Vem aí

Prévia: Star Wars Battlefront 2 (Multi) será um universo de conteúdo numa galáxia muito distante

A maior aposta da EA para esse ano vem com tudo e promete muito mais conteúdo do que o seu antecessor.

Star Wars Battlefront sempre chamou atenção por ser o encontro muito bem aceito entre a franquia de George Lucas e as mecânicas da franquia Battlefield. Com o primeiro jogo lançado em 2004, e a continuação mais bem aceita ainda lançada em 2005, todos esperavam ansiosos por um terceiro capítulo da franquia que acabou nunca vindo. Dez anos depois a EA retoma a franquia resetando sua contagem e, agora, receberemos uma continuação dessa retomada, sendo batizada com o mesmo título do jogo de 2005, Star Wars Battlefront 2 (Multi).

O jogo de 2015 não foi tão bem visto quanto os antigos, pois tinha problemas principalmente em relação ao seu conteúdo, o qual não fazia jus a toda a extensão da franquia. Agora a EA está tentando remediar isso com um dos jogos com maior quantidade de conteúdo da franquia até hoje, passando por nada menos que nove filmes da franquia somente no seu conteúdo base e mesclando modos de jogo single player, multiplayer online e local. Vamos ver agora tudo que Battlefront 2 promete trazer em novembro!


Um retorno às origens

Um dos elementos mais elogiados dos Battlefront clássicos era seu modo campanha, que acompanhava eventos paralelos aos acontecimento dos filmes das duas trilogias antigas de Star Wars. Entretanto, a versão de 2015 da franquia ficou sem qualquer tipo de modo de jogo individual, obrigando os jogadores a enfrentarem de cara partidas online para experimentar o jogo. A ausência das campanhas foi duramente criticada pelos fãs na época e, aparentemente, a EA ouviu as reclamações e está tentando resolver o problema.

Star Wars Battlefront 2 contará com um modo campanha inédito, que irá apresentar a história de Iden Versio, uma comandante do Império que ajudará na tentativa de sobrevivência deste após a queda de Palpatine e Darth Vader. Assim, a história da campanha se passará logo após o episódio VI (O Retorno de Jedi) e logicamente bem antes do sétimo (O Despertar da Força). Versio lidera o chamado Esquadrão Inferno, um grupo de elite do império que enfrentará combates com naves e em terra, a fim de manter a supremacia do império.



Entretanto, como é de praxe na franquia Star Wars, é possível que o enredo envolva um questionamento de dogmas ou mudança de lados durante as batalhas, afinal, uma personagem tão devota aos ideais do Império questionar suas crenças seria um prato cheio para desenvolver uma história profunda e cheia de nuances.

Muito conteúdo, tudo grátis

Star Wars Battlefront 2 terá uma quantidade de conteúdo extremamente maior que o seu antecessor, totalizando 18 locais de combate, 14 heróis diferentes e 39 veículos distintos, somente no seu conteúdo base. Comparado aos ínfimos números do primeiro game (quatro, seis e onze, respectivamente) a quantia soa ainda mais monstruosa, mostrando que a EA realmente quer recuperar a confiança dos fãs, trazendo um extenso conteúdo base, sem gastos adicionais desnecessários ou abusivos.



Além disso, a empresa já afirmou que nenhum conteúdo extra relevante de Battlefront 2 será pago, oficializando que não será lançado um season pass do game, como ocorreu no primeiro, aumentando o conteúdo dele, mas pedindo nada menos que 50 dólares dos jogadores para adquirir tal “bônus”. A EA afirmou que todos os veículos, heróis e localidades que serão disponibilizados futuramente serão gratuitos, tendo somente aspectos estéticos, como skins, necessitando de serem pagos.

Entre as novidades, temos localidades icônicas de todas as eras de filmes da franquia. Dos episódios I, II e III, temos Kashyyyk, Ryloth, Kamino e Naboo; enquanto dos IV, V e VI são apresentadas a Estrela da Morte II, Endor, Hoth, Yavin 4 e a cidade de Mos Eisley. Dos novos filmes (Episódio VII e Rogue One) temos Jakku, a Base Starkiller, Takodana e Fondor; por fim, ainda teremos um mapa chamado “Unknown Regions” que mostrará batalhas intergaláticas em regiões desconhecidas.


Novo sistema de combate cheio de charme e elegância

Outra das inovações do game será o sistema de Battle Points. Agora, todo tipo de ação em prol do time durante as partidas online renderão pontos de batalha que poderão ser trocados por reforços, veículos diferenciados e até personagens heróicos durante as partidas. A lista de opções é incrível, tendo figuras como Chewbacca, Rey, Droidekas e até a icônica Millenium Falcon como opções para se gastar os Battle Points durante as partidas. Isso vai dinamizar muito mais as partidas e dar o devido mérito aos que souberem trabalhar em equipe.

Além disso, um sistema de classes será introduzido para melhorar o esquema de troca de personagens durante as partidas. Agora quatro classes distintas estarão disponíveis para a escolha dos jogadores, baseado no seu estilo de combate. Assault será voltada para aqueles que estão acostumados com armas de médio alcance e uso de explosivos. Heavy, por sua vez, será o tanque do esquadrão, com armas pesadas e uso de escudos. Specialist engloba o uso de armas leves e alcança inimigos a grandes distâncias. Por fim, temos a classe Officer que comanda as estratégias da frota e as armas de cerco. Essas classes servirão tanto para as unidades terrestres como para as naves de combate espacial.



Mas não somente para liberar unidades servirão os Battle Points. Habilidades únicas de classes, heróis e naves poderão ser desbloqueadas com a quantia certa de Battle Points, tornando a jogatina cada vez mais especializada e rica em dinâmicas distintas. Ligado às habilidades, o sistema de cartas de batalha também foi reformulado, podendo criar melhorias para qualquer herói, unidade, reforço ou veículo que achar mais válido. Foi incluído também um sistema de raridade para as cartas com cada vez mais poderosas habilidades sendo liberadas.

Multiplayer robusto e completo (de verdade)

Ao contrário do seu antecessor que apresentou um multiplayer estático e quase monotemático, Battlefront 2 possui nada menos que cinco modos de jogo online que possibilitam maior variedade de jogatina e, provavelmente, maior aumento de interesse dos jogadores em se manter nas partidas multijogador. Entre os modos de jogo temos:
  • Starfighter Assault: combates exclusivos de naves tanto em grandes altitudes como também no espaço sideral. Muito ágeis e de escalas surpreendentes.
  • Galactic Assault: O modo de jogo online mais completo dentre as opções. Batalhas épicas com 40 jogadores na mesma sala, com a maior quantidade de recursos de batalha possíveis.
  • Blast: focado em batalhas em locais fechados e com poucos veículos, lembrando bastante o estilo próprio de Counter Strike e outras franquias de tiro em primeira pessoa.
  • Strike: modo mais focado em batalhas com objetivos pré-estabelecidos, com cenários mais abertos e maiores possibilidades do uso de estratégias durante as partidas.
  • Heroes vs Villains: combate exclusivo para heróis onde os jogadores incorporam um dos personagens icônicos disponíveis no jogo para enfrentar os inimigos em batalhas solo ou em equipe.


Mas não só de partidas online sobrevive o multiplayer de Battlefront 2. Para a alegria da maioria dos fãs da série, as batalhas em local multiplayer retornaram no modo Arcade do jogo. Onde com a tela dividida, dois jogadores podem aperfeiçoar suas habilidades em partidas um contra o outro ou então cooperativas. Este modo permite inclusive batalhas solo, para que o jogador consiga treinar suas habilidades sem obrigatoriamente estar online ou em campanha.

Finalmente um retorno digno

A franquia Star Wars possui excelentes games desde o Atari e já fazia tempo desde o último lançamento de real sucesso na franquia (no caso, The Force Unleashed 2). A linha de games Battlefront foi muito aclamada na era do PS2 e foi fenomenal vê-la retornando junto com a nova trilogia de filmes. Infelizmente, o primeiro retorno não foi de fato um retorno, mas sim um mero gostinho do que as novas gerações de videogames poderiam oferecer para a franquia Star Wars. Parece que Battlefront 2 trará de fato tudo o que esperávamos de seu antecessor.


Com batalhas épicas, visuais ainda mais incríveis e conteúdo tão extenso, acabamos esquecendo que este jogo é da EA Games. Star Wars Battlefront 2 está marcado para chegar às lojas de todo o mundo no dia 17 do próximo mês. Mas a empresa já garantiu que futuros conteúdos estarão disponíveis para aumentar ainda mais a longevidade do título. Ficamos no aguardo, ansiosos para retornar a essa galáxia tão repleta de aventuras e ação do começo ao  fim. E claro, que a força esteja com todos!

Star Wars Battlefront 2
Desenvolvedor: EA/DICE
Gênero: Ação/Tiro em primeira pessoa e em terceira pessoa
Data de lançamento: 17 de novembro de 2017
Expectativa: 5/5
Revisão: Diogo Mendes

Gilson Peres é Psicólogo e Mestre em Comunicação pela UFJF. Está no Blast desde 2014 e começou sua vida gamer bem cedo no NES. Atualmente divide seu tempo entre games de sobrevivência e a realidade virtual.
Este texto não representa a opinião do GameBlast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


Disqus
Facebook
Google