos em tempo real. Fora alguns momentos da história, elas podem ser iniciadas ao interagir com bandeiras no mapa múndi. Acontece que essas bandeiras aparecem aleatoriamente, sendo assim comece esses confrontos sempre que encontrar um desses itens para que seus batalhões consigam experiência. Batalhar constantemente é importante especialmente para aqueles que desejam obter o trofeu relacionado ao modo Skirmish.


Evite comprar equipamentos no início da aventura

Pelo mundo de Ni no Kuni II existem várias lojas que vendem armas e outros equipamentos. É tentador comprar estes itens para fortalecer os heróis, porém não é uma boa ideia, ao menos no começo do jogo. O motivo disso é que os inimigos normais já derrubam vários equipamentos bons ao serem derrotados. Além disso, é possível criar e melhorar equipamentos depois que o modo de administração de reino é desbloqueado, porém essas opções custam muito dinheiro — mais um motivo para economizar nas lojas.

Administração de reino

Não negligencie o reino de Evermore

A opção de administração de reino é liberada no começo do capítulo quatro e permite que Evan expanda seus domínios ao construir estruturas e ao conseguir novos habitantes. Pode parecer uma mecânica opcional, porém ela é essencial para avançar na aventura: é possível construir itens poderosos, descobrir novos feitiços, criar novos Higgledies, e mais. Alguns trechos da história exigem que certas características do reino estejam em um nível de desenvolvimento mínimo. Sendo assim, sempre gaste um tempinho dando uma olhada e melhorando Evermore.


Construa uma General Store bem no início

A estrutura chamada General Store permite comprar inúmeros itens utilizados na construção de equipamentos e armas. Muitos destes objetos são encontrados pelo mundo, principalmente nos pontos brilhantes, porém a loja é muito útil quando você não sabe onde encontrar certo material ou não quer perder tempo.

Aumente sua influência com construções

Influence (ou influência) é um atributo do reino que define quanto dinheiro (Kingsguilders) ele produz sozinho. Para aumentar a influência de Evermore, é necessário construir instalações — ou seja, quanto mais você gastar, mais lucro terá. Sendo assim, construa o máximo possível quando tiver Kingsguilders sobrando.


Melhore o cofre do reino assim que possível

O reino de Evermore produz dinheiro automaticamente e ele é guardado no cofre (coffers). Assim que possível, tente melhorar o cofre do castelo, pois todo dinheiro excedente é simplesmente perdido — quando você passa muito tempo longe do reino, os prejuízos podem ser grandes. São necessários 5000 Kingsguilders e 25 habitantes para fazer o upgrade, o que significa que você precisará fazer algumas missões opcionais para recrutar pessoas.

Escolha as pessoas certas para cada construção

Para realizar pesquisas e liberar novos recursos, é necessário colocar pessoas para trabalhar nas instalações. Cada cidadão de Evermore apresenta características distintas e algumas são mais apropriadas que outras. Um ferreiro, por exemplo, é ideal para trabalhar na forja; já alguém com aptidão mágica é uma boa escolha para o departamento de pesquisa de feitiços. Para saber as melhores opções, observe o IQ da pessoa no menu de atribuição na construção — quanto maior o IQ, melhor será a eficiência do personagem nas pesquisas.
~

Com essa dicas, a jornada de Evan e seus amigos será um pouco mais tranquila. Sabe de algo que não mencionamos? Tem alguma dúvida? Não deixe de dizer nos comentários!

Farley Santos é brasiliense e gosta de explorar games obscuros e pouco conhecidos. Fã de Yoko Shimomura, Yuzo Koshiro e Masashi Hamauzu, é apreciador de boardgames, game music, fotografia e livros. Além de mostrar seus cliques no Flickr, tem também um blog onde escreve sobre inúmeros assuntos e também pode ser encontrado no Twitter.

Comentários

Google+
Disqus
Facebook