Jogamos

Análise: Part Time UFO (iOS/Android) prova que pode ser divertido trabalhar por dinheiro

Controlando um carismático OVNI, ajude os humanos nas mais diversas e divertidas tarefas.



Você já imaginou o que a humanidade faria se um OVNI (objeto voador não identificado) tentasse um contato mais próximo? As pessoas tentariam se comunicar com esses seres? O pânico se instalaria e governantes atacariam o disco voador? Em Part Time UFO nada disso acontece. A humanidade coloca o OVNI para trabalhar por dinheiro! Pois é, nem os extraterrestres escapam do nosso capitalismo.

Disponível para dispositivos iOS (infelizmente sem suporte para o iPhone X) e Android, Part Time UFO é um título desenvolvido pela HAL Egg. A marca foi criada pela HAL Laboratory, subsidiária da Nintendo responsável pela série Kirby, para publicar conteúdos específicos nos dispositivos móveis. E mesmo longe dos consoles e portáteis da Big N, o estúdio conseguiu manter o carisma e a diversão em Part Time UFO.


"Ô, ô seu moço do disco voador..."

Part Time UFO é bastante acessível. Segurando o smartphone na vertical, o jogador controla o OVNI com o direcional no canto esquerdo e pode usar a garra para carregar diferentes objetos clicando no canto direito da tela. Não gosta de jogar com as duas mãos? Sem problema, é possível configurá-lo para utilizar apenas uma mão.

Através de uma espécie de livro de classificados, o jogador acessa os trabalhos disponíveis para o carismático disco voador. Cada fase possui três objetivos, representados por pequenas imagens. Todas têm ao menos um objetivo em comum, que é concluí-las dentro de um limite de tempo. Entretanto, para os dois restantes o jogador precisa descobrir o que fazer desvendando as dicas na seleção de fases. E, falando nisso, elas são extremamente coloridas e acompanhadas de uma trilha sonora animada, com um visual que remete a era 16-bit. Se você jogou algum título da série Rhythm Heaven, vai se identificar com os cenários, cheios personagens expressivos e engraçados que sempre reagem às suas ações.

A variedade de objetivos surpreende. É preciso carregar vacas (você não pensou que faltaria algo relacionado a vacas e disco voador, né?) e colocá-las em um caminhão, equilibrar macacos sobre um elefante no circo, coletar peixes para pescadores, preparar um prato para um chef, erguer obras de arte no museu.. E tudo isso por alguns trocados. As missões podem parecer simples, mas é preciso paciência para conseguir completar os objetivos e manter o controle dos objetos. Por exemplo, para equilibrar cinco animadoras de torcida, deve-se colocá-las em ordem de forma que não caiam. Existe desafio, mas é bem balanceado.

Completar os objetivos é o que realmente testa o jogador. Colocar as peças do museu em ordem, não derrubar nenhum macaco equilibrista, colocar frutas no cesto, deixar caixas de pé ou não sofrer danos é desafiador e recompensador quando você consegue superá-lo. Não é necessário completar todos os objetivos de uma vez, então você pode voltar para uma fase e tentar superar apenas aquela missão específica. Há alguns bastante perspicazes nos quais você deve agarrar um item que parece ser de plano de fundo da fase. A descoberta é parte do desafio e da diversão.

Agarrando a diversão

Part Time UFO possui 27 estágios e eles são desbloqueados conforme você obtém medalhas ao cumprir os objetivos. O bacana é que não é preciso obter todas para desbloquear os próximos estágios. Ainda assim, como as fases são rápidas, acaba com aquele com gostinho de querer jogar mais.

As moedas recebidas ao superar as fases e cumprir as missões podem ser utilizadas para comprar opções de customização para o OVNI na loja. Há aquelas que são apenas estéticas, mas também as que adicionam habilidades ao protagonista, como deixá-lo mais ágil, mover a garra rapidamente e até permitir carregar objetos mais pesados com mais facilidade. Part Time UFO possui um Easter Egg de Qbby, protagonista da trilogia BoxBoy! lançada para o Nintendo 3DS, desenvolvida pela HAL Laboratory, que permite deixar o OVNI quadrado.



Mesmo sendo ligeiramente curto, Part Time UFO é um jogo extremamente divertido, capaz de abduzir o seu tempo e desafiador na medida certa. Esperamos que a HAL Laboratory lance mais conteúdos via atualizações ou desenvolva uma sequência e que continue demonstrando que é um estúdio bastante talentoso.

Prós

  • Visual e trilha sonora extremamente carismáticos;
  • Jogabilidade simples e intuitiva;
  • Variedade de objetivos e opções de customização;
  • Possibilidade de jogar com uma ou duas mãos.

Contras

  • Não possui suporte ao iPhone X;
  • Infelizmente é um jogo curto.
Part Time UFO — iOS/Android — Nota: 8.5
Versão utilizada para análise: Android
Análise produzida com cópia digital cedida pela HAL Laboratory


Desde que aprendeu a jogar videogames com Yoshi's Island e Donkey Kong Country 2, sempre é visto com um controle ou portátil da Nintendo na mão. Descobriu o amor por The Legend of Zelda com Ocarina of Time e sempre está querendo mais Zeldas. Gosta de escrever notícias, análises e bobagens aqui enquanto não está sonhando com um novo Silent Hill.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google